foto_outubro_rosa_7.jpeg

foto_outubro_rosa_1.jpeg

foto_outubro_rosa_2.jpeg

foto_outubro_rosa_3.jpeg

foto_outubro_rosa_4.jpeg

foto_outubro_rosa_5.jpeg

foto_outubro_rosa_6.jpeg

 

Outubro Rosa

Em Cornélio Procópio, programa

ganha reforço de motociclistas

Pelo menos três clubes de motociclistas de Cornélio Procópio participaram na manhã deste domingo, dia 17, de evento para reforçar o apelo das orientações do “Outubro Rosa” no município. O programa é voltado à conscientização para o controle do câncer de mama e colo de útero. A concentração aconteceu na área do terminal rodoviário local (zona leste da cidade) e reuniu representantes de outros municípios com a coordenação da Expedição “Filhas do Vento e da Liberdade”, uma confraria voltada a incentivar o moto turismo no estado.

Como ato simbólico de reforço de estímulo à campanha os membros da expedição vêm percorrendo vários municípios do Norte Pioneiro e Norte do Estado, distribuindo sementes e estimulando o plantio de sementes e mudas.. “A cada quilômetro rodado, deixamos na cidade que passamos, sementes e realizamos o plantio de mudas de ipê rosa e manacá que simbolizam a campanha. É uma esperança na luta contra essa doença”, disse Telma Crummenauer, fundadora da entidade.

Mensagem de Prevenção - O prefeito Amin Hannouche também participou das atividades. ”Um acontecimento de bastante importância com esse grupo trazendo a sua mensagem de prevenção a essas doenças que nos preocupam muito. Vamos promover uma ampla divulgação com esse grupo de mulheres que percorre o estado em uma missão bonita criada por elas em benefício das outras”, elogiou o prefeito que participou do evento ao lado da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski.

Um grande número de motociclistas da cidade e região acompanhou a chegada da expedição. “Nosso objetivo é sempre participar de alguma coisa e colaborar, reconhecendo tudo o que é bem feito. Temos que lembrar que estamos nesta campanha e nós que temos filhas, devemos servir de exemplo para que elas façam a sua parte com os exames e é o que queremos passar às pessoas”, pregou Edilson Ferrari Chagas, figura tradicional do motociclismo procopense.

Após a solenidade, aconteceu o plantio de mudas na praça do Terminal Rodoviário. Também participaram do evento, Sandra Camacho, da Paraná Turismo; o presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi), Welington Bergamaschi; e os vereadores João Carlos dos Santos (Joãozinho de Congonhas) e Ana Paula Ferreira e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. (Comunicação/Prefeitura)

Foto principal: Telma Crummenauer é uma das incentivadoras do movimento

foto_praça_1.jpeg

foto_praça_2.jpeg

foto_praça_3.jpeg

foto_praça_4.jpeg

Cornélio Procópio: Prefeitura

inicia obras de revitalização

de praças e logradouros

 

Praça das Três Bicas é o primeiro local a receber as intervenções

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Serviços Urbanos e Setor de Iluminação Pública,  deu início a um amplo programa de revitalização de praças, logradouros e passeios públicos. Corte de árvores, limpeza geral e outras melhorias constam do cronograma pedido pelo prefeito Amin Hannouche. A Praça das Três Bicas foi o primeiro espaço a receber os trabalhos.

“Após o período de pandemia, que graças a Deus já está chegando ao fim, muitas pessoas estão voltando a frequentar esses locais. Assim, após reunir com nossos assessores dessas secretarias, encomendamos a execução dessas obras”, disse Hannouche. Lembrou que a última reforma na Praça das Três Bicas foi executada ainda durante sua segunda gestão administrativa, em 2010, quando, entre as melhorias, ganhou um monumento criado pelo arquiteto João Maurício  Ferrarezi Ferreira.

