Dedicação e competência

 

Equipe da UAR de Cornélio Procópio

salva paciente ao dar entrada e passar

mal na unidade

 

Mulher sofre parada cardíaca e é intubada na própria unidade

 

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (02). Uma senhora que tinha vindo de uma das unidades básicas de saúde do município (UBSs) deu entrada na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR) para passar por avaliação.  Entretanto, tão logo chegou, a paciente teve uma parada cardíaca no interior da unidade. Imediatamente, a equipe iniciou os procedimentos para reanima-la, seguindo-se a intubação no próprio local.

A secretária de Saúde do município, Angélica Olchaneski, atribuiu o fato à dedicação e competência da equipe que atua na unidade. “São grandes profissionais que atendem no município, mas cada um atende em hospitais da cidade e que têm anos de UTI. Ao verem a situação dessa paciente em parada, uns faziam massagem, enquanto outros já tomavam outras medidas, mesmo sem as condições ideais de urgência e emergência”, disse a secretária.

Profissionais preparados - Disse também que ao fazer esse procedimento com intubação da paciente, a equipe demonstrou estar bastante preparada. “Não é qualquer equipe que faz esse atendimento. O profissional deve estar preparado para isso. Essa atitude demonstra o potencial da nossa Unidade de Atendimento Respiratória, demonstrando que, para uma eventualidade como essa, os profissionais estão a ali para fazer o que tem que ser feito”, comentou.

A paciente foi mantida reanimada até que o SAMU pudesse fazer a sua remoção para o hospital. Segundo a equipe da UAR, a paciente, aparentemente, chegou bem à unidade até sofrer a parada seguida da reanimação. “O que emociona é a preocupação da equipe. Eu mesma já presenciei um caso como esse e pude constatar que são todos muito ágeis  e emocionalmente equilibrados”, complementou Angélica. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio anuncia

estudo para reinício das aulas

presenciais na rede municipal

 

A secretária municipal de Educação de Cornélio Procópio, professora Maria Lídia Funari, divulgou, na manhã desta sexta-feira (02), o planejamento que está sendo feito por sua pasta para levantar a possibilidade da volta às aulas presenciais nas escolas públicas municipais. A Educação está realizando uma pesquisa com os alunos do ensino fundamental, do pré ao 5º ano, com consultas aos pais dos estudantes para saber do interesse de cada um em mandar seus filhos para as escolas.

Na entrevista coletiva que concedeu na prefeitura ao lado do prefeito Amin Hannouche, adiantou que só aguarda os resultados da pesquisa, que sairão na próxima segunda-feira, para tomar uma medida. “Com os resultados dessa pesquisa, teremos condições de analisar de que maneira acontecerá esse retorno. Se muitos quiserem voltar, teremos que fazer uma escala de presença nas aulas”, explicou.

Disse que todas as escolas do município emitiram um protocolo de biossegurança ao Núcleo Regional da Educação (NRE) dentro da realidade de cada uma. E dentro das normas de cada escola é que será estabelecido o número de estudantes que poderão ocupar cada uma de suas salas. Adiantou que, da parte da sua secretaria, todos os insumos necessários já estão providenciados.

“Vamos fornecer máscaras para todos os alunos, bem como, para cada profissional de educação; crianças terão acesso às garrafinhas individuais de água; produtos de limpeza; dispenser  álcool gel; jalecos especiais para motoristas, zeladoras e merendeiras. Tudo já está providenciado, assim como, nossos ônibus já adaptados para eventuais transportes”, informou a secretária. Ressaltou, entretanto, que tudo vai depender dos índices da pandemia.

Com critério – O prefeito Amin Hannouche, que também participou da coletiva, revelou que tudo está ainda está sendo planejado e preparado com muito cuidado. “É preciso que todos saibam que a nossa intenção e esta, mas tudo está sujeito às condições sanitárias do município. O problema hoje nem é a quantidade de pessoas infectadas. O maior problema ainda é a quantidade do número de leitos disponíveis”, ressaltou o prefeito.

