Cornélio Procópio- O médico e perito do trabalho, Renan Perissé, realizou uma reunião esclarecedora com a equipe de assessores da Prefeitura de Cornélio Procópio na tarde de sexta-feira, dia 21. O assunto abordado foi a nova diretriz do Ministério do Trabalho. Ele explicou como devem ser os procedimentos administrativos quanto a apresentação de atestados e licenças que concedem afastamento das atividades profissionais por motivo de doenças físicas ou psicológicas. A oportunidade também serviu para uma ampla explanação sobre as leis do Ministério e como os gestores devem proceder em casos como pedido de aposentadoria especial, acidente de trabalho, doença do trabalho, afastamento e quando acionar o INSS, estabilidade acidentária, vigilância e fiscalização do trabalho, fator acidentário do trabalho, programa de pessoas portadoras de deficiência física, etc.

“Precisamos orientar nossa equipe para que todos ajam dentro da lei. Sem a devida informação não podemos cobrar que as normas sejam cumpridas, por isso, os capacitamos para termos uma gestão mais eficiente e segura”, contou a prefeita em exercício, Angélica Olchaneski. A importância de prezar pela segurança dos funcionários e preservar os seus direitos, especialmente quanto ao cumprimento de prazos como em acidentes de trabalho e agendando perícias médicas, é extremamente necessário para a garantia dos direitos da administração e do funcionário. As novas regras do Ministério do Trabalho foram debatidas e as dúvidas sanadas. (Comunicação / Prefeitura)

Trabalho (2).jpgTrabalho (3).jpgTrabalho (1).jpg

Reunião foi realizada na Câmara Municipal de Cornélio Procópio e reuniu movimentos e grupos culturais da cidade

Cornélio Procópio – A reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores, na noite de quarta-feira, dia 19, empossou os novos membros do Conselho Municipal de Cultura. A proposta é garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso à cultura local, estadual e nacional. O Conselho também irá apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, fiscalizando as atividades culturais que são promovidas pela Prefeitura. “Estamos iniciando pela Conferência o que irá estabelecer as diretrizes de política cultural de Cornélio Procópio. E o objetivo dessa Conferência é que as propostas constem no Plano Municipal de Cultura”, contou Rafael Haddad, secretário Municipal de Cultura.

Sendo responsáveis por elaborar diretrizes para a Política Municipal de Cultura, o Conselho irá acompanhar e fiscalizar a realização dos programas, projetos e ações do Poder Público na área cultural, elaborar diretrizes que visem a proteção e a preservação de obras e manifestações de valor cultural, histórico e artísticos, entre outras atividades. A Prefeita em exercício Angélica Olchaneski destacou a importância da comunidade para a conferência. “Toda a comunidade foi convidada para que possamos avançar vários temas e eleger a comissão de cultura deliberando caminhos para estabelecer um plano cultural para os Procopenses”, apontou a prefeita. A reunião recebeu representantes dos movimentos e grupos culturais da cidade que foi fundamental para discutir objetivos a serem planejados para que sejam alcançados de comum acordo com todos. (Comunicação/Prefeitura)

Conferência (3).jpgConferência (2).jpgConferência (1).jpg

Prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, professores, funcionários e alunos da universidade participaram da cerimônia

Cornélio Procópio – Tomou posse na última segunda-feira, 17, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, ol novo diretor da instituição, o professor Sérgio Roberto Ferreira e seu vice, professor Ricardo Campos. Tomaram posse também os diretores dos centros de estudos. O CCHE passa agora a ser presidido pelo professor Augusto Seawright Zanatta; o CLCA foi assumido pelo professor Thiago Valente e o CCSA passa a ser dirigido pelo professor Fernando Antonio Sorgi. A oportunidade foi festiva e reuniu professores, diretores, alunos e familiares dos empossados. O diretor do campus, professor Sérgio, destacou os avanços da universidade em Cornélio nos últimos meses, e do esforço e trabalho de todos para o desenvolvimento de programas e projetos que envolvem o nome da Instituição de Ensino. Ele aproveitou o momento para reafirmar o seu compromisso, agora como diretor, de não medir esforços para realizar um excelente trabalho nesta nova gestão com os acadêmicos e comunidade externa.

“As dificuldades são imensas no nosso cenário econômico, e isso é nacional, mas sabemos da competência da equipe acadêmica para realizar grandes conquistas na universidade, e eu assumo este compromisso e faremos de tudo para o crescimento da nossa UENP”, ressaltou Sérgio. A universidade também está em processo de construção de novos blocos ampliando a biblioteca e a cantina universitária e construindo novas áreas de estudos. A posse da nova diretoria aconteceu um dia após o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão Político Pedagógico da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), aprovar a instalação do curso de medicina na IES. A nova graduação foi autorizada recentemente pela Governadora Cida Borghetti e beneficia todo o Norte e Norte Pioneiro do Paraná. Para a reitora Fátima Aparecida da Cruz Paduan, o curso de medicina é o sonho da comunidade acadêmica que vem trazendo um grande avanço para o UENP Cornélio Procópio e com a sua instalação irá beneficiar todos os munícipios da região Norte e Norte Pioneira do Paraná. A prefeita em exercício Angélica Olchaneski que prestigiou o evento agradeceu o empenho dos professores, diretoria e reitoria pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na universidade, especialmente pela agilidade da equipe acadêmica em preparar os estudos necessários para autorização do curso de medicina. (Comunicação/Prefeitura)

Posse UENP (1)-min.jpgPosse UENP (3)-min.jpgPosse UENP (2)-min.jpg

0001.jpg