b9d06d10-b604-460b-a5ba-f6468379642d.jpg

301b72af-3eb6-44fd-8939-b2955b8bf3de.jpg

Cornélio Procópio se une à luta contra o câncer de mama com a campanha Outubro Rosa Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo? A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura. Com esse objetivo, a vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, através da Secretaria de Saúde convida todas as mulheres para participarem da jornada Outubro Rosa. Esta é uma campanha mundial que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde das mamas.

APOIO

A Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo que irá administrar o Hospital Regional em conjunto com a empresa JM Diagnóstico por imagem e a Secretaria de Saúde de Cornelio Procópio estarão disponibilizando o Ônibus da Saúde em prol da campanha "Outubro Rosa".

LOCