foto_3.jpeg

Cornélio Procópio segue decreto do Governo

Estadual e libera uso da máscara em locais fechados

 

     O município de Cornélio Procópio, através de decreto nº 867/2022, assinado pelo prefeito Amin Hannouche, libera a população do uso de máscara em locais fechados. A decisão segue decreto publicado nesta terça-feira (29) pelo Governo Estadual que torna facultativo o uso de máscara em ambientes fechados, dispensando a proteção facial contra a Covid-19, que deixa de ser obrigatória.

     “Estamos mais uma vez acatando a decisão do governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, que entendeu que o momento é oportuno para liberar a sua obrigatoriedade. Claro que os que preferirem seguir utilizando a máscara, têm toda a liberdade em fazê-lo, seja em ambiente fechado ou aberto. Estamos também seguindo o exemplo de outras cidades, como Londrina, por exemplo, que mantêm  as orientações do governo”, informou o prefeito.

     A decisão, de acordo com ele,  foi tomada seguindo as  orientações dos profissionais da equipe de saúde da prefeitura, contribuindo para que o município seguisse mais uma vez a medida tomada pelo governador Ratinho Júnior. “Reforço que é uma medida tomada neste momento o que não impede, caso haja a necessidade, de revermos essa posição e tomar atitude diferente se a situação da doença  voltar a se agravar”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)

foto_limpeza_1.jpeg

foto_limpeza_2.jpeg

foto_limpeza_3.jpeg

Em Cornélio Procópio, projeto “Limpeza nos Bairros”

alcança bairros da zona oeste da cidade

 

     Um verdadeiro mutirão de limpeza, envolvendo homens e máquinas integra o projeto “Limpeza nos Bairros”, promovido pela Prefeitura de Cornélio Procópio. Dele participam as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambientes e Agricultura, entre outros setores, visando promover uma melhor qualidade de vida para a população. Nele, segue também o projeto LED, operacionalizado através de indicação do vereador Rafael Hannouche (PTB)

     A ação envolve diversos tipos de trabalho entre limpeza de terrenos, poda de árvores, substituição da iluminação pública, e desentupimento de bueiros, como explica Luiz Aleixo, subprefeito de Congonhas e um dos coordenadores dessas tarefas. “Esse serviço começou na segunda-feira, no conjunto Fortunato Sibin, se estenderá por toda a semana. Na sexta-feira, já deveremos estar concluindo esse trabalho no bairro, passando para outras áreas”, detalha Aleixo.

     Segundo ele, após o Fortunato Sibin, o trabalho se estenderá a outros bairros daquela área ao longo da Rodovia PR-160, como Ayrton Senna; Vale das Margaridas; Santa Rosa; Padre Paulo Broda e Jardim Santa Rosa I e II. Além dos serviços citados, consta do cronograma de obras naquela área a substituição da iluminação pública da pista por lâmpadas de LED. O novo processo vem sendo aplicado em todas as vias urbanas do município. (Comunicação/Prefeitura)

foto_linha_ferrea.jpeg

foto_lixo_linha_ferrea.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

notifica concessionária por

descaso na via férrea

 

     Mato e lixo na linha que corta a cidade favorecem a

     proliferação de vetores nocivos à saúde, aponta o documento

 

     A Prefeitura de Cornélio Procópio enviou notificação extrajudicial à Rumo Logística para que providencie os cuidados de limpeza em sua área de domínio na zona urbana do município. Na via férrea que corta a cidade de leste a oeste num trecho de aproximadamente 15 quilômetros, sob concessão e responsabilidade da empresa, além de lixo espalhado ao lado dos trilhos, há também mato em vários pontos o que favorece a proliferação de insetos vetores de doenças.

     O documento foi enviado à diretoria administrativa da concessionária com cópia para o Ministério Público. Nele, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), aponta que a faixa de seu domínio, em toda a extensão do perímetro urbano, não tem recebido os cuidados necessários com limpeza, o que representa perigo quanto à proliferação de doença.

     No documento cita o artigo n° 196 da Constituição Federal. Nele, indica que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução de risco de doença e de outros agravos e acesso universal às ações e serviços para sua promoção, de modo a erradicar o perigo de proliferação de doenças”, destaca trecho do ofício enviado à concessionária.

     No documento, o município pede as providências necessárias, de forma periódica e sistemática, para auxiliá-lo no combate às doenças. O descaso é visível em diversos pontos da extensão da via. Ao longo desse trecho, além de lixo doméstico, há também materiais descartados como calçados velhos, peças de armários, garrafas fazias e até carcaças de TVs descartados no capim ao lado da via. (Comunicação/Prefeitura)

foto_angelica_2.jpeg

Cornélio Procópio decreta situação de

emergência por causa das fortes

chuvas da noite de sexta-feira passada

     Os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram na noite de sexta-feira passada em Cornélio Procópio levaram a administração pública municipal a decretar situação de emergência no município. O anúncio foi feito pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski no final da tarde de sexta-feira, tendo em vista os prejuízos causados em diversos pontos da cidade, com queda de muros em diversos pontos e residências invadidas pelas águas com muitas famílias tendo que abandonar suas casas. O decreto foi assinado após ampla avaliação pela Defesa Civil Municipal.

     “É um decreto que nos dá uma condição diferenciada até para aquisição de materiais que tivermos que comprar. Assim, a administração entra em um módulo administrativo exclusivo para atender a esta situação”, explicou. Condições, segundo ela, para acelerar as ações da administração para fazer frente à situação de emergência como a busca de recursos dos governos federal e estadual e a aquisição direta de materiais sem a necessidade de licitação para atender às demandas provocadas pelo forte evento climático, auxiliando as famílias prejudicadas.

Trabalhos continuam

     A Prefeitura do município, por meio das secretarias de Obras, Planejamento, Serviços Urbanos e Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando desde a última sexta-feira, quando aconteceu a mais volumosa chuva dos últimos anos no município, com o trabalho de limpeza de vias públicas e residências prejudicadas pelas águas. As equipes atuam em vários setores que foram comprometidos com a força das águas, desobstruindo bocas-de-lobo, removendo terra e outras providências.

     O Prefeito Amin Hannouche, tão logo tomou conhecimento dos danos provocados pela força das águas, determinou que as equipes atuassem no sentido de ajudar os munícipes mais afetados. Desde a madrugada de sexta-feira (25), as equipes trabalharam incessantemente para auxiliar famílias afetadas pelo fenômeno. No sábado, com suporte da Defesa Civil, um dos trabalhos se concentrou na Vila São Pedro, um dos pontos que sofreram com o impacto das águas. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Módulo exclusivo para atender a situação