foto_amin_ratinho_angelica.jpeg

Governo anuncia avanço na construção do

Centro de Especialidades em Cornélio Procópio

 

     Governo do Estado vai abrir o processo licitatório para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que será construído em Cornélio Procópio anexo ao Hospital Regional (zona oeste da cidade). A informação foi prestada esta semana pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ao deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), durante cerimônia de entrega, em Curitiba, de veículos para servir ao programa Saúde da Família a municípios do Norte Pioneiro do Estado.

     “A licitação para a obra de construção da unidade será lançada em até 30 dias, melhorando ainda mais o atendimento em todo o Norte Pioneiro”, anunciou o secretário. No mesmo espaço será abrigado o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop) que atualmente atende no Conjunto Vitor Dantas ao lado da 18ª Regional de Saúde com atendimento às atividades de atenção ambulatoriais.

     “É mais uma resposta positiva do deputado Romanelli que tem cobrado agilidade no processo para a construção deste centro no município. Já promovemos a doação da área onde a unidade será construída e, a partir da sua instalação, ao lado do Hospital Regional, vai se transformar em um grande complexo para atendimento à saúde de toda a região”, reagiu o prefeito Amin Hannouche ao receber a informação passada pelo deputado. Pronto, o complexo vai atender a mais de 22 municípios da região.

Reforço

     Na cerimônia na Capital do Estado, 8 novos veículos foram entregues aos municípios para servir ao programa Saúde da Família, reforçando o atendimento em 12 cidades do norte pioneiro. Segundo Romanelli, todos os municípios, entre eles, Cornélio Procópio, já foram atendidos com novos veículos para o programa. Mesmo assim, o Governo do Paraná e a Sesa decidiram ampliar o atendimento, reforçando a entrega de mais um veículo para cada cidade. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Em recente reunião em Curitiba, instalação da AME foi um dos principais assuntos discutidos com o governador

foto_catedral.jpeg

Cornélio Procópio 84 anos

Pelo segundo ano,

aniversário do

município não terá

comemorações

Pandemia ainda impossibilita eventos presenciais de tradição como o desfile cívico e a prova pedestre de outros anos

Pela segunda vez Cornélio Procópio não comemorará o seu aniversário com a população. Por conta da pandemia da Covid-19 que ainda persiste, nenhum de seus tradicionais eventos – como desfile cívico e a tradicional prova pedestre XV de Fevereiro - será realizado, mantendo apenas um programa simples na frente da prefeitura, com mensagem do prefeito Amin Hannouche para marcar os 84 anos de emancipação político-administrativa do município.

Como no ano passado, a comemoração será restrita ao hasteamento das bandeiras, com a participação de autoridades do município e, mesmo assim, mantendo com rigor o protocolo de biossegurança. “Infelizmente, o risco de contaminação ainda existe e, por razão do momento excepcional, vamos seguir mantendo todos os cuidados. Mesmo assim, como já fizemos no ano passado, vamos comemorar a importante data de forma simbólica”, justifica Hannouche.

Nos trilhos da história

A história de Cornélio Procópio está intimamente ligada à estrada de ferro.  Através dos trilhos, iniciou-se o surgimento da cidade, a colonização e o desenvolvimento. Isso porque, além de auxiliar na logística estrutural, a ferrovia, inaugurada em dezembro de 1930, trouxe consigo aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros.

O caminho percorrido pela Maria Fumaça entre Bandeirantes, Santa Mariana, Cambará e a futura Cornélio Procópio levava os sonhos desses desbravadores e consolidava o desenvolvimento da região. A origem do nome da cidade veio do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, que ocupava posição de destaque no Império durante o final do século XIX. Uma de suas filhas, Maria Balbina Procópio Junqueira, era casada com Francisco da Cunha Junqueira.

Francisco Junqueira quis homenagear o sogro e cedeu seu nome para ser o patrono da Estação Ferroviária km 125. Tempos depois, a criação do Município de Cornélio Procópio se concretizou com a emancipação do município no dia 15 de fevereiro de 1938. Com o desenvolvimento da cidade no entorno da Estação, foi natural que o município também levasse o nome e história de seu patrono. Assim, foi definitivamente batizada de Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-02-08_at_15.31.57_2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-02-08_at_15.31.57.jpeg

WhatsApp_Image_2022-02-08_at_15.31.57_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-02-08_at_13.32.04.jpeg

Prefeitura e ACECP sorteiam prêmios da Campanha

de Natal em Cornélio Procópio

 

Tônica do encontro foi a retomada da economia local

Emily Vitória da S. Lopes, Ruliana de Raimo Paes (Sertaneja), Sônia Maria Zarpelam Graciola, Samanta Fernanda Costa, Guilherme Ribeiro,Cleusa Maria da Silva, Sebastiana Balesco e Aline Evelin Marcolino Caçator foram os felizes ganhadores dos prêmios oferecidos este ano pela campanha de natal de Cornélio Procópio. O sorteio aconteceu na manhã desta terça-feira (08) no interior da loja Graciano Honda. A s duas primeiras, foram contempladas com motos e o restante, com televisores e geladeiras. 

Aproximadamente 10 mil cupons foram preenchidos nos mais de 300 estabelecimentos comerciais do município que participaram da promoção destinada a fortalecer as vendas do comércio no período comemorativo de fim de ano sob o título de “Natal e Seus Encantos”. A promoção teve à frente Prefeitura do Município, tendo como parceiros, a Associação Comercial e Industrial (Acecp), Sindicato do Comércio Varejista (Sicov) e Banco Sicredi.

Fortalecimento da Economia

O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski. Ela representou o prefeito Amin Hannouche - que ainda se convalesce  de complicações da  Covid-19 - e destacou o momento pós-pandemia e a retomada das atividades através desses parceiros. “Um momento gratificante para todos nós. Representa a retomada da situação econômica do município e esperamos que essa parceria dure por muitos anos”, pregou.

Durante o evento, o presidente da Associação Comercial, Eduardo Quero, destacou o planejamento seguido durante a promoção no período de pandemia. “A gente sabe da responsabilidade que temos enquanto representantes do comércio em relação à saúde da população. Assim, esse posicionamento foi feito com base em dados e números no sentido de oferecer segurança para quem trabalha, quem consome, como também, para quem tem o seu empreendimento”, disse o empresário.

Também presente à solenidade, o secretário municipal  de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin, também falou  da retomada da economia local com números favoráveis em relação ao Estado. “O Paraná foi o maior gerador de emprego em 2021, com 172 mil vagas formais com carteira assinada. E, neste período, nosso município contribuiu com 998 carteiras assinadas em atividades formais. E destas vagas, comércio  e serviço, contribuíram com 748 ” , destacou.

O sorteio foi realizado com a presença da imprensa local, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Valter Silva Barros;  do gerente geral do Sicredi, Nelson Cobianchi, e outros representantes de órgãos vinculados ao comércio. A entrega dos prêmios aos ganhadores da promoção será no dia próximo dia 22, no prédio da prefeitura, às 9h. Comunicação/Prefeitura)

Foto: Mais de 10 mil cupons foram preenchidos durante o período natalino

comunicado_copa.jpeg

Copa Oswaldo Bernardes

terá público na rodada

de final de semana

 

A decisão foi da direção da Fecop depois de reavaliar as condições de segurança no estádio com relação à torcida. É que, no decorrer desta semana, seus diretores se reuniram com órgãos envolvidos diretamente na campanha de controle da Covid-19 no município e, por conta de alguns torcedores que não usavam máscaras em partidas de jogos passados, havia decidido que a rodada deste fim de semana não teria presença de público.

Entretanto, após novas avaliações, os diretores optaram por revogar aquela determinação e liberar o acesso de torcedores e, consequentemente, aumentar o rigor na questão do uso dos dispositivos recomendados pela Saúde Pública para evitar o contágio. A liberação veio através de comunicado oficial e, de acordo com o documento, a decisão foi baseada na redução do número dos casos ativos e outros sob investigação no município.

Com respaldo do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, o documento libera a presença de público para o dia 06, durante os jogos da 43ª edição da Copa Oswaldo Bernardes sob as condições: respeitar o uso de máscara durante a permanência no estádio; manter com rigor o distanciamento social; não consumir alimentos e bebidas alcoólicas no local no sentido de evitar problemas e cancelamentos para as próximas rodadas. (Comunicação/Prefeitura)