WhatsApp Image 2021 11 10 at 12.04.53

Prefeitura de Cornélio Procópio

vai propor mudanças nas regras

do PSS no município

 

De grande alcance social, Projeto de Lei será encaminhado para votação na Câmara na semana que vem

Uma reunião com a equipe jurídica da prefeitura resultou em nova mudança em leis municipais que pode beneficiar a população, notadamente as pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para ingresso no serviço público municipal de Cornélio Procópio. Em face de algumas reclamações e sugestões de pessoas que no s últimos anos têm participado dessa modalidade de certame para preenchimento de vagas provisórias, a prefeitura encaminhará ao Legislativo municipal um projeto de lei em que propõe modificações nesse sistema de contratação.

A medida, segundo o prefeito Amin Hannouche, que discutiu o assunto em reunião com a vice-prefeita Angélica Olchaneski e o procurador geral do município, Cláudio Trombini Bernardo, é para evitar o impedimento de quem já esteja participando de um PSS ter que permanecer um tempo fora para poder voltar. “O que queremos na verdade é que a pessoa que, se está indo bem, tem competência no seu trabalho, porquê impedi-la de participar de um novo PSS e reassumir uma nova vaga no município”?, Questiona o prefeito em sua justificativa. Segundo ele, o objetivo é de fazer justiça com as pessoas que participam desses certames no município.

Justificativa – Na discussão realizada na Sala de Reuniões da prefeitura, também foram discutidas algumas questões sobre o próximo concurso para preenchimento de vagas em vários setores do Serviço Público Municipal. As provas estão marcadas para os próximos dias 15 e 16 deste mês e vão oferecer 393 vagas. Como as contratações dos aprovados por questões burocráticas demandam algum tempo, a prefeitura tem que contratar pelo sistema de PSS.

“O concurso público é feito através de etapas. E a primeira delas são as provas. Em seguida, vem as de documentação, prazos de impugnações, recursos, etc. Na sequência, ainda terá que ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Paraná para validá-lo. Assim, só após tudo isso é que podemos iniciar as contratações. Enquanto isso não acontece, a prefeitura tem suas necessidades para contratação de mão de obra. O PSS é justamente para a suprir as demandas que o município necessita para seguir nos seus trabalhos”, explicou o prefeito. (Comunicação/Prefeitura)

foto_angelica.jpeg

Número de casos de Covid-19 é reduzido em Cornélio Procópio

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio informou que houve significativa redução no número de casos de Covid-19 no município. De acordo com registros da Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (09), os números indicavam apenas 08 casos ativos; 45 casos sob investigação e apenas 03 pacientes internados, sendo apenas 01 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os dados contrastam com os registros dois meses atrás quando chegou a estar com oito pessoas internadas com a doença, 159 casos ativos e outros 109 investigados. A vice-prefeita Angélica Olchaneski, que também responde pela Secretaria Municipal de Saúde, atribui a redução às prontas providências tomadas pela administração para conter e reduzir a propagação da doença.

“Temos visto esse quadro pouco a pouco melhorando. Isto se deve ao avanço e a eficácia da vacina e a eficiência na manutenção do aspecto sanitário com o uso contínuo de máscara e o distanciamento social, entre outros”, destaca a gestora. Ela pede que a população siga fazendo a sua parte para manter baixos os números atuais, seguindo as recomendações para evitar o contágio.

Sobre a aplicação da vacina, mostrou-se otimista com a relação à procura pelos jovens da faixa etária de 13 anos que estão recebendo o imunizante no momento. “Achamos que fossem nos dar um pouco de problema, mas, em vez disso, estão chegando animados e conscientes em receber a vacina”, brincou. Há também o reforço para pessoas com idade acima de 65 anos que já estão recebendo a terceira dose da vacina. (Comunicação/Prefeitura)

 

foto_adan_2.jpeg

foto_adan_1.jpeg

foto_adan_3.jpeg

foto_adan_4.jpeg

Campo limpo

 

Promoção da ADAN

premia estudantes

de escolas municipais

de Cornélio Procópio

 

Promoção busca a conscientização de estudantes sobre o meio ambiente através da manipulação e destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio participaram nesta terça-feira (09) da premiação do concurso Capo Limpo 2021. A promoção é voltada à conscientização dos estudantes sobre o manuseio e destinação correta de embalagens de produtos químicos utilizados nas lavouras.

