foto_yago.jpeg

Secretaria de Saúde não

confirma morte de pessoa por

H1N1em Cornélio Procópio

 

O diretor do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cornélio Procópio, Yago Pereira, disse hoje desconhecer qualquer registro de morte no município atribuído à gripe H1N1. Notícias foram disseminadas na comunidade de um paciente que, internado, teria vindo a óbito pelo vírus Influenza.

Em entrevista a um órgão de imprensa, Yago informou não haver qualquer informação neste sentido. “Até agora, não temos nada sobre pessoa diagnosticada com essa doença. Se houve óbito atribuído a ela, pode ter sido oriundo de outro município, já que nossos hospitais atendem toda a região”, presumiu.

Lembrou que, paralelamente à Covid-19, o município está em plena campanha contra a Influenza, com a vacina liberada para as pessoas com idades a partir de 6 meses em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). “Como a campanha está em andamento, estamos atendendo com essa vacina também no Tiro de Guerra, paralelamente às aplicações contra a Covid-19”, explicou.

Informou que, entretanto, que há um período a ser seguido entre as aplicações dessas vacinas, dependendo de cada laboratório. “Para a pessoa que recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, por exemplo, aguardamos que ela, com 25 ou 28 dias, tome a segunda dose. Aí, após 15 dias, procure uma de nossas UBSs para tomar a vacina contra a H1N1”, orientou. (Comunicação/Prefeitura)

foto_agricultura_familiar_1.jpeg

foto_agricultura_familiar_2.jpeg

foto_agricultura_familiar_3.jpeg

foto_agricultura_familiar_4.jpeg

Em Cornélio Procópio,

Compra Direta atende 53

instituições do município

 

Programa coordenado pela prefeitura através da Semagri, promove o acesso à alimentação e incentiva pequenos agricultores

53 instituições de Cornélio Procópio, a maioria constituída de pequenos agricultores, participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), atende às pessoas em situação de insegurança e incentiva pequenos produtores, através da Agricultura Familiar.

Através do subprograma Compra Direta, adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, sem qualquer burocracia, para atender pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou mantidas pela rede socioassistencial. “Das 53 cadastradas, temos 43 agricultores e o restante, instituições da comunidade”, informa o coordenador do programa, Valfrido Gonçalves Mário (Val Mário).

Somente nos últimos dias, o programa distribuiu cerca 2.490 quilos de produtos oriundos da Agricultura Familiar, como frutas e hortaliças, atendendo instituições cadastradas. Entre as que receberam os alimentos está a unidade local d o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social. Em tempo normal, são três entregas normais. No momento, devido à pandemia, apenas uma está sendo feita.

Manutenção – O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais e para a formação de estoques por organizações da agricultura familiar. O programa também promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos. Em Cornélio Procópio, é executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Instituto Emater-Pr, em parceria com a prefeitura. (Comunicação/Prefeitura).

Foto: Val Mário: 43 agricultores do município são inscritos no programa

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_19.55.10.jpeg

Cornélio Procópio

intensifica ações de

combate às

hepatites virais

“Julho Amarelo” tem 28 como o Dia Mundial de Luta contra essas doenças

O mês de julho começou e a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando a campanha “Julho Amarelo, Mês das Hepatites Virais”. Em parceria com o Programa de Ações e Metas (PAM) que, além das hepatites, trabalha com outras enfermidades como HIV/AIDS, Tuberculose e Sífilis, tem como meta informar a população e ampliar o diagnóstico das hepatites dos tipos B e C no município. Dia 28 é o Dia Mundial  de Luta Contra Hepatites Virais.

“São doenças silenciosas que podem levar à uma cirrose e, até mesmo, a um câncer de fígado”, alerta a enfermeira Valéria Tondinelli, coordenadora do PAM no município. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

“Na maioria das vezes, são infecções silenciosas e não apresentam sintomas. Entretanto, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explica a enfermeira.

As hepatites virais tipo A podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos. Já a do tipo B e as demais, são  pela relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Os números – Segundo a enfermeira, dados fornecidos pela 18º Regional de Saúde, mostram que nos últimos 10 anos, foram diagnosticados 523 casos de hepatites virais nos 22 municípios da microrregião. Neste período, somente em Cornélio Procópio foram 180 casos. Já nos últimos 3 anos os registros vêm reduzindo, vinte casos em 2019, nove em 2020 e apenas um em 2021.

Para Valéria, a falta de conhecimento sobre a doença ainda é um grande desafio. “Com base nessas informações é que orientamos às pessoas para que procurem a UBS mais próxima da sua casa fazer os testes rápidos que são ofertados gratuitamente e a realização da aplicação da vacina”, conclama a chefe do PAM. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Valéria: “Infecções são silenciosas e não têm sintomas”

WhatsApp_Image_2021-07-05_at_14.51.56.jpeg

Prefeitura anuncia novas

datas para o concurso público

de Cornélio Procópio

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio remarcou para novembro a realização das provas do concurso para a contratação de 393 novos profissionais para diversas áreas do serviço público municipal. Incialmente, as provas estavam marcadas para o final do ano passado, foram transferidas para o começo deste ano e novamente canceladas em razão do agravamento da pandemia da covid-19. Agora, com gradativa redução dos registros, foram remarcadas para 14 e 15 de novembro deste ano.

“É mais uma novidade que anunciamos para todos os procopenses e de outras cidades da região que também estão inscritos em nosso concurso público. Esperamos que aqueles que já estão estudando há bastante tempo possam ter mais esse período para se preparar”, disse o prefeito Amin Hannouche. As novas datas foram escolhidas por coincidirem com o feriado nacional, oportunizando a que todos participem.

O concurso público, segundo o prefeito, vai suprir a demanda para repor as vagas que já estão em aberto no município, e de outras que vão surgir com recente medida do Tribunal Federal de Justiça. “Há uma súmula indicando que prestadores de serviço com tempo limite para aposentadoria, devem ceder a vaga para o ingresso de novas pessoas no serviço público”, explicou o prefeito.

Em vista dessa decisão do TFJ e de acordo com setor de Recursos Humanos da Prefeitura, há um número considerável de servidores que já se encontram nessas condições. O RH já oficiou ao INSS para obter as informações necessárias e publicou na página principal do site do município a informação para que todos que estejam nessas condições saibam que, tão logo cheguem as informações pedidas, ocorrerá o desligamento. (Comunicação/Prefeitura)