Prefeitura reinicia manutenção

da iluminação pública em

Cornélio Procópio

 

Trabalho esteve prejudicado por dificuldades em processos licitatórios

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio iniciou esta semana a  manutenção e troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública da cidade. O trabalho vem sendo feito através de força-tarefa do próprio município  após o encerramento do  contrato com a empresa que vinha operando neste serviço há um ano. Assim, a prefeitura seguirá realizando o trabalho até que nova empresa assuma essa atividade após vencer novo processo licitatório.

O trabalho, segundo Luiz Aleixo, que assumiu a coordenação  dessa atividade, ficou parado por mais de sessenta dias, enquanto transcorria outra licitação. “Nesse período houve diversas tentativas para a contratação de nova empresa que, por alguns problemas jurídicos, não foi possível. Assim, por determinação do prefeito Amin Hannouche e utilizando seus próprios recursos o município assumiu a manutenção”, explicou Aleixo.

LED – Outro trabalho que ganha impulso nessa área é o sistema de iluminação com a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED. De acordo com Aleixo, como a prefeitura assumiu a manutenção da iluminação das vias públicas, o município já publicou em seu Boletim Oficial edital para licitação para continuidade do trabalho em locais que ainda não receberam a melhoria.

Apesar do avanço no trabalho em todo o centro da cidade e em alguns bairros, 6.500 pontos ainda estão sem receber a complementação da meta com essa melhoria. “Nossa previsão agora é que o tempo para a colocação do Led seja bem menor. Além disso, a empresa que vencer a licitação para fazer a substituição, terá que dar 5 anos de garantia e assim seguirá fazendo ela própria a manutenção”, complementou. O resultado da licitação sairá no dia 21 deste mês. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: No momento, de acordo com avaliação de Aleixo, existem na cidade de 120 a 150 lâmpadas a serem substituídas.

 

Unip

 

Universidade Paulista sinaliza

com abertura de representação

em Cornélio Procópio

 

Iniciativa reafirma o município como polo universitário regional

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu na tarde desta terça-feira (13) em seu gabinete, representantes da  Universidade Paulista (Unip). A visita foi para acertar detalhes de uma parceria que está sendo iniciada entre a universidade e a prefeitura para a instalação no município de uma de suas unidades para atendimento na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

Uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, com mais de 900 campi e polos espalhados pelo Brasil, a Unip vem para Cornélio Procópio com mais de 60 mil alunos já matriculados. Ao todo, oferece  130 cursos entre graduação e pós-graduação, atuando com o Instituto de Pesquisa Hellmeister.

Participaram da reunião com o prefeito, Ylara Hellmeister Pedrosa, neurocientista; Lilian Batista Silva, membro do instituto; Fernando Landulfo, engenheiro mecânico e contador; e Celso Marin, secretário municipal de Planejamento Econômico. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio pode sediar

fases regionais dos Jogos

Abertos e da Juventude

Prefeito Amin recebe representantes da Paraná Esportes para afinar acertos sobre as competições

O prefeito Amin Hannouche recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (13), representantes da área esportiva. Foi para discutir a possibilidade quanto à realização em Cornélio Procópio dos tradicionais Jogos Abertos do Paraná (JAPS) – Temporada 2021, na fase regional das modalidades de Futsal e Voleibol, masculino e feminino, e Futebol;, e também os Jogos da Juventude, através de parceria entre o município e o Governo do Estado.

 “Vieram para nossa cidade trazendo boas ideias  para que Cornélio Procópio possa realizar, já no mês de setembro deste ano, uma etapa dos Jogos Estaduais da Juventude.  São competições muito importantes que o município, já no início de nosso mandato, se inscreveu para participar e, na sequência, os Jogos Abertos do Paraná que, apesar da pandemia, estão sendo programados. Caso a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) permita, também serão realizados”, informou o prefeito.

Hannouche aproveitou o encontro para anunciar os investimentos que estão previstos para restauração total do Ginásio de Esportes XV de Fevereiro. “Estamos prevendo investimento de mais de R$ 1 milhão para o local que será totalmente recuperado, voltando a ser novamente um orgulho para a população procopense. É o ginásio mais bonito e mais antigo e recuperado será mais um cartão de visitas do município”, projetou o prefeito.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, Vitor Martinez, coordenador  técnico de Esportes de Rendimento; Émerson Venturini (Milico), coordenador de Esporte de Rendimento, ambos da Paraná Esportes; Donizete Gôngora, chefe do Escritório Regional de Esportes; e Waldir Bueno, diretor-presidente da Fundação de Esportes (Fecop). Nova reunião sobre as promoções será realizada em breve. (Comunicação/Prefeitura)

Prefeitura restringe

atividades a pessoas que

se recusam a tomar vacina

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio publicou  decreto condicionando a participação das pessoas que se recusam em tomar a vacina contra a Covid-19 em algumas atividades  do município. O decreto 387/21, publicado esta semana dispõe sobre o assunto, esclarecendo que a vacinação é o único meio existente para a redução de sintomas, internações, casos graves e até os óbitos provocados pela doença.

Através do documento, decreta que quem optar por não receber a vacina no período correspondente à sua faixa etária, ou grupo, estará impedido de frequentar locais como escolas e transportes coletivos. Além disso, terá que assinar um termo de responsabilidade que está cientificada que só poderá receber o imunizante  quando todas as faixas etárias já estiverem atendidas.

A medida foi tomada depois que algumas pessoas da comunidade se recursaram a receber a vacina no período estabelecido para a sua faixa etária. Com isso, contraíram a doença, foram internadas e fatalmente  foram  a óbito.

Entendimento - “Essa decisão foi para regrar essa situação e, até mesmo para evitarmos alguns tipos de problemas, mesmo sem muita frequência. O decreto foi formalizado em cima de um entendimento entre vários municípios. Temos acompanhado que outras cidades também tomaram medidas neste sentido em outros estados também”, disse a secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski.

Ela disse que a decisão foi tomada principalmente em razão da escolha de vacina por parte das pessoas. “Vacina boa, é a vacina que está no braço das pessoas. Assim, qualquer um dos laboratórios é bom. Todas as vacinas têm a resolutividade eficaz. E, quando a pessoa faz a sua opção de não tomar essa ou aquela vacina, acaba provocando tumulto”, justificou. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: “Vacina boa é a que está no braço das pessoas”