Covid-19

Cornélio Procópio está entre os 15

municípios que lideram o ranking

de vacinação no Estado

 

     Com 106.041 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, Cornélio Procópio está entre os municípios paranaenses que mais aplicaram o imunizante em suas populações. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os números alcançados até às 14 horas da última sexta-feira, dia 10, representam um percentual de 89,65% de aplicações.

     No momento, graças ao esforço da administração pública, o município goza de  uma situação relativamente tranquila com relação à doença, diferentemente de alguns meses quando o quadro exigia providências imediatas num cenário de grandes desafios e incertezas.

     Hoje, graças à ação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo sempre à frente o trabalho da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski e do próprio prefeito Amin Hannouche, os números são altamente satisfatórios, tanto no combate quanto no controle da doença.

     Por meio da Vigilância Epidemiológica, a SMS tem realizado um trabalho eficaz, na aplicação das vacinas contra essa e outras doenças, como também, nos atendimentos que são feitos na UAR -  Unidade de Atendimento Respiratório, na Vila Santa Terezinha.  Em média, mantém um atendimento diário a mais de 120 pessoas com exames de detecção, consultas médicas, recomendações ou,  quando é o caso, encaminhamentos aos hospitais. 

Ranking da Vacina

     Além da aplicação da vacina, onde se situa entre os quinze municípios com percentual mais elevado da população que já foi vacinada, Cornélio Procópio  também se destaca quanto à quantidade de doses que já foi aplicada. Até o dia 10, já haviam sido aplicadas 106.041 doses, indicando que 89,65% da população  já receberam o imunizante. “Com um trabalho ininterrupto, temos conseguido atender à demanda e manter as aplicações em dia”, relata Yago Pereira, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

   Até essa data, segundo ele,  43.058 pessoas já haviam recebido a primeira dose, o que corresponde a 95,18%; 38.476, a segunda, com 85,11%; a dose adicional e a dose de reforço foram aplicadas em  24.507 pessoas, com um percentual de 59,22%.

     Ainda que de maneira flexível, município segue com os cuidados em relação à Covid-19, principalmente em instituições de ensino com normas adequadas para servidores com suspeita ou confirmação da doença. Nessas e em outras repartições do serviço público municipal, a recomendação é para que os trabalhadores sigam fazendo o uso da máscara. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Yago: Trabalho ininterrupto com bons resultados

foto_parque_industrial.jpeg

foto_parque_industrial_2.jpeg

Amin e Romanelli discutem melhorias de acesso ao Parque Industrial

O Prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche e o Deputado, Luiz Cláudio Romanelli visitaram o Parque Industrial Domingos Soares Filho para discutirem melhorias no acesso do local. De acordo com o chefe de gabinete, Calil Hannouche, que acompanhou a reunião, já está sendo feito um projeto para a pavimentação daquela área.

“Somente após o projeto será possível avaliar qual o valor de investimento será necessário para esta melhoria. O objetivo é asfaltar as ruas de acesso e melhorar a infraestrutura”, contou o prefeito Amin. De acordo com Romanelli, esses investimentos serão essenciais para atrair mais empresas e investidores. Acesso ao parque desde a BR 369 e melhorias no arruamento da área interna estarão contemplados no projeto. Membros da Associação do Parque, Elias Ribeiro Mira, presidente e o secretário Odmilson Rodrigues, também participaram do encontro que contou com a presença dos vereadores, Cristiano Leite Ribeiro e Emerson Cardoso. (Comunicação/Prefeitura)

Cmei Lia Trevisan também vai promover o seu “arraiá”

O prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski confirmaram presença na Festa Julina que a Cmei Lia Marisa de Lacerda Trevisan vai promover. Marcado para o Centro de Eventos, Rua Francisco Morato, 125 (área central da cidade), no dia 30 de julho, será o primeiro grande evento aberto ao público que instituição vai promover desde que foi inaugurada em agosto de 2018.
Muitas atrações estão sendo carinhosamente preparadas pela equipe da escola para oferecer aos visitantes, como forma de valorizar essa cultura, resgatando as comemorações dessa tradição na comunidade, com brincadeiras, comidas e bebidas típicas. A festa está marcada para começar às 16 horas. Vale à pena participar. A escola funciona na Rua Bento Ferraz de Campos, Jardim Bela Vista. (Comunicação/Prefeitura)

estudantes_no_ecocentro_1.jpeg

 

 

estudantes_no_ecocentro_4.jpeg

estudantes_no_ecocentro_3.jpeg

estudantes_no_ecocentro_2.jpeg

Visita de estudantes universitários

inaugura reforma do Ecocentro Vida

Verde em Cornélio Procópio

 

     Visita feita por estudantes da Faculdade Norte do Paraná (Uenp), unidade de Cornélio Procópio, marcou a reabertura do Ecocentro Vida Verde, localizado no interior do Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida (zona sul da cidade). Com a reforma que a prefeitura promoveu recentemente em todas as áreas do bosque, o local, alvo de depredação por vandalismo nos últimos anos, foi totalmente restaurado e será um dos grandes atrativos desta área de lazer da cidade.

     Na reabertura, na manhã desta terça-feira (07), uma das atividades da reabertura do local foi com um grupo de estudantes do último ano curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da escola. Estiveram no local para visita técnica na área de Zoologia dos Vertebrados. Além de ampla visitação ao interior do bosque a todas assistiram palestra proferida pela bióloga Renata Alfredo, do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (IPEVS).

   Trata-se de uma instituição privada que desenvolve projetos nas áreas ambientais. Um deles é o manejo de animais silvestres em cativeiro, através do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). “Recebemos animais oriundos de resgate, apreensões e entregas voluntárias, cuidamos e, sempre que possível, realizamos a soltura ou continuam aqui na instituição como ferramentas de educação ambiental”, informou a bióloga durante sua palestra aos estudantes.

     Esta, segundo ela, será a principal atividade que será desenvolvida no local em parceria com o município. São atividades de educação ambiental voltadas à fauna silvestre da região, como também, para animais oriundos de tráfico. “Será um espaço para que o público venha conhecer essas atividades de educação aqui no bosque. Hoje, estamos inaugurando este espaço e nosso atendimento será, na primeira quinzena de cada mês, das 9 ao meio-dia e, no período da tarde na segunda quinzena”, complementou.

Cidade Mais Verde

     As atividades integram o programa “Cidade Mais Verde Dr. Oscar Balarin”, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, falecido no ano passado vítima da Covid-19. “É um projeto que foi aprovado pela Câmara em homenagem a quem lutou muito pelas questões ecológicas do município. Recuperamos todas as obras deste centro ecológico e a bióloga contratada pela prefeitura estará aqui diariamente com informações para o público e, em especial para estudantes”, relatou o secretário municipal Luiz Aleixo que acompanhou todas as obras realizadas no local.

   Com a reativação do local, também será implantado um programa destinado a cuidar de canteiros, logradouros e praças públicas da cidade, através do projeto denominado de “Cidade Mais Verde”. Além de dinamizar esses locais, também existe a possibilidade de adoção, por parte das empresas, de canteiros nesses locais. (Comunicação/Prefeitura)