Cornélio Procópio - Empresários de médias empresas e microempreendedores participaram nesta terça-feira da 2ª Rodada de Negócios do Sebrae/PR, que aconteceu em parceria com entidades e Prefeitura. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin, o evento deve se tornar agenda oficial no município, já que em duas edições, superou as expectativas. “Esse é um momento importante para divulgar a empresa e negociar diretamente com compradores, a aceitação dos pequenos e médios empresários a esta iniciativa, que está acontecendo pela segunda vez em Cornélio, está sendo excelente”, afirmou Marin. Ele explicou que o objetivo do encontro é proporcionar, às empresas interessadas, oportunidades de negócios.

“Diferente da primeira edição, este ano os empresários terão trinta minutos de consultoria em cada segmento; na outra edição foram de quinze a vinte minutos. Aprimoramos para que o resultado seja ainda mais satisfatório”, disse a diretora do Sebrae e anfitriã do evento, Gabriela Maria Lima. A vice-prefeita Angélica Olchaneski esteve na abertura do encontro e parabenizou os idealizadores da “Rodada de Negócios” pela oportunidade oferecida aos empresários de pequeno e médio porte e destacou que a ação impulsiona crescimento e geração de empregos. O evento contou com a participação do presidente da Associação Comercial, Fabiano Kazumiti Inoue e da Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, a empresária, Alice Tavares. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio - A Governadora do Paraná, Cida Borghetti assinou recentemente, a liberação de recursos para Cornélio Procópio, Alvorada do Sul, Congonhinhas, Itambaracá e Primeiro de Maio que juntos somaram R$ 1,8 milhão. Segundo a Governadora, que foi recepcionada por cerca de 600 pessoas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná estes recursos serão investimentos em iluminação pública, equipamentos rodoviários, ônibus, veículos. Ela explicou que o foco do Governo do Estado é manter o diálogo com os prefeitos, independente da cor partidária, e atender as demandas das cidades paranaenses, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. “Somos municipalistas e olhamos para os 399 municípios do Paraná”, disse ela.                                                                                                                                     

 O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, que também preside da Amunop - Associação dos Municípios do Norte do Paraná afirmou que os recursos do Estado são essenciais para o desenvolvimento dos municípios. “A realidade é que as cidades não conseguem se manter sozinhas. Para que o prefeito possa investir e apenas pagar folha de funcionários e fornecedores, é fundamental a parceria com o Governo do Estado”, disse. Amin Hannouche observou que em Cornélio, os recursos serão utilizados na aquisição de novos veículos e pavimentação asfáltica.                                                            

Cida salientou que é possível anunciar recursos porque o Paraná vive um excelente momento. “Enquanto alguns Estados não conseguem pagar os salários dos seus funcionários, o Paraná anuncia recursos para infraestrutura, agricultura, educação e demais áreas, que são essenciais para o desenvolvimento das cidades e o bem-estar da população”, disse. Em pouco mais de 40 dias, o Governo do Estado autorizou cerca de R$ 235 milhões para mais de 200 municípios. Os recursos são para projetos apresentados pelas prefeituras, principalmente para obras de melhoria da infraestrutura urbana e modernização do parque de máquinas. (Comunicação/Prefeitura)

 

Promovida pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, videoconferência debateu assuntos referentes a este importante programa
Cornélio Procópio – Foi realizada recentemente na Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Cornélio Procópio, uma videoconferência sobre o programa Serviço de Acolhimento Institucional. O prefeito Amin Hannouche e a Secretária de Ação Social, Mary Alcântara Hannouche acompanharam a exibição do programa ao lado do Chefe da Regional Vanildo Felipe Sotero e representantes de entidades que cuidam da área social da secretaria. Na oportunidade, a Secretaria da Família apresentou dados do programa que realiza acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, como a Casa Lar, Abrigo, Casa de Passagem e Residência Inclusiva, com o objetivo de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual aos participantes. O Programa de Serviço de Acolhimento Institucional é destinado  a Famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados como crianças e Adolescentes na Casa-Lar e Abrigo Institucional; Adultos e Famílias no Abrigo Institucional e Casa de Passagem; Mulheres em Situação de Violência no Abrigo Institucional; jovens e adultos com Deficiência nas Residências Inclusivas e Idosos na Casa-Lar, Abrigo Institucional ou Instituto de longa permanência – ILPI). Segundo o prefeito Amin Hannouche a videoconferência esclareceu uma série de dúvidas das entidades que promovem a Ação Social em Cornélio Procópio. “O trabalho na área social de nossa cidade é exemplo para muitas cidades de toda nossa região. Todos os programas governamentais foram inseridos na nossa Secretaria de Promoção Social, que atende a milhares de pessoas todos os dias em Cornélio Procópio”, observou o prefeito. (Comunicação/Prefeitura)

Solenidade Cívica ocorreu nas dependências do auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná e contou com a presença da vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello
Cornélio Procópio – O auditório da Uenp foi palco recentemente, da cerimônia de comemoração ao Dia do Patrono da PM Coronel Sarmento no último dia 17 (Quinta-feira). A cúpula da Corporação, representantes da Sociedade Civil Organizada e a vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello, que representou o prefeito Amin Hannouche,  acompanharam o evento. Militares que atuam no 18º Batalhão da PM foram agraciados com honrarias e medalhas por seus méritos no serviço à comunidade. Segundo a Policia Militar do Paraná, o coronel Sarmento é um ícone para a Corporação, símbolo de coragem, de servir à sociedade, “pois sofreu em seu próprio corpo feridas em razão das batalhas que lutou, e não tem como deixar de reverenciar alguém que é uma referência para toda a Polícia Militar, então todos os anos comemoramos essa data”, diz a nota oficial enviada pela cúpula da PM no Paraná. Durante a solenidade, presidida pelo Coronel Luiz Roberto Costa, Comandante do 18º Batalhão da Policia Militar de Cornélio Procópio, a Polícia Militar prestigiou os oficiais e praças da corporação que concluíram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados com entregues das medalhas “Policial Militar” de ouro, prata e bronze. Também foram homenageados o 2º Sargento Alencar Gonçalves da Silva, elogiado pelo Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar- Londrina; a Soldado Hilana Doralice Barbosa Borges por ter se destacado no mês de março no desempenho da atividade policial militar e a Soldado Adriana que após um ano de estágio no Grupo Especializado “Ronda Ostensiva Tático Móvel” (ROTAM) recebeu o Braçal de membro do grupo. Participaram da solenidade a vice-prefeita de Cornélio Procópio Angélica Olchaneski de Mello, o Delegado Adjunto da 11ª SDP Luciano Purcino, o Comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiro Capitão Angelino José de Siqueira, o Presidente do Conselho de Segurança de Cornélio Procópio, Assad Amin, policiais da 2ª Cia do Batalhão de Polícia Ambiental (Londrina), oficiais e praças do 18° Batalhão de Polícia Militar, bombeiros militares, bombeiros mirins e demais convidados. Comunicação/Prefeitura)