Coordenado pela Associação dos Distribuidores Agroquímicos do Norte Paranaense (ADAN), o concurso é promovido em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev) . Este ano, premiou seis estudantes de quatro escolas nos quesitos Redação e Desenho sobre o tema: “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular".

A vice-prefeita, Angélica Olchaneski, representou o prefeito Amin Hannouche na premiação que aconteceu no auditório do Sindicato Rural. Além dos estudantes vencedores do concurso e seus pais e professores, participaram o tecnólogo em segurança do trabalho, Marcos Antônio Rodrigues, do IMPEV; a secretária municipal de Educação, Maria Lídia Funari e membros da equipe pedagógica da Semed, professoras Rosimary Patracão e Mônica Morales.

Em redação, foram premiados os estudantes Rafaela de Oliveira Santos, da Escola Professor Átila Silveira Brasil, em 3º lugar; em segundo, Ana Júlia Rodrigues Caetano, da Escola Aníbal Campi; e, em primeiro, a aluna Amily Victória Lima Olímpio, também da Escola Aníbal Campi. Todas elas são estudantes do 5º ano.

Na modalidade de Desenho, os vencedores foram: Laís Langer Françolle, da Escola Professora Eunice Gatti Gomes, que ficou com o 3º lugar; em segundo, Anna Veiga Torregiane, da Escola Municipal Noêmia de Oliveira Bruno; e, em primeiro, Guilherme de Oliveira Rosa, da Escola Aníbal Campi. Todos eles são do 4º ano. Nas duas categorias, os vencedores foram contemplados com bolsas e bicicletas.

A promoção - O concurso é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev). Na região, é representado pela Adan, que coordena as ações ambientais nas revendas de defensivos agrícolas com atividades educativas destinadas a estudantes de 4º e 5º anos das escolas municipais e já vem fazendo esse trabalho há 18 anos.

O objetivo é levar às crianças, jovens e adultos a conscientização sobre a proteção do meio ambiente através da manipulação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “Temos participado ativamente dessa promoção e este ano, apesar da pandemia, contamos com a participação dos pais que, mesmo em casa, nos auxiliaram bastante”, destacou a secretária de Educação.

Angélica Olchaneski também falou do empenho dos estudantes no concurso. “Momento de muita alegria para todos nesta promoção. Através do desenho e da redação, a gente vê o interesses e a capacitação de cada um. Apesar do momento delicado que atravessamos, com a colaboração de todos, estamos vencendo essa situação”, disse a vice-prefeita referindo-se à pandemia. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-11-08_at_15.30.03.jpeg

Em Cornélio Procópio, Promoção

Social fecha parceria para arrecadar

brinquedos para crianças carentes

 

Prefeitura de Cornélio Procópio já se mobiliza para mais uma campanha: a de arrecadação de brinquedos  para presentear crianças  carentes do município no Natal. O trabalho, que tem à frente da Secretaria de Promoção Social, ganhou este ano parcerias importantes como  o Sesc/Paraná, através da unidade local, Tiro de Guerra, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e RPC.

As arrecadações começam no final de semana quando os atiradores do TG vão visitar três bairros da cidade. “Na verdade, é um sistema de drive thru onde  os veículos passam com os atiradores nas casas arrecadando os brinquedos para que possamos fazer as entregas das doações no período natalino às crianças mais necessitadas”, explicou o secretário de Promoção Social, Ubirajara Nicolau Fraiz. O recolhimento será das 14 às 16h.

Informou que os bairros que serão visitados neste sábado, dia 13, são os Jardins Bandeirantes e  Panorama e Conjunto Vitor Dantas. As doações, segundo ele, podem ser feitas com brinquedos novos ou seminovos, desde que estejam em boas condições, como aconteceu com a última campanha do agasalho. Disse que as doações podem ser feitas também na própria sede da Promoção Social, à Rua Goiás, 282, ou na unidade local do Sesc, em frente à Praça Botafogo. (Comunicação/Prefeitura)