foto_uarr.jpeg

foto_uar.jpeg

Covid-19

Com forte alta de casos, Saúde de

Cornélio Procópio se reorganizou

e conseguiu minimizar o colapso nos

atendimentos da doença

Com alerta máximo ligado, município transformou UPA em Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) e virou referência

Uma ampla reorganização de todo o sistema de saúde. Foi assim que Cornélio Procópio buscou soluções para o enfrentamento da Covid-19 no município. E, uma das alternativas para fazer frente à situação criada pela pandemia que se estabeleceu, foi transformar a sua UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em UAR (Unidade de Atendimento Respiratório)

A “toque de caixa”, a unidade se transformou em Central de Triagem; Hospital Dia; e Unidade de Atendimento Respiratório. Tudo isso resumido num mesmo objetivo: promover atendimento na chegada de pacientes do município com procedimentos para detecção da doença e encaminha-los para o atendimento hospitalar.

“Foi uma tomada de decisão de pura emergência que tivemos que promover devido à evolução viral da Covid-19 no município. Era a única solução que tínhamos para refrear o avanço da doença naquele momento. Hoje, graças a Deus, consideramos a escolha como uma medida acertada para enfrentamento dessa situação”, lembra o prefeito Amin Hannouche.

Referência - Instalada na Rua Atílio Bressan, na Vila Santa Terezinha (zona sul da cidade), a UAR já virou referência no atendimento emergencial de contaminação pelo novo Coronavírus. 32 pessoas, entre médicos – que atuam em sistema de escala - enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros, atendem na unidade que virou padrão no atendimento respiratório de pessoas com suspeita ou não da contaminação da doença. Antes, esse atendimento era feito somente no Posto de Saúde Central.

“Em média, os atendimentos variam de 100 a 130 pessoas por dia que chegam à unidade com os sintomas que caracterizam a doença, como tosse, febre, coriza, dor de garganta, entre outras manifestações. Consultadas, recebem uma pulseira com a cor que identifica o seu estado de acordo com os sintomas: vermelha, emergência; amarela, moderado; verde, leve e azul, levíssimo”, explica a enfermeira-chefe da unidade, Franciellen Sales.

Do total de pessoas que dão entrada para atendimento na unidade, pelo menos 40 e até 50% acabam testando positivo para a Covid-19. “Isso tem ocorrido principalmente em dias que sucedem datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo. As pessoas se reúnem, não seguem as recomendações e se contaminam. Isto, já temos constatado em vários períodos de festas, infelizmente”, lamenta Franciellen.

Hospital Dia – A unidade também mantém um sistema de atendimento onde o médico faz a avaliação na tentativa de manter o paciente na unidade o maior tempo possível evitando a sua internação. São pacientes que ainda não possuem critérios definidos para internação hospitalar, necessitando, porém, de atendimento diário para acompanhamento da sua evolução.

Os primeiros contatos para atendimentos na UAR são através do guichê. O paciente relata os sintomas e responde a um rápido questionário sobre os seus últimos contatos até seguir para a triagem. Lá, recebe a pulseira de acordo com o grau do sintoma. A vermelha identifica o seu estado como grave ou gravíssimo e indica que o paciente requer um tratamento imediato. Já a azul, é para estado moderado.

“Às vezes, as pessoas reclamam da demora, mas temos que atender de acordo a prioridade de cada um. Os casos considerados graves ou gravíssimos são encaminhados para o hospital de referência através de equipe do SAMU. Mas, tudo é feito através de nossos médicos que fazem a avaliação do paciente e o encaminham para a regulação”, concluiu a enfermeira. (Comunicação/Prefeitura)

Franciellen: Disseminação maior da doença em épocas de festas

Cornélio Procópio recebe primeiro

lote de vacinas da Pfizer contra a

Covid-19 com 1.170 doses

 

Imunizante será destinado à faixa acima de 48 anos e gestantes com comorbidades

Cornélio Procópio recebeu esta semana o primeiro lote do imunizante Pfizer contra a Covid-19. Ao todo, são 1.170 doses a serem aplicadas na população com idades acima de 48 anos, desta vez, no pátio do Colégio Militar, no final da Avenida Minas Gerais. 

Desde o início da campanha as vacinas eram aplicadas no interior do Tiro de Guerra local. A mudança de local, segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Yago Pereira, atende à prescrição da vacina desse fabricante.

“Trata-se de uma vacina diferente que não pode ter contato com a luz solar e raios ultravioletas.  Assim, seguindo essa orientação, vamos utilizar um local fechado para fazer a aplicação e evitar uma possível perda do produto”,  justificou Yago.

Como nos atendimentos anteriores, as aplicações estão marcadas para começar às 8h30h às 14h, podendo se estender dependendo da demanda. Além da faixa etária indicada, também tomam a vacina nesta sexta-feira, gestantes com comorbidades e pessoas remanescentes que foram contemplados em outros dias e não receberam a vacina.

Nesta quinta-feira (10) pela manhã, houve capacitação dos profissionais que vão atuar nesta fase do  Colégio Militar, com apoio da 18ª Regional de Saúde. A previsão é de que, na semana que vem, o município receba outras 1.170 doses desse fabricante para seguir na campanha. (Comunicação/Prefeitura)

Fotos: Capacitação aconteceu no Centro Cultural Galdino de Almeida

Cornélio Procópio registra

4 mortes e 51 novos casos

de Covid-19 em 24 horas

 

Município totaliza 6.147 confirmações e 128 mortes causadas pelo novo Coronavírus desde o início da pandemia

 

Cornélio Procópio assinala um dos piores momentos da Covid-19 desde o início da pandemia provocada pela contaminação da doença: hospitais lotados e  4 mortes em um só dia. O registro eleva o número de óbitos causados pelo novo Coronavírus para 128 desde o início da pandemia.

A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que faz o acompanhamento diário do comportamento da doença no município através de boletins publicados pelas redes sociais. Os registros vêm após um período de aproximadamente 8 dias de relativa tranquilidade. Uma das vítimas deste período é um jovem de 30 anos que se encontrava internado há mais de 15 dias.

“Perdemos três vidas, duas praticamente ao mesmo tempo. Isto nos entristece porque, uma delas era um jovem que conhecíamos desde a sua adolescência. A gente fica muito triste porque gozava de uma boa saúde até passar por esse problema”, lamentou a secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, na segunda-feira. Na madrugada de terça, aconteceu a quarta morte.

Pelo Boletim Epidemiológico divulgado na tarde desta terça-feira (08), o número de casos confirmados com a doença no município já soma 6.147. 32 pacientes encontram-se internados nos hospitais de referência, 12 deles em UTIs e o restante em enfermaria. Os casos ativos somam 554 e 225 encontram-se sob investigação. 522 pessoas estão em tratamento domiciliar. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica Olchaneski não escondeu sua tristeza pelas novas perdas no município.

 

Prefeitura e UENP se reúnem para discutir  

biossegurança do próximo vestibular da

unidade em Cornélio Procópio

 

Universidade vai manter protocolo rígido para garantir segurança aos vestibulandos

A vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, reuniu-se sexta-feira passada (04) com a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan para discutir o protocolo de biossegurança  para o Vestibular 2021. O encontro foi no gabinete da Prefeitura e também participaram o vice-reitor, Fabiano Gonçalves Costa; o coordenador de Processos Seletivos da universidade, Henrique Carnevalli, e o assessor de Gabinete da prefeitura, André Liévore.

 “Realizar o Vestibular nesse período de pandemia será um grande desafio, por isso preparamos um protocolo rígido para que possamos garantir a segurança de todos os candidatos e colaboradores durante as provas. Essa parceria com a Prefeitura é imprescindível para que possamos realizar esse trabalho”, ressaltou a reitora Fátima Padoan. A Universidade terá apoio da Polícia Militar para a fiscalização dos ambientes externos dos locais de prova, para evitar aglomerações.

A vice-prefeita destacou por sua vez a boa parceria com a UENP e garantiu apoio à universidade para realização do processo seletivo. “Falamos da logística para o local, do acesso dos vestibulandos, ambiente de prova e a maneira como tudo isso irá ocorrer no dia. Também discutimos sobre a realidade do município, das ações que estamos realizando para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Vimos com muito bons olhos a organização”, destacou Angélica. Informou  que o ofício recebido pela Prefeitura será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica para que possa realizar avaliação.

Segurança

O coordenador de Processos Seletivos da UENP acentuou que foram definidas estratégias rígidas para que a realização do processo seletivo ocorra com proteção e segurança. “O plano de contingenciamento definido pelo Comitê da UENP para o Vestibular, que segue o padrão de todas as Instituições de Ensino Superior, tem mais de 30 itens de biossegurança que respeitam normas de prevenção da disseminação do vírus”, garantiu Carnevalli.

O plano de contingenciamento conta com itens como utilização de termômetros para aferição da temperatura dos candidatos, a interdição dos bebedouros e proibição de alimentação durante a prova, organização de fila com distanciamento na entrada nos locais de prova, higienização dos ambientes, salas arejadas e sem uso de ar-condicionado e orientação para troca de máscara a cada duas horas. Também os fiscais de sala que trabalharão no dia do Vestibular farão o teste de Covid-19 dois dias antes da aplicação da prova. A íntegra do documento será publicado e divulgado em breve para conhecimento dos candidatos.

A Universidade encaminhará para o Gabinete da Prefeitura de Cornélio Procópio o Plano de Contingenciamento para o Vestibular, os dados dos locais de prova, o número de candidatos que realizarão o teste seletivo. A Universidade realizou reuniões também com os municípios de Jacarezinho e Bandeirantes, onde a universidade também mantém unidades. (Comunicação/Prefeitura, com UENP)

Foto: Providências vão garantir total segurança para o vestibular da universidade