Citou que no roteiro de melhorias estabelecido pela administração pública estão incluídos também locais de grande afluência de público como as praças Coronel Francisco Moreira da Costa, carinhosamente conhecida como Praça Botafogo;  Praça das Camélias, no Jardim Panorama, a do Cristo Rei e a Praça Brasil, entre outras. Também consta do cronograma a revitalização da iluminação nessas áreas. (Comunicação/Prefeitura)

 

As fotos são dos trabalhos nas Três Bicas

foto_superação_2.jpeg

foto_supweração_1.jpeg

Prevenção

Cornélio Procópio terá palestra

para mostrar os malefícios  e as

consequências da dependência química

 

Ex-frequentador da “Cracolândia”, vai  explicar como abandonou o  vício  e se se transformou em exemplo de superação

 

Um momento  de discussão para mostrar as dificuldades geradas pela dependência química. Também, um alerta de prevenção para evitar o envolvimento com as drogas e o álcool a ser feito por quem já viveu no submundo da dependência. Este será o tema da  palestra a ser proferida em Cornélio Procópio  pelo ex-usuário Oséias Oliveira Santos.  Ex-frequentador da “Cracolândia”,  o enxurro das drogas,  se superou e hoje trabalha com o tratamento e a prevenção.

A palestra conta com o apoio da Prefeitura do Município, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e será no próximo dia 22, na igreja “Mensagem da Cruz”, das 19 às 20 horas.  Orientações para pais e filhos sobre as dificuldades geradas pela dependência química e alerta para a importância das conversas em família como prevenção para evitar o envolvimento dos jovens com as drogas serão os principais temas da palestra.

“É um momento em que vamos receber membros de famílias e amigos de pessoas que sofrem com drogas e álcool. Vamos falar da codependência porque é uma doença que acaba desencadeando e atingindo a família por conta do usuário. Assim, também é  um fator de risco para usuários e os que se encontram em fase de recuperação. Por ter uma família codependente, acaba voltando ao uso das drogas”, adianta Oliveira.

Ao lado da namorada  Letícia Rodrigues, atua como terapeuta em  um centro de reabilitação para dependentes químicos e alcoolismo em Cornélio Procópio. Localizado no Distrito de Congonhas (10 quilômetros da área central do município) , coordena a instituição física de Yeshua, voltada ao acolhimento de dependentes que, além de alimentação, recebem trabalhos psicológicos e acompanhamento com profissionais de saúde.  

Exemplo de superação

Em suas palestras Oséias faz questão de falar das amarguras que o seguiram nessa fase de obscuridade, como também, do processo de recuperação, como mostrou recentemente no programa de televisão  Encontro, apresentado por Fátima Bernardes,  na TV Globo. “O processo de uso não é uma coisa imediata. As perdas vão acontecendo gradativamente e o usuário não consegue identificar o que está perdendo”,  explicou.

Também, durante a entrevista, confessou que nem mesmo o suicídio, como pretendia, conseguiu praticar tal era o seu estado de dependência. “Pensei comigo: nem mesmo para morrer eu presto. Foi assim que me conscientizei sobre a necessidade de pedir ajuda até sair desse submundo que demorou 5 anos até me livrar do vício”, confessou em um trecho da longa entrevista que concedeu à apresentadora. A igreja  “Mensagem da Cruz” fica na Avenida Amazonas, 375,  Jardim Bela Vista. (Comunicação/Prefeitura).

Fotos: Com a namorada Letícia, um trabalho voluntário  na luta contra o vício.

 

 

foto_cerceg_4.jpeg

foto_cerceg_3.jpeg

foto_cerceg_2.jpeg

foto_cerceg_1.jpeg

Cerceg inicia cadastramento

para programa de castração

de cães e gatos

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (Cerceg), iniciou nesta segunda-feira (11), cadastramento para o programa de Castração Animal. O programa é operacionalizado no município em parceria com o Governo do Estado, através de parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest).

O programa foi aberto na manhã desta segunda-feira com o início do processo de cadastramento. “Estamos fazendo as inscrições para, posteriormente, iniciar o processo de castração com a previsão de atender de atendermos a mais de 230 animais durante a operação. Assim, é preciso que cuidadores e responsáveis por ongs estejam cadastrados para que seus animais recebam esse atendimento”, orienta o vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB), autor do projeto municipal que criou o Cerceg.

Alerta que só receberão o atendimento os animais que tiverem sido devidamente inscritos no programa por seus responsáveis. “Como fizemos durante o período em que doamos a ração através do centro, é necessário que tenhamos em mãos esse controle. Lembramos que o programa está aberto para toda a população desde que os animais sejam devidamente inscritos”, disse que as castrações estão marcadas para o período de 22 a 25 deste mês. (Comunicação/Prefeitura)

Fotos: Cadastramento começou nesta manhã de segunda-feira