23-11-2014 reuniao amunop
Redução nos repasses do FPM motiva corte extremo de gastos e recesso das prefeituras

Adoção imediata de medidas administrativas visando à racionalização da manutenção da máquina com gastos para que as prefeituras possam se ajustar a este novo momento de reduções dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Este foi o tema dominante da reunião da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), realizada esta semana em Cornélio Procópio – sede da entidade. Devido à situação difícil que os municípios vêm enfrentando por conta da queda dos repasses por parte do Governo Federal, chefes executivos devem adotar medidas de economia que permitam fazer frente aos salários do funcionalismo de novembro e dezembro e do 13º salário.

“Estamos com o pires na mão. Essa divisão do bolo tributário é injusta e cruel para os municípios pequenos que são a grande maioria. Foi um ano extremamente difícil para as prefeituras, com sucessivas quedas na arrecadação devido à queda dos repasses do FPM, com as necessidades e demandas aumentando cada vez mais. Estamos passando o chapéu, mas os prefeitos, com criatividades, buscam alternativas para fazer mais com menos”, resumiu o prefeito de Bandeirantes e presidente da associação, Celso Silva, que coordenou a reunião em Cornélio Procópio.
Uma dessas alternativas – e isto, a critério de cada administrador – é o recesso de final de ano nas prefeituras com o objetivo de diminuir despesas, como boa parte delas já faz nesta época do ano. “É o momento que aproveitamos para dar um descanso aos servidores a oportunidade para as prefeituras fazerem suas manutenções em maquinários e veículos também, excetuando-se aquelas necessidades básicas como limpeza pública, saúde pública e outras demandas de cada  administração”, afirmou Silva.

Eleição – Na reunião em Cornélio Procópio os prefeitos discutiram também a eleição para a presidência da Amunop para o biênio 2015/2016. Embora tenha tido aprovado o seu trabalho na condução da associação, Celso Silva revelou que não pretende disputar à reeleição. Os prefeitos de Assaí, Luiz Alberto Vicente, e de Cornélio Procópio, Fred Alves, foram os únicos que manifestaram essa intenção. “Estes dois anos como administrador de um município-polo como Cornélio Procópio nos encoraja em assumir um desafio maior. Entendemos ser este o momento para que possamos aprimorar o dialogo com os governos estadual e federal em defesa de nossos municípios”, afirmou Fred. As chapas devem ser registradas até o dia 8 de dezembro. (Comunicação/Prefeitura)23-11-2014 Celso Silva