foto_herois_do_frio.jpeg

foto_herois_do_frioo.jpeg

Heróis do Frio

 

Voluntários se unem à Promoção Social

e enfrentam baixas temperaturas para

amparar moradores de rua

 

Foram quatro dias desse intenso trabalho solidário

 

Pelo menos 100 moradores de rua foram abordados nos últimos dias em Cornélio Procópio durante operação montada pela prefeitura para atender a essas pessoas durante o período de frio intenso na cidade. Foram pelo menos quatro dias de intenso trabalho voluntário para levar a elas um pouco de conforto e solidariedade humana nesse período de baixíssimas temperaturas.

A iniciativa do município, através de órgãos como Secretaria de Promoção Social e Fundação de Esportes (Fecop), com apoio de cerca de 8 voluntários, desenvolveu ações que começaram na quinta-feira, dia 29 , até a madrugada desta segunda-feira (02). Neste período, foi abordada uma média de 15 a 20 pessoas por noite. O próprio prefeito Amin Hannouche, visitou o local preparado para receber os moradores de rua.

Parte das pessoas abordadas durante a operação foi conduzida para a Casa de Passagem ou para o Ginásio de Esportes 15 de Fevereiro, onde a Fecop improvisou espaços com colchões e cobertores para receber essas pessoas. E, mesmo as que se recusaram receber o atendimento nesses locais, acabaram sendo amparadas com agasalhos e alimentos nos próprios locais onde se encontravam.

“A iniciativa serviu muito para nos mostrar o quanto a nossa gente é solidária”, disse Vanildo Sotero que, em companhia de Rodrigo Marconsin (Pirulito), esteve presente durante todos os dias desta ação solidária. “Foi muito gratificante ver a espontaneidade da população, doando todo tipo de alimento. Neste período, nos chegavam pães, sopa, bolos doces e pizza, tudo doado pela comunidade”, disse Sotero que atribuiu a iniciativa ao prefeito Amin. “A ideia partiu dele que, inclusive fez questão de participar do primeiro dia”, complementou.

Recusas - Nos últimos dias em que o frio foi mais intenso na cidade, com os termômetros marcando apenas 1 grau positivo, esse trabalho voluntário, além do seu real objetivo por essa missão, serviu para revelar outra dificuldade: as recusas pontais pelo atendimento das pessoas que tentam convencê-los a passar um período no abrigo oferecido pelo município.

Não é o desejo de pelo menos metade das pessoas abordadas pela equipe. Acostumada nessas condições, a maioria só aceita mesmo a marmita ou o lanche e o cobertor que lhe são oferecidos. As razões variam de reclamações. Uns alegam dificuldade em deixar os companheiros e os costumeiros locais em algum beco ou locais públicos.

“Sou um morador de rua e agradeço o trabalho de vocês, mas quero ficar aqui mesmo”, revelou Jaime da Silva, de 48 anos, que veio de Maringá. Outro, bastante conhecido na cidade, prefere passar a noite na calçada. “É uma pessoa que todo mundo conhece. Vive em companhia de quatis e outros animais e deixa seus pertences no mato. Quando chega a noite, improvisa sua cama na calçada para passar a noite. Para nós, foi um trabalho gratificante. Estamos agradecidos a Deus”, afirmou Pirulito. (Comunicação/Prefeitura)

foto_frio_3.jpeg

foto_frio_2.jpeg

foto_frio_1.jpeg

Contra o Frio

 

Prefeito Amin Hannouche

visita força-tarefa criada para

ajudar pessoas de rua

 

Diante queda acentuada da temperatura da noite desta quinta-feira (29), o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, não pensou duas vezes: juntou-se à equipe voluntária do plano emergencial montado pela prefeitura para ampliar o plano de acolhimento de pessoas desprotegidas nas ruas. Além da Casa de Passagem, montou um alojamento em uma das salas do ginásio de esportes 15 de Fevereiro para prestar o auxílio.

A prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social, Fecop, com apoio da Defesa Civil, vem desenvolvendo essa missão através de uma força-tarefa para acolhimento dessas pessoas nesse período. Foi o caso de dois homens que acabaram sendo amparados e protegidos com cama e cobertores em uma das salas improvisadas no ginásio.

