WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.45.03.jpeg

Uenp divulga programa cultural

e busca parceria com a Prefeitura

de Cornélio Procópio

 

O prefeito Amin Hannouche recebeu nesta quarta-feira (30) um grupo da Universidade Norte do Paraná (Uenp) ligado a atividades culturais. A visita deles foi para propor uma parceria de cooperação técnica com o município para um programa cultural voltado a atividades como eventos, projetos cursos de capacitação técnica para gestores e artistas, voltadas à comunidade interessada na cultura.

“O prefeito Amin, sempre muito acolhedor, mostrou-se bastante interessado e temos certeza que, através dessa parceria, vamos conseguir bastante êxito com isso”, disse James Rios, diretor de Cultura da Uenp, que liderou o grupo recepcionado pelo prefeito.

Um dos assuntos abordados foi sobre o Centro de Arte e Esporte Unificado - “Céu das Artes”, novo espaço que está sendo construído pela atual administração às margens do Lago São Luiz. O projeto tem por objetivo integrar no mesmo espaço, programas e atividades culturais, esportes e lazer, além da formação profissional para o mercado de trabalho.

“Um município que investe na arte e na cultura, é um município que pensa no povo. Nesta e em outras iniciativas do poder público, a universidade está à disposição para promoções conjuntas que possam ser executadas e estarem ao alcance da comunidade”, exemplificou Rios.

Adiantou que, através dessa parceria já firmada com o município, o grupo está trabalhando na organização da 7ª Mostra e Arte da Cultura Afro-brasileira. O evento está programado para novembro deste ano com participação de artistas da cidade. Será um evento online, gratuito e aberto para toda a comunidade. O diretor de Cultura do Município, Ademir Balera, também participou do encontro na prefeitura. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.21.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.21_1.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.20.jpeg

Terrenos baldios:  Sem

definição, assunto terá

nova audiência pública

em Cornélio Procópio

 

Comissão Conjunta da Câmara Municipal de Vereadores, do Executivo e do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Rural (Codur) de Cornélio Procópio participaram de audiência pública, no Centro Cultural, nesta terça-feira (29). Foi para discutir o Projeto de Lei nº 002/21 que trata da fiscalização e monitoramento sobre a limpeza de terrenos baldios área urbana do município.

Com propostas para inserção de algumas emendas ao projeto, apresentadas pelos vereadores Fernando Peppes (MDB) e Odair Matias (Cidadania), as discussões não chegaram a nenhuma definição e a audiência, que não teve participação de nenhum representante da comunidade, acabou sendo remarcada para outra data nos próximos 15 dias.

O projeto dos vereadores propõe a cobrança de multa para proprietários de terrenos mal cuidados na zona urbana no ato da infração. Pela lei em vigor, o município só pode autuar judicialmente no ano seguinte ao descumprimento. “Basicamente, nossa proposta é promover a aceleração das multas de terrenos insalubres e tornar uma cidade mais saudável”, justificou Odair Matias.

“O projeto deles é encontrar uma maneira para que o infrator seja multado no mesmo ano. A pessoa receberá uma notificação e terá o prazo de 15 dias para providenciar a limpeza do terreno. Passado esse prazo, a prefeitura fará o serviço e aplicará a multa”, disse o vice-presidente da Câmara, Rafael Hannouche (PTB).

Mais rigor - A medida, segundo ele, fará com que as pessoas deixem de sonegar o imposto, além de evitar que deixem esses terrenos abandonados à mercê de queimadas e proliferação de insetos. “Essa é a proposta deles que eu lutei bastante junto ao prefeito e ao Codur para que acontecesse por se tratar de uma lei excelente”, complementou o vereador.

A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Planejamento Econômico, Celso Marin, que também responde pelo Codur, e contou também com a participação do prefeito Amin Hannouche. Para ele, o assunto é pertinente e de interesse de toda a coletividade, considerando como oportuna sua presença para que pudesse ouvir as propostas dos vereadores sobre a questão.

“Vou torcer para que a proposta deles possa ser aprovada e transformada em lei. A partir daí, deverá ser mais uma ferramenta para que as equipes de fiscalização e arrecadação do município terão para que possam estar trabalhando de uma forma melhor”, disse Hannouche ao final das discussões. Nova audiência já está marcada para o dia 14 de julho. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rafael: Proposta excelente e vai favorecer o município na aplicação de multas aos infratores.

