5

A inauguração, na manhã deste sábado, dia 18, de um monumento que simboliza a marca maior da presença no município do Santuário de Schoenstatt, reforçou a proposta da administração pública e dos integrantes do movimento de incluir a cidade na rota do turismo religioso. Esta é uma das metas do prefeito municipal, Fred Alves, anunciada durante a abertura das festividades comemorativas na cidade alusivas ao centenário do Movimento de Schoenstatt – "Os 100 anos da Aliança do Amor". Cornélio Procópio é uma das 28 cidades brasileiras que possuem santuário do movimento. O trabalho envolveu participação direta das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico e dos departamentos de Turismo e Cultura.

Projetado pelo artista plástico Ademir Balera, diretor de cultura do município, o marco inaugurado traz no centro o símbolo do santuário estampado em concreto e uma placa contendo o trecho principal do documento de fundação do movimento proferido há 100 anos pelo padre Kentenich que criou a Obra de Schoenstatt. "Esta foi a marca que escolhemos em nosso santuário para contar a história dos 100 anos e quantos anos mais que só Deus sabe. Esse movimento que hoje está acontecendo, nós o preparamos por nove anos. Esta é uma data magna para a obra de Schoenstatt.", disse a irmã Iracema, coordenadora do movimento na cidade.

O prefeito Fred Alves, que estava acompanhado da esposa Lúcia de Fátima, elogiou e agradeceu a todos que estiveram envolvidos na construção da obra que, segundo ele, embeleça e fortalece ainda mais a fé de cada um que a visita. "Este é um local de paz, amor e devoção onde todo aquele que passa daquele portão para cá, não sai da maneira que entrou. A cidade sente-se honrada em poder contar com um lugar sagrado como este e de poder fazer parte das comemorações deste centenário (...). Cornélio Procópio, na divulgação da sua potencialidade turística, a partir de agora tem, oficialmente, o Santuário inserido no roteiro turístico", disse o prefeito Fred Alves, antes de participar do descerramento do monumento. Do programa também consta carreata e missa comemorativa. (Comunicação/Prefeitura)