“Viemos aqui para ver de perto o trabalho que está sendo feito por nossa equipe que está trabalhando com pessoas voluntárias nessa missão. São pessoas do bem que querem nos ajudar a acolher e tratar bem as que moram nas ruas porque ninguém suporta o frio e a fome”, disse o prefeito.

“A gente vem aqui para aliviar um pouco o sofrimento delas. Temos que fazer o bem para elas, independente de serem daqui ou não. Temos que pensar que hoje são eles e amanhã, pode ser um de nós. Assim, temos que olhar para elas, estender a nossa mão porque isto não nos custa nada”, afirmou Hannouche.

Outra ação foi prestada na Estação Rodoviária para uma família de Cascavel. Lá, uma senhora estava com o marido e duas crianças e acabou amparada pela força-tarefa que a conduziu para a Casa de Passagem para receber alimento e pouso.

Durante a noite, as equipes prestaram atendimento a 15 pessoas, sendo, 12 adultos e 3 crianças. O trabalho da força-tarefa montada pelo município vai prosseguir enquanto persistir as baixas temperaturas. (Comunicação/Prefeitura)

casa_de_passagem_1.jpg

casa_de_passagem.jpg

Em Cornélio Procópio frio

intenso mobiliza novas ações

da Promoção Social

Em função das quedas bruscas nas temperaturas, a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Promoção Social, intensificou o trabalho de orientação e acolhimento de pessoas em situação de rua. Diante das seguidas previsões dando conta da intensificação do frio na região, o município intensificou as providências para oferecer atendimento extra a essas pessoas.

De acordo com o secretário da pasta, Ubirajara Nicolau Fraiz (Bira), a Casa de Passagem, que já promove o amparo às pessoas que passam pela cidade e foi recentemente reformada, vai oferecer condições de abrigo também aos moradores de rua que, segundo ele, são 3 ou 4 pessoas. “Como a cidade já possui a tipicidade de receber mais vento com mais frio, criamos uma situação de emergência com condições de atendê-los também lá”, informou Bira.

Disse também que outra alternativa veio através de trabalho conjunto com a Fundação de Esportes (Fecop) disponibilizando para o atendimento o Ginásio de Esportes 15 de Fevereiro (Quinzão). “Lá, se for necessário, teremos condições de abrigar em torno de vinte pessoas. Assim, o município terá condições de amparar essas de forma preventiva. Assim, o que houver de demanda nesse período, o local estará servindo basicamente como um QG”, ressaltou.

O ginásio, de acordo com o que foi providenciado, terá colchões, cobertores e ainda contará com o apoio de entidades que fornecerão alimentos e o que for necessário a essas pessoas. Já na Casa de Passagem, a pessoa é acolhida no período das 18h30 às 7h do dia seguinte. Nesse período, ela recebe amplo atendimento, com alimento, água, banho e toalha. Durante esse período, o jantar é servido pela Comunidade São José.

Nesse período, ações solidárias da comunidade também podem contribuir para esse trabalho de acolhimento. As doações podem ser feitas pelas famílias da comunidade pelo telefone 99625-1303. Doações com alimentos e agasalhos também podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Promoção Social Em caso de problemas de saúde, a providência imediata é acionamento do SAMU. (Comunicação/Social)

foto_viveiro.jpeg

Precaução

 

Prefeitura monta esquema

em seu viveiro para evitar

perdas com a iminente geada

 

Diante das últimas previsões que indicam frio intenso e forte geada para o município, funcionários da prefeitura de Cornélio Procópio que atuam no viveiro municipal mantêm-se alertas e até já preparam alternativas para atenuar a ação do gelo no local . Como a geada pode impactar negativamente nas mudas estocadas, funcionários já se preparam para recorrer a uma prática antiga: a remoção imediata da formação de gelo com jatos d’água para conter a inversão térmica.

“Já mobilizamos o pessoal e nas madrugadas previstas para o fenômeno, vamos tentar amenizar a situação com esguichos sobre os canteiros É uma providência simples que pode evitar danos maiores nas mudas”, adiantou Rubens Monteiro, que coordena as atividades no local. Situado ao lado do Jardim Esperança (zona oeste da cidade), o viveiro municipal mantém um estoque de aproximadamente 10 mil mudas entre frutíferas e ornamentais. (Comunicação/Prefeitura)