foto_unidade_de_saude.jpeg

Duas unidades de saúde retomam atendimento normal a partir de segunda-feira em Cornélio Procópio

 

Pelo menos duas unidades básicas de saúde (UBS) de Cornélio voltaram a atender com suas demandas normais nesta segunda-feira (12). De acordo com a prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, retomaram as atividades normais  para atendimento ao público as unidades  dos jardins Primavera e Fortunato Sibim, ambos situados na zona oeste da cidade.

Com a evolução da Covid-19, pelo menos quatro unidades do município tiveram que ser fechadas para o atendimento ao público em virtude, principalmente da falta gente. “Como estamos com uma equipe reduzida para as demandas da Secretaria de Saúde, acabamos tendo que utilizar servidores em outros postos e nos auxiliar nos trabalhos, principalmente na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR)”, justificou a prefeita.

Disse que a prefeitura chegou a efetuar chamamento pelo sistema de PSS (Processo Seletivo Simplificado), sem que houvesse interesse nessa disponibilidade, além de alguns servidores afastados por motivo de saúde. Assim, a solução foi utilizar  os que estavam nos postos onde as demandas diárias são menores, centralizando o atendimento em outras unidades e no Posto Central.

As unidades do Jardim Progresso e da Vila Independência ainda não retornam. “Já conversamos com as enfermeiras responsáveis e neste último, temos uma situação cujo médico retorna às suas atividades somente na segunda-feira que vem. No Progresso, a enfermeira responsável, além de auxiliar nos trabalhos da UAR e na vacinação, segue efetuando as visitas direcionadas a pacientes da área”, esclareceu.

Vacina

Vacinação contra a Covid-19 seguiu neste domingo (11), com 1.020 pessoas recebendo o imunizante. As aplicações, como vêm acontecendo desde o início, foi pelo sistema de “Drive Thru”, feitas no interior do Tiro de Guerra 05-002. A prefeita fez questão de enaltecer a espontaneidade e o esforço do pessoal que atuou no trabalho.

 “Uma equipe valorosa, formada por funcionários dispostos a colaborar. Mesmo com o sol intenso no domingo, esteve presente trabalhando e, algumas delas, até chegando a passar mal pelo forte calor”, elogiou. As aplicações no domingo tiveram que ser retardadas em uma hora, mas ninguém saiu sem receber o imunizante. A próxima faixa a receber a vacina será da faixa etária a partir de 63 anos. (Comunicação/Prefeitura)

foto_prefeita.jpeg

Prefeita de Cornélio Procópio em

exercício ainda vê a situação da

Covid-19 no município como delicada

 

Falta de leitos e insumos para tratamento da doença são as  principais carências

 

Apesar da queda de óbitos em períodos alternados, as autoridades sanitárias de Cornélio Procópio ainda veem a situação da Covid -19 como delicada no município. A falta de leitos para atendimento de pacientes com a doença ainda persiste e mantém a  taxa de ocupação estacionada em 100%  nos hospitais da cidade e da região.

A avaliação é da prefeita em exercício, Angélica Olchaneski. No momento, com a licença do prefeito Amin Hannouche para tratamento de saúde, ela está respondendo pelo Executivo. Para ela, apesar da descendência dos números nos últimos dias, a situação ainda é delicada.

“A situação segue complicada porque, além da falta de leitos, existe a dificuldade também com a falta de insumos, principalmente para as intubações e disponibilidade de anestésicos, entre outros. É preciso que as pessoas colaborem conosco no sentido de seguir as recomendações básicas para não contrair ou transmitir a doença, principalmente quanto às aglomerações”, alertou.

Apesar do relativo período de quatro dias sem óbitos na semana passada, no início desta semana as baixas voltaram a acontecer com  pelo menos 5 registros  em um ou dois dias. “Independentemente dos números estarem baixando, temos ainda muita gente internada em enfermaria e UTI. São pessoas que ainda requerem cuidados especiais neste contexto”, complementou a secretária.

O Boletim Epidemiológico diário divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde na tarde desta sexta-feira (09) indica que ainda há 8 pessoas internadas no município, 03 delas em UTIs e o restante em enfermaria. 91 casos estão sob investigação, com 124 ativos. 116 pessoas recebem tratamento domiciliar. Os casos confirmados com a doença no município já somam 3.908.(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: População deve continuar seguindo as recomendações

 

foto_creche_2.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

inicia busca pelo terreno que vai

receber a nova supercreche

 

Obra será construída com recursos do Governo Federal conseguidos através da deputada Luísa Canziani

 

A Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Cornélio Procópio já iniciou um trabalho no sentido de identificar a área que vai receber a nova supercreche que será construída no município. Recursos de aproximadamente R$ 2 milhões foram anunciados semana passada pela deputada federal Luísa Canziani (PTB), durante visita que fez ao prefeito Amin Hannouche.

Após receber a notícia transmitida pela deputada, o prefeito Amin Hannouche determinou que uma equipe da prefeitura iniciasse um trabalho no sentido de identificar a área apropriada para receber a unidade. Levará o nome da ex-primeira-dama do município, professora Mary Alcântara Hannouche, falecida em outubro de 2019.

“A creche não é só um lugar onde as crianças ficam. É a oportunidade da mãe e do pai poderem trabalhar sem se preocupar com o filho em casa. Esta sempre foi uma preocupação da minha esposa quando respondia pela Secretaria Municipal de Ação Social. Agora, com a disponibilidade desse recurso através da deputada Luísa, nossa parceira em Brasília, teremos condições de atender 100% das demandas neste segmento”, disse o prefeito Amin Hannouche.

A unidade que será construída no município terá um papel fundamental para diminuir a fila de espera por vagas em creches, com disponibilidade maior de vagas para a educação infantil. Será construída através de esforço pessoal da deputada que há tempos vem lutando para atender esse pleito encaminhado pela atual administração. (Comunicação/Prefeitura)

Câmara aprova Decreto que concede licença ao prefeito Amin Hannouche para tratamento de saúde

Em sua sessão ordinária desta semana, a Câmara de Vereadores de Cornélio  aprovou na noite terça-feira (06), o Decreto Legislativo nº 002/21, que autoriza o prefeito municipal Amin Hannouche a licenciar-se do cargo por um período de 14 dias para tratamento de saúde.

A licença, de acordo com o decreto, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara, vigora de 7  a 21 deste mês de abril. Neste período, responderá pelo Executivo, a vice-prefeita Angélica Olchaneski,  que vai conciliar o cargo com as funções de secretária municipal de Saúde.

A transmissão do cargo aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Gabinete da Prefeitura, na presença do Procurador Geral do Município, Claudio Trombini Bernardo.