Solenidade Cívica ocorreu nas dependências do auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná e contou com a presença da vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello
Cornélio Procópio – O auditório da Uenp foi palco recentemente, da cerimônia de comemoração ao Dia do Patrono da PM Coronel Sarmento no último dia 17 (Quinta-feira). A cúpula da Corporação, representantes da Sociedade Civil Organizada e a vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello, que representou o prefeito Amin Hannouche,  acompanharam o evento. Militares que atuam no 18º Batalhão da PM foram agraciados com honrarias e medalhas por seus méritos no serviço à comunidade. Segundo a Policia Militar do Paraná, o coronel Sarmento é um ícone para a Corporação, símbolo de coragem, de servir à sociedade, “pois sofreu em seu próprio corpo feridas em razão das batalhas que lutou, e não tem como deixar de reverenciar alguém que é uma referência para toda a Polícia Militar, então todos os anos comemoramos essa data”, diz a nota oficial enviada pela cúpula da PM no Paraná. Durante a solenidade, presidida pelo Coronel Luiz Roberto Costa, Comandante do 18º Batalhão da Policia Militar de Cornélio Procópio, a Polícia Militar prestigiou os oficiais e praças da corporação que concluíram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados com entregues das medalhas “Policial Militar” de ouro, prata e bronze. Também foram homenageados o 2º Sargento Alencar Gonçalves da Silva, elogiado pelo Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar- Londrina; a Soldado Hilana Doralice Barbosa Borges por ter se destacado no mês de março no desempenho da atividade policial militar e a Soldado Adriana que após um ano de estágio no Grupo Especializado “Ronda Ostensiva Tático Móvel” (ROTAM) recebeu o Braçal de membro do grupo. Participaram da solenidade a vice-prefeita de Cornélio Procópio Angélica Olchaneski de Mello, o Delegado Adjunto da 11ª SDP Luciano Purcino, o Comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiro Capitão Angelino José de Siqueira, o Presidente do Conselho de Segurança de Cornélio Procópio, Assad Amin, policiais da 2ª Cia do Batalhão de Polícia Ambiental (Londrina), oficiais e praças do 18° Batalhão de Polícia Militar, bombeiros militares, bombeiros mirins e demais convidados. Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio – Trechos das Ruas Portugal e Quintino Bocaiuva, nas proximidades da Rua Amazonas receberam neste último final de semana, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos com a Operação Tapa Buraco, que integra o projeto de recuperação da Malha Viária de Cornélio Procópio. Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Aílton Dias, os serviços de tapa buracos e de micro pavimento continuam centralizados no Jardim Panorama, um dos maiores da cidade. Ele destacou que outras vias de acesso ao centro da cidade e de bairros localizados na periferia também serão beneficiados com este programa, que já alcançou 50 quilômetros, dos 200 que a cidade possui e que precisa de atendimento. “Estamos trabalhando muito para que a cidade e seus bairros tenham um asfalto de qualidade. O mesmo deverá ocorrer no Distrito de Congonhas. Como os processos de Licitação e entrega de material às vezes não ocorram na velocidade que nós queremos, algumas vezes diminuímos o ritmo. Desde que o prefeito Amin Hannouche assumiu a prefeitura, este projeto não parou em nenhuma semana, apenas quando chove muito é que temos que paralisar o projeto de recuperação”, explicou o Secretário Aílton Dias. (Comunicação/Prefeitura)

Vice-prefeita Angélica Olchaneski participou da entrega de Certificados no gabinete oficial da Prefeitura de Cornélio Procópio
Cornélio Procópio – O Protécnico, Programa de Integrado de Qualificação Profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social concluiu recentemente, dois cursos profissionalizantes, realizados na Agência do Trabalhador. Segundo o Coordenador Geral e Instrutor Pedro Cesar da Silva, o programa conta com vários cursos de capacitação profissional. Na última semana, dois cursos foram concluídos e cerca de 60 alunos receberam seus Certificados de Conclusão em Eletricista Básica Residencial e Mecânica Automotiva Básica. A solenidade de entrega de Certificados foi realizada no gabinete oficial da prefeitura do município e teve a participação da vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello, que representou o prefeito Amin Hannouche. Para a vice-prefeita, estes cursos permitem que mulheres e homens tenham a oportunidade de adquirir os conhecimentos básicos para iniciar sua profissão. “O que mais me chamou a atenção nesta entrega de certificados é que a grande maioria dos participantes destes cursos são mulheres e isto é muito positivo”, disse a vice-prefeita. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin também parabenizou os formandos de Eletricista Residencial e Mecânica Automotiva da Agência do Trabalhador de Cornélio Procópio. “A partir de agora estas mulheres e homens já podem ser inseridas no mercado de trabalho em qualquer empresa que necessite de mão de obra especializada. O alto padrão destes cursos permite que a mão de obra formada aqui na nossa cidade possa ser utilizada nas dezenas de empresas que trabalham nestes segmentos”, observou Marin. Esta semana, conforme o Diretor da Agência do Trabalhador de Cornélio Procópio, Bruno Pétrus, terão inicio os cursos de Introdução de Solda Mecânica e Informática Básica. Ele lembrou que a Agência do Trabalhador está à disposição de toda comunidade. O Coordenador da Fatécnica, Pedro Cesar da Silva agradeceu a parceria e o apoio das empresas procopenses Iguaçumec Eletromecânica, Comtrafo Transformadores e Eletrotrafo Materiais Elétricos nos projetos que são desenvolvidos em Cornélio Procópio. “Atualmente o programa conta com vários cursos de capacitação profissional, sendo o mesmo a sistematização de uma experiência bem sucedida como é o Programa de Integrado de Qualificação Profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, que beneficia mulheres e homens que não tinham esta oportunidade de aprendizado profissional em nossa cidade”, concluiu. (Comunicação/Prefeitura)

“Unidade deverá funcionar em 2019 e seguirá as diretrizes das escolas de Curitiba e Londrina”, garantiu Cida Borghetti  
Cornélio Procópio - A governadora do Paraná Cida Borghetti confirmou esta semana, que o município será beneficiado com a instalação do Colégio da Polícia Militar do Paraná. O anúncio foi feito durante encontro com prefeitos da Amunop - Associação dos Municípios do Norte do Paraná no Anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na oportunidade, a governadora Cida assinou convênios para repasse de recursos para Cornélio Procópio, Alvorada do Sul, Congonhinhas, Itambaracá e Primeiro de Maio. Ela lembrou que o Colégio Militar da PM foi criado há 56 anos, em Curitiba, e hoje tem uma unidade em Londrina, a primeira do interior. “A unidade de Cornélio Procópio começará a funcionar em 2019 e seguirá as diretrizes das primeiras, colaborando com a meta do Governo do Estado na área de educação, que é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas paranaenses”, afirmou. “Vamos correr rapidamente para implantar a unidade e abrir novas vagas à comunidade local, dando mais oportunidades às nossas crianças um futuro melhor, por meio da formação em uma escola que é referência no Estado”, concluiu.

Para o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, a implantação do Colégio da Polícia Militar atende demanda antiga da região. “É uma expectativa regional. Tenho certeza que vai gerar um diferencial na educação das nossas crianças, pois tem um ensino rigoroso, com foco na hierarquia e disciplina, características essenciais para a formação de bons cidadãos”, pontuou. O deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli agradeceu o empenho da Governadora, que juntamente com o ex-governador Beto Richa, confirmou a instalação do Colégio da PM. Romanelli observou que a unidade vai ser implantada nas dependências do Colégio Estadual Alberto Carazzai, que atende alunos carentes do município. O local já tem estrutura, como salas e quadras cobertas. “Só é preciso fazer algumas reformas estruturais para começar a receber os alunos”, destacou o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. De acordo com o comandante do 18º Batalhão da PM, tenente coronel Luiz Roberto Costa, já há interesse dos pais e alunos. “Vamos seguir o mesmo modelo das outras unidades e abrir vagas para filhos de policiais e para quem mais queira ingressar por meio de concurso”, disse. Participaram do evento o secretário da Agricultura e do Abastecimento, George Hiraiwa; os deputados estaduais Pedro Lupion, Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Alexandre Curi e Tercílio Turini; o deputado federal Alex Canziani; a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fátima Padoan; o comandante 18º Batalhão da Polícia Militar, Carlos César de Carvalho; o diretor-geral do campus de Cornélio Procópio da UTFPR, Márcio Jacometti; o coordenador regional de Maringá do Governo, João Carvalho; a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Ribeiro; e o diretor-geral do Detran-PR, Marcello Panizzi. (Comunicação/Prefeitura)