Máquinas e equipamentos pesados trabalham todos os dias para recuperar as estradas rurais de Cornélio Procópio

Cornélio Procópio - O trabalho de recuperação de estradas rurais no município e Cornélio Procópio não para. Todos os dias, equipamentos, máquinas e caminhões partem pela madrugada para vários pontos críticos e outros que necessitam de reparo para a colheita desta super safra. De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos e Rurais, Aílton Dias, o prefeito Amin Hannouche está preocupado com este programa de recuperação das estradas e pediu empenho para que ele seja feito sem interrupção. Segundo o subprefeito do Distrito de Congonhas, Giancarlo Janoni, o trabalho está sendo feito nas estradas mestras, aquelas que são utilizadas por vários produtores em uma área agrícola, Em vários trechos foram feitas canaletas laterais para que a água da chuva não destrua o que está sendo feito. "Além de recuperar o leito das estradas rurais estamos também construindo valetas para a contenção da água que escorre com as chuvas, que tem sido constantes nas últimas semanas", afirmou Janoni. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiano Leite Ribeiro destacou que os produtores rurais estão satisfeitos com este programa. “Nossos produtores ficaram tanto tempo sem estas melhorias que estão vibrando com o trabalho que está sendo feito”, observou o secretário. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio - A prefeitura de Cornélio Procópio, através da Fundação Municipal de Esportes (Fecop), autarquia ligada à administração do município, está concluindo as reformas no Ginásio de Esportes João Batista Paiva Gatti, o Gatinho. O local ficou abandonado vários anos, prejudicando a pratica esportiva de centenas de moradores das imediações. Segundo o prefeito Amin Hannouche (PSDB), a recuperação daquela praça esportiva era uma reivindicação feita por dezenas de esportistas que utilizavam o local para jogar futebol e outros esportes. "Além de atender a grande demanda dos esportistas, o Ginásio de Esportes Gatinho também pode ser utilizado para competições oficiais locais e regionais. O esporte, como vários setores da nossa comunidade, precisa de incentivo e apoio", disse o prefeito. Para o presidente da Fecop, Carlos Bonfim, as reformas estão praticamente concluídas, faltando apenas alguns pequenos detalhes. "Vamos entregar este ginásio para a comunidade pronto para a prática de vários esportes. Nosso agradecimento ao prefeito Amin Hannouche pelo apoio nesta obra", concluiu Bonfim. (Comunicação/Prefeitura)

Entre os destaques, muita música ambiente, barracas com comidas típicas e artesanatos

Cornélio Procópio – Está previsto para esta terça-feira, a partir das 18 horas, na Praça Botafogo, no centro da cidade, a realização de mais uma edição da Feira da Lua. A promoção é da secretaria de Cultura da Prefeitura de Cornélio Procópio. O evento deverá reunir centenas de famílias e visitantes para degustar inúmeras iguarias nas barracas instaladas ao longo da praça. Segundo o Diretor de Cultura, Nelson Catucci, a Feira da Lua está sendo gradativamente incrementada em cada edição. “Estamos resgatando esta modalidade de feira que inclusive foi criada na segunda gestão do prefeito Amin Hannouche e que ao longo dos últimos anos ficou em segundo plano pelas autoridades”, afirmou Catucci. Ele agradeceu a todos os colaboradores da prefeitura e da direção da Feira que vem realizando com sucesso, todas as edições anteriores. O Diretor de Cultura ressaltou ainda que durante a Feira, as famílias e os feirantes podem desfrutar de música ao vivo, barracas com inúmeras opções de alimentos, parquinho para as crianças e muita animação. (Comunicação/Prefeitura) (Fotos/Divulgação)

Com o tema Lixo: Problema nosso de cada dia, evento premiou alunos de escolas municipais, estaduais e particulares

Cornélio Procópio - Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino foram premiados, esta semana, no 1º Concurso Educação Ambiental para a Coleta de Resíduos Sólidos. A cerimônia foi realizada no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e contou com a presença de representes da Sanepar, Prefeitura de Cornélio Procópio, Martins Engenharia, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, organizadores do concurso. O evento foi aberto pelo Gestor de Educação Ambiental da Sanepar em Londrina, Wagner Luiz Kreling. Ele explicou que o concurso encerrou o Curso de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva, realizada realizado no ano passado e que contou com a participação de 90% dos professores da rede Municipal e Estadual de Ensino.
A representante do Núcleo Regional de Educação, Rosa Maria Campos enalteceu a iniciativa observando que o curso e o concurso contribuíram para despertar nas crianças, jovens e adultos, o interesse pelo tema. A secretária municipal de Educação, professora Maria Lídia Funari representou o prefeito Amin Hannouche na premiação. Ela agradeceu a parceria entre o poder Executivo e as entidades envolvidas no tema. "Em nome do prefeito Amin Hannouche, queremos agradecer a todos que participaram de programa, fundamental para a Educação Ambiental em nosso município", disse. O Chefe Regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Lozano Leonel também destacou a iniciativa da estatal e da participação das entidades envolvidas.

Objetivos

O Curso de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva teve como objetivo incentivar ações educativas através das redes de ensino Estadual, Municipal e Particular que visem a solução de problemas relacionados a falta de sensibilização da comunidade procopense para a sua correta e efetiva participação na segregação de materiais recicláveis através do trabalho de coleta seletiva e destinação correta dos resíduos; Criar uma cultura responsável junto à comunidade diminuindo a quantidade de resíduos gerados e reafirmando a importância da separação dos resíduos, coleta, destinação e reciclagem com apoio da educação; Divulgar o trabalho de coleta seletiva realizado no município, bem como sua destinação correta através dos programas desenvolvidos pela Sanepar e Associação de Recicladores de Cornélio Procópio; e promover a longevidade técnica e a utilização racional do Aterro Sanitário de Cornélio Procópio.

Premiados

Durante a solenidade foram premiadas 13 categorias relacionadas ao concurso Educação Ambiental para a Coleta Seletiva de Resíduos sólidos. Receberam os prêmios os alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares. Na categoria Desenho foram premiadas Tainá de Andrade da Silva, da Escola Municipal Nilson Ribas e a professora Marya Crhistina Generoso e Matheus Henrique Marcelino do Nascimento da escola Átila Silveira Brasil e a professora Helena Margarida Santos. Na categoria Desenho e Frase a aluna da Escola Municipal Padre Antonio Lock, Emily Lopes, acompanhada da professora Sandra Regina Calandro Lopes. Categoria Poesia de forma manuscrita, Luana Antunes Cardoso da escola Municipal Acyr Ivo Carazzai e a professora Fabiana Tonlovtch Pafume. Categoria Elaboração de Cartaz, João Batista da Escola Municipal Lourenço Filho e a professora Ana Cristina de Souza. Fotografia Original, Imagem sobre o tema e produção de slogan , Nicole Silva Bazan de Carvalho do Colégio Nossa Senhora do Rosário e o professor Alessandro Bressan Godoy. Fotografia Original e slogan do tema, Maria Eduardo Dantas do Colégio Suzana Wesley e o professor Plínio Andrade. Registro em Fotografia e slogan do tema, Alessandro Pereira de Franca e a professora Wilma Aparecida Landgraf. Produção de Jingles, Gabriela Xavier, Heloísa Guilherme e Mylena Cicareli, do Colégio Água Master e a professora Renata Xavier. Produção de Jingles do tema, Matheus Henrique Silva Ambrósio, Gleidson Rodrigues de Oliveira e Carlos Eduardo Luquini do CEEBJA e a professora Selma Rodrigues Druzini; e Desenho na categoria Escola Especial, André Aparecido da Silva da Escola Municipal Procopense e a professora Anézia Xavier Claudino. (Texto e Fotos - Comunicação/Prefeitura)