Avanço

Projeto vai fomentar a
inovação sustentável
em Cornélio Procópio
e região

Sistema Regional de Inovação (SRI) Procopense reúne sete municípios, lideranças, academia e entidades empresariais
O Sistema Regional de Inovação (SRI) Procopense, ação conduzida pelo Sebrae/PR, consiste em articular a interação entre uma rede de participantes para promover um ambiente favorável à inovação com foco no desenvolvimento regional. O projeto, iniciado neste mês de junho, apresenta-se como um espaço para que os agentes territoriais conheçam melhor as atividades realizadas entre si de forma a estimular a cooperação para fortalecer o ecossistema de inovação.
Inicialmente, o SRI Procopense reúne os municípios de Cornélio Procópio, Santa Mariana, Assaí, Uraí, Sertaneja, Leópolis e São Sebastiao da Amoreira, além de lideranças, representantes de colégios, universidades e entidades empresariais. O consultor do Sebrae/PR, José Romeu do Amaral Neto, explica que o objetivo do trabalho é integrar e criar sinergia entre os ativos de inovação presentes na região. “Estamos trazendo para a pauta temas de vanguarda, comprometidos com ações que promovam sustentabilidade, ciclos regenerativos e inovação aberta”, adianta.
Na lista de ativos da região estão a Incubadora de Inovações e o Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Cornélio Procópio; o Centro de Inovação em desenvolvimento na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) Campus Cornélio Procópio; a Incubadora Suntech, numa parceria entre o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo e Prefeitura de Assaí; Colégio Técnico Castro Alves; Colégio Técnico Agrícola de Santa Mariana; e Centro de Inovação da Prefeitura de Cornélio Procópio, que está em fase de implantação.
O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Cornélio Procópio, Felipe Haddad Manfio, afirma que o SRI contribuirá para a expansão das ações e a interação entre os atores do ecossistema de inovação. “Vai trazer mais visibilidade e dar tranquilidade para as empresas de fora escolherem a nossa região para desenvolver os seus negócios”, afirma. Ele aponta que, desde o início do programa de empreendedorismo e inovação na universidade, em 2003, as empresas atraídas para a região por meio do hotel tecnológico e incubadora geram em torno de 12 milhões de faturamento anual e mais de 165 empregos.
“Especialmente na pandemia ficou mais latente a importância das novas tecnologias oriundas das inovações”, lembra o diretor de relações institucionais da Uenp Campus Cornélio Procópio, Paulo Rogério Alves Brene. Para ele, a iniciativa é importante para apoiar os municípios menores, que precisam de diferencial para se destacar. “O SRI vem ao encontro da política que o campus da Uenp tem desenvolvido no sentido de interagir mais com a sociedade, na participação da qualificação profissional e também na criação de inovações”, explica.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Cornélio Procópio, Celso Marin, destaca que não dá para trabalhar a inovação isoladamente, é importante que os municípios da região se envolvam. “Quando o trabalho é feito por várias mãos a tendência é dar certo. A região tem muitos ativos e a possibilidade de interligar as ações com outras regionais, como Londrina e Jacarezinho”, analisa. De acordo com Marin, o Parque Científico e Tecnológico e o Centro de Inovação de Cornélio Procópio vão ajudar na atração de empresas de base tecnológica.
Entre os temas da pauta do SRI relacionados às inovações verdes estão a agricultura regenerativa, redução de resíduos, economia circular, mobilidade urbana, eficiência energética, práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), entre outras. Durante a pandemia, os encontros são realizados de forma online. (Comunicação/Prefeitura).
Marin: Parque Científico e Centro de Inovação como pontos de apoio

foto_norte_pioneiro_uenp_e_utfpr.jpeg

Norte Pioneiro

UTFPR e UENP traçam novo plano

de desenvolvimento para a região

Instituições apostam no Hotel Tecnológico e na incubadora de inovações

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 28, os projetos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e prefeitura de Cornélio Procópio que traçam o novo plano de desenvolvimento do Norte Pioneiro.

“A UTFPR está empenhada na criação do Parque Científico e Tecnológico de Cornélio Procópio. E a prefeitura incentiva e apoia a iniciativa de criar um empreendimento com capacidade para ampliar ainda mais o potencial das empresas do Hotel Tecnológico e na incubadora de inovações, que já apresentam resultados em nível nacional. A educação empreendedora é a chave para o futuro”, disse Romanelli.

Os cursos de graduação da UTFPR formam profissionais que desenvolvem produtos e serviços não apenas para o Brasil, mas para o mundo. “Estudantes, ao receber graduação, embarcam para outros países, onde contribuem com o desenvolvimento de tecnologia que melhoram a vida das pessoas pelo mundo afora”, reafirma Romanelli

Rede – O prefeito Amin José Hannouche (PSD) disse que as parcerias com a UTFPR e com outras universidades de ensino superior de Cornélio Procópio, como a Uenp e de empresas públicas e privadas, é importante para a promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico dos municípios do Norte Pioneiro.

Amin destaca ainda que a formação de uma rede colaborativa, com a definição de objetivos comuns, possibilita o crescimento econômico e o desenvolvimento humano de maneira significativa. “As instituições de ensino superior de Cornélio Procópio não formam apenas profissionais, mas cidadãos brasileiros, que levam o nome da nossa cidade para várias partes do Brasil e do mundo”.

“As empresas de tecnologia com sede no Norte Pioneiro são importantes justamente por absorver essa mão de obra, que depois resulta em investimento no melhor patrimônio de uma empresa, o capital humano”, ressalta o prefeito.

O diretor-geral da UTFPR em Cornélio Procópio, professor Márcio Jacometti, apresentou o plano de ação da reitoria da universidade e lideranças regionais. Jacometti defende a criação do Parque Científico e Tecnológico. “Nosso objetivo é intensificar as parcerias e a cooperação entre atores estratégicos para a geração do desenvolvimento local e regional”.

A reunião contou ainda com a participação da vice-prefeita Angélica Olchaneski (PSB); do reitor da UTFPR, professor Marcos Schiefler; do vice-reitor Heron Lima; e do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Jean-Marc Lafay. (Prefeitura/Comunicação com Tribuna do Vale)

Foto: Amin: Rede colaborativa para facilitar o crescimento e o desenvolvimento humano