Para a volta às aulas, o município mandou confeccionar 12 mil máscaras para distribuição às crianças. “O município está fazendo a sua parte, preocupado com suas crianças para que tenham toda essa estrutura disponível para que, caso dê tudo certo, possam voltar às aulas e deixar suas famílias tranquilas”, finalizou Hannouche. (Comunicação/Prefeitura)

Em Cornélio Procópio,

Aeroporto Municipal vai

receber a maior reforma

dos últimos 50 anos

 

Prefeito Amin Hannouche recebeu os projetos que serão aplicados na revitalização total do aeródromo

O prefeito Amin Hannouche recebeu hoje na sala de reuniões da Prefeitura, a equipe que elaborou o projeto  de engenharia arquitetônica do Aeroporto Municipal Francisco Lacerda Júnior, de Cornélio Procópio. O local será restaurado em toda a sua estrutura, recendo a maior reforma dos últimos 50 anos, com investimentos superiores a R$ 4 milhões.

A planta apresentada ao prefeito, mostra a  dimensão da área de 1.400 metros totalmente restaurada, sinalizada e iluminada. O  projeto técnico foi elaborado pela empresa Integração & Engenharia e, com a reforma, o aeroporto poderá receber a aprovação da Agência Nacional Civil (Anac). Com isso, gabaritar-se para receber aeronaves de grande porte.

“Sem dúvida, será uma das maiores obras não só de nossas gestões, como também, das últimas décadas em nosso município. Já fizemos diversas reformas  no local, com intervenções para melhorar a pista  e outras e outros dispositivos. Mas, esta que vamos fazer agora será para transformar nosso aeroporto em um dos melhores do interior do Estado”, projetou o prefeito.

O projeto consta de estudo onde será aplicado o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) para restauração do pavimento. Terá espessura de 8 cm de massa para que possa suportar com segurança o pouso das aeronaves. O município já está buscando  os recursos necessários para a execução da obra junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado e DER.

A apresentação do projeto foi na sala de reuniões da prefeitura e, além do prefeito Amin Hannouche, participaram Dirceu Funari Júnior, secretário municipal de Planejamento; Roberto Cunha, diretor da Amusep; Leonardo Miyamoto, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Sistema Viário, os técnicos da empresa, arquiteto Leopércio Oliveira e a engenheira Fábia Roberta Oliveira. (Comunicação/Prefeitura).

Foto: Projeto da reforma do aeroporto foi apresentada durante reunião na prefeitura.

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10_1.jpeg

 

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10_3.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.11.jpeg

Atletas procopenses

obtêm novas conquistas

com o apoio do município

 

Atletas procopenses ligados ao Instituto Metahum, tiveram mais uma vez participação de destaque em competições esportivas estaduais. Desta vez, foi  durante mais uma fase do Torneio FAP de Atletismo, nas categorias Sub 16, 18 e 20, com três atletas, com um em cada categoria. A participação dos atletas foi no último sábado, dia 26, e contou mais uma vez com apoio da Fundação de Esportes do Município (Fecop).

A atleta Sarah Damaceno  ganhou as provas dos 800 e 1500 metros rasos, estabelecendo melhor marca pessoal nos 1500 na categoria Juvenil;  Miguel Pfahl, da categoria Sub-18, estabeleceu sua melhor marca nos 400 metros rasos, e a caçula Geovanna Leite, que estreou na prova de Marcha Atlética na distância de 3.000 metros rasos na categoria sub 16. Embora seja  ainda sub 14,  conquistou sua primeira medalha e mais uma para nosso esporte Procopense.

O evento realizado pela Federação Paranaense de Atletismo tem como objetivo oportunizar os torneios para tomadas de tempo aos atletas que estão na construção do ranking brasileiro, bem como proporcionar as categorias menores que tenham mais competições. Todo o suporte de logística foi realizado pela FECOP com apoio da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio.

"O Instituto Metahum aproveita para agradecer ao secretário Valdir Bueno, bem como ao prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski. Ficamos felizes com os resultados e agradecemos todo o suporte e apoio recebidos nessa parceria", disse a diretora do Instituto, Edilaine Rech. (Comunicação/Prefeitura)