WhatsApp_Image_2022-02-03_at_13.18.18.jpeg

Em Cornélio Procópio, presença de torcedores

sem máscara provoca adiamento de  rodada

da Copa Oswaldo Bernardes

 

A inobservância de um dos cuidados básicos recomendados pela Saúde Pública para se evitar a contaminação pela Covid-19 acabou interferindo diretamente nas rodadas da 43ª edição da Copa Oswaldo Bernardes de futebol amador, a mais tradicional competição do gênero em Cornélio Procópio. A ausência da máscara – quesito principal preconizado para se evitar o contágio – por parte de torcedores, fez com que a direção da Fundação de Esportes  (Fecop),  promotora da competição, transferisse uma das rodadas  das disputas em andamento.

Assim, a rodada da copa que pelo calendário seria disputada entre os dias 23 e 30 de janeiro, foi transferida para o final desta semana  e sem a presença de público. “Durante a realização da última rodada, constatamos que muitas pessoas que estavam na  torcida não usavam a máscara. Assim, no decorrer da semana aconteceu uma reunião entre a Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Fecop e Polícia Militar e acabamos optando por transferir a rodada para o próximo domingo (06) e sem a presença de público”, informou Valdir Bueno, diretor-presidente da Fecop.

Explicou que a decisão não implica em outras rodadas que poderão até contar com o retorno de público, de acordo com o que ficar definido pelas autoridades sanitárias. As competições se iniciaram em 9 de janeiro e até agora já foram disputadas seis rodadas, com a final prevista inicialmente para o dia 13 deste mês podendo ainda ser transferida para 15 de fevereiro, coincidindo com as comemorações do aniversário da cidade.

De acordo com o calendário, a promoção prevê para domingo a realização de quatro partidas das quartas de finais. Para o período da manhã, os jogos entre as equipes do Gurani e Santa Iracema (Santa Mariana), fazendo o primeiro jogo, em partida marcada para às 8h30. O segundo será às 10h30, entre Independência e Nova Fátima. À tarde, jogam Estrelinha (Panema) e Zico Pinturas, às 14h. Para encerrar a rodada, jogam as equipes do Brutus  contra São Vicente, de Cândido Mota (SP). (Comunicação/Prefeitura)

Fotos: A Oswaldo Bernardes é a mais tradicional competição esportiva da cidade

 

foto_ifpr_2.jpeg

foto_ifpr_3.jpeg

foto_ifpr_1.jpeg

Cornélio Procópio discute a implantação

de unidade do Instituto Federal do Paraná

 

A vice-prefeita Angélica Olchaneski participou nesta quarta-feira (02) de reunião em Cornélio Procópio com representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Foi para discutir a viabilidade da implantação de um de seus campi no município, com a oferta de cursos técnicos para esta região do Estado. A proposta já havia sido anunciada no ano passado pelo prefeito Amin Hannouche quando iniciou as tratativas com a direção do instituto através dos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e Sandro Alex (PSD), ex-secretário estadual de Infraestrutura e Logística.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. O diretor do instituto, Odacir Antônio Zanatta participou do encontro através de videoconferência.

“É um passo importante não só para Cornélio Procópio, como também, para todos os municípios da região. É um trabalho que teve início no ano passado e chegou o momento de ouvirmos de seus diretores sobre as expectativas para que possamos desenvolver um projeto coeso para poder abrigar no futuro os cursos técnicos oferecidos pela instituição”, disse a vice-prefeito Angélica Olchaneski, ao participar do encontro realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida.

Atualmente, a instituição contempla mais de 26 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. O IFPR oferece 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade a distância, 20 cursos superiores presenciais, três cursos de especialização na modalidade presencial e um curso de especialização na modalidade a distância. O IFPR soma campi espalhados pelo Paraná. Sua instalação em Cornélio Procópio viria para suprir a demanda que existe por mão-de-obra na região.

Do encontro em Cornélio Procópio, além da vice-prefeita Angélica Olchaneski, participaram o secretário municipal de Planejamento Econômico, Celso Marin, e o diretor da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) , Márcio Jacometti, representantes de instituições que juá ofertam cursos técnicos e profissionalizantes e outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: As fotos são do encontro em Cornélio Procópio

foto_led.jpeg
foto_led_2.jpeg

Iluminação com LED segue

também no Distrito de Congonhas

 

     Dentro do plano de modernização da iluminação pública em execução na zona urbana, a Prefeitura de Cornélio Procópio avançou nesta semana com o serviço de substituição das luminárias convencionais por LED também nas vias do Distrito de Congonhas. Diversos pontos do bairro já estão recebendo o novo sistema moderno, sustentável e muito mais eficaz em termos de luminosidade e segurança.

     O processo já havia sido iniciado no ano passado, com a substituição em alguns pontos do centro de Congonhas. “Paralelamente ao que estava sendo feito na área central da sede do município, executamos a troca em aproximadamente 20% das ruas e agora reiniciamos o trabalho até concluir 100% do bairro”, informou Luiz Aleixo, subprefeito do distrito e responsável pela logística desse trabalho.

     Lembrou que a melhoria é fruto de projeto de lei aprovado pela câmara através de iniciativa do vereador Rafael Hannouche. “A partir desta ação, iniciamos a substituição em toda a zona urbana do município com as ruas já alcançando mais de 80% na sede e prosseguindo também em Congonhas, onde o trabalho se concentra na parte de cima do distrito próximo à rodoviária”, complementou Aleixo. (Comunicação/Prefeitura)

Fotos: Melhoria já está sendo aplicada em vários pontos do distrito

   

WhatsApp_Image_2022-02-02_at_15.07.42.jpeg

Vice-prefeita de Cornélio Procópio retorna

ao trabalho dez dias depois de testar positivo

para a Covid-19

 

Angélica Olchaneski se recuperou em casa e nesta quarta-feira retomou suas atividades na prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski,  retomou nesta quarta-feira (02) suas atividades normais no Serviço Público Municipal. Ele ficou afastada durante dez dias depois de haver testado positivo para a Covid-19. Durante esse período passou por diversos tipos de exames e acabou se recuperando em casa sem a necessidade de internamento hospitalar.

Nesta quarta-feira, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura,  divulgou áudio informando que ainda está em processo de reabilitação, mas garantindo já estar bem para voltar a desempenhar as funções depois de deste período fora do expediente.  “Foi uma situação inesperada até por conta do excesso de cuidado  que sempre tive e isto acabou acontecendo depois de haver atravessado um período muito mais complicado que o atual”, contou.

A vice-prefeita acabou sendo contaminada pela Covid-19 justamente no período em respondia interinamente pelo cargo quando cobria férias regulamentares do prefeito Amin Hannouche. Disse que recebeu a confirmação com surpresa, já que, como titular da pasta da saúde, atuou com frequência na linha de frente de combate à doença, mas seguia com rigor as recomendações para evitar o contágio.

“Até por conta de minhas condições de saúde, sempre agi com muita precaução.  Mesmo assim,  acabei contraindo o vírus”, explicou. Revelou que a maior preocupação neste período de recuperação foi com familiares e com pessoas próximas e faz menção sobre a eficácia da vacina.

“Agradeço a Deus por ter podido toma-la em dia e, graças a ela, poder atravessar esse episódio de maneira tranquila”, completou. Coincidentemente, o prefeito Amin Hannouche também acabou testando positivo para a Covid-19 com resultados de exames comprobatórios divulgados justamente no primeiro dia em que reassumiria o Executivo. Ele se recupera em casa. (Comunicação/Prefeitura)