Prefeitura anuncia horários especiais para

atendimento de mercados nas vésperas dos

feriados do Dia do Trabalho e Dia das Mães

 

Mercados e  supermercados de Cornélio Procópio terão horário especial de funcionamento nas vésperas  dos feriados comemorativos ao Dia do Trabalho e Dia das Mães. A Prefeitura do município, em comum acordo com órgãos representativos do comércio local, anunciou que vai flexibilizar o horário de atendimento para as duas datas específicas. Atende apelo dessas entidades tendo em vista essas datas significativas para o comércio.

Como este ano o dia 1º cairá no sábado, essas atividades comerciais poderão permanecer abertas das 8 às 22 horas.  A medida inclui também a véspera do Dia das Mães, sábado, dia 8, mas com horário até às 17 horas.  De acordo com o prefeito Amin Hannouche, a decisão foi tomada após ampla discussão com representes da Associação Comercial e Empresarial  local (ACECP)  e de outros segmentos não representados pela entidade.

“Houve muitas consultas até que chegássemos a essa decisão para que deliberássemos pelo funcionamento de mercados e supermercados das 8 às 22 horas que  no sábado que antecede o Dia das Mães. Isso já ficou definido e será editado um novo decreto para publicação na forma da lei”, informou o prefeito Amin Hannouche.

Já o sábado do dia 1º maio, por se tratar de um feriado nacional, permanece fechado. “Historicamente, segundo as consultas que fizemos, o comércio nunca abriu em Cornélio Procópio e, assim, este ano não será diferente, respeitando-se o feriado nacional”, complementou. Outras decisões, segundo ele, poderão ser tomadas com relação às medidas que tratam da área esportiva no município.

“No período em que a Angélica (Olchaneski) esteve à frente do Executivo, manteve reuniões com vários segmentos, tanto do esporte como atividades sociais, que vêm sofrendo desde março do ano passado, sem condições de ganhar o mínimo necessário para manter as suas necessidades. E nos trouxe os pleitos dessas discussões. Estamos estudando a possibilidade de atendê-los sem prejuízo às condições de saúde de nosso município”, adiantou o prefeito.

Foto: Amin: Decisão tomada em comum acordo com órgãos representativos

foto_assessores.jpeg

 

Amin reúne assessores para adequar

metas de campanha. Ordem é manter

a qualidade do trabalho

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, iniciou esta semana uma série de reuniões envolvendo todos os setores da administração pública de seu município. São para discutir as adequações de cada setor servindo como orientações básicas aos secretários, diretores e chefes de sessões, cargos normalmente ocupados sob regime comissionado e   que estão à frente de cada atividade do serviço público municipal.

“Nossa meta é manter a qualidade do trabalho da prefeitura em todas as frentes. Através dessas reuniões segmentadas por secretarias e, em cada uma delas, discutindo nosso plano de governo e a viabilização dos projetos nele inseridos. O objetivo maior é fazer com que cada responsável por sua pasta possa estar trabalhando até o final de nosso mandato em cima daquilo que planejamos durante a campanha eleitoral”, adiantou Amin.

Trata-se de uma revisão do planejamento de trabalho montado durante o período eleitoral, discutir o que já foi feito, pontos positivos e um norteamento seguro para os próximos anos. “É um momento de afunilarmos ainda mais esse trabalho e seguir com passos mais largos sobre aquilo que desejamos e que a população nos pediu”, complementou.

Um dos exemplos foi com as propostas feitas para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Distrito de Congonhas. Lá, as prioridades estabelecidas foram para as questões de saúde e emprego através da disponibilidade e mão de obra e atendimento eficaz pela Unidade Básica de Saúde (UBS).

Outras ações discutidas para melhoria das condições de vida da população do distrito colocadas por ele como prioridades, foram melhorias das vias com manutenção periódica do pavimento. Outras ações para o distrito foram substituição de lixeiras; manutenção de canteiros e placas de identificação de prédios públicos, entre outras. As reuniões prosseguem nesta quinta-feira com outros setores da administração. (Comunicação / Prefeitura)

 

Cornélio Procópio registra mais 3

Mortes por Covid-19. É o pior

período da pandemia no município

 

Hospitais seguem lotados e a preocupação agora é com nova variante do vírus

Cornélio Procópio viveu nesta quarta-feira (28) um dos piores momentos da pandemia. Pela manhã, em apenas 2 horas, duas pessoas morreram devido à Covid-19 no município, somando-se a uma terceira que morreu no dia anterior.   Enquanto isso, a lotação de leitos de UTI segue em praticamente 100%.

É o maior índice de baixas em um período tão curto desde o início da pandemia no município. Com isso, o total de mortes pela doença alcança 103 e traz outra preocupação: a constatação de uma nova cepa viral, descrita pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, como muito mais agressiva.

“Hoje, já temos a certeza que essa variante, denominada de P.1, já está circulante. Assim, é preciso que as pessoas fiquem alerta porque se trata de uma variante mais contagiante e muito agressiva. Pelo que temos informação, ataca geralmente as pessoas mais novas e de forma muito rápida”, descreveu a secretária.

Cura demorada

A maior preocupação, segundo ela, é que muitos jovens seguem se aglomerando e até dispensando o uso da máscara que é o principal dispositivo para evitar a contaminação. Outra constatação apontada é de que as pessoas contaminadas estão levando mais tempo para se curar, o que compromete ainda mais a disponibilidade de vagas em UTIs.

“Estatisticamente falando, em torno de 75 a 80% das pessoas que são entubadas, geralmente vão a óbito. Isto é preocupante porque o sistema, diante dessa nova constatação, pode recarregar novamente”, analisou Angélica.

Disse também que as pessoas estão adoecendo e necessitando do auxílio médico-hospitalar com maior intensidade. As vagas que têm surgido são justamente de leitos em que os pacientes morreram. Atualmente, os casos confirmados com a doença no município somam 4.223. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Equipes da saúde se preocupam com chegada da nova cepa viral

foto_reuniao_em_cwt.jpeg

 

Prefeito de Cornélio Procópio

mantém audiência com o governador 

Ratinho Júnior

Recursos para compra de equipamentos do Hospital Regional foi o principal assunto do encontro

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou para o mês que vem uma visita que fará Cornélio Procópio para conhecer as instalações do Hospital Regional que está sendo construído no município. Na manhã desta terça-feira (27), ele recebeu em seu gabinete, o prefeito e a vice-prefeita do município, respectivamente, Amin Hannouche e Angélica Olchaneski, que estavam acompanhados pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Foram para reivindicar recursos para a finalização das obras e compras de equipamentos para do hospital, estimados em aproximadamente R$ 20 milhões. “Quero ir ver pessoalmente o hospital e conhecer este espaço que tão bem atenderá nossa região norte. No mês de maio já pretendo ir para Cornélio e levar ainda mais novidades e investimentos para benefício de toda aquela região”, prometeu o governador que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Gestão compartilhada

Para o deputado Romanelli, para colocar o hospital em funcionamento, uma das soluções seria a gestão compartilhada, com opções para estadualização ou mesmo gestão filantrópica. “Trata-se de um pleito regional e, com toda a certeza, vai mudar o atendimento da qualidade da saúde de uma forma definitiva. As cirurgias eletivas vão acontecer, além da ortopedia que é um problema grave que temos na região, além de outras especialidades”, relatou.

O prefeito Amin Hannouche mostrou-se bastante confiante na conquista desse auxílio do Governo do Estado. “Sentimos nele muito interesse pelo funcionamento do hospital que vai fortalecer bastante o atendimento à saúde da nossa região”, disse. Beto Preto também falou da importância da unidade. “Como o que está construído em Toledo, terá amplas condições para receber os investimentos”, avaliou o secretário.

Além do Hospital Regional, foram abordados também assuntos relacionados à regularização fundiária, condomínio do idoso, que já está sendo construído no município e ao Colégio Willian Madi, além de investimentos para novas moradias no município.(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Encontro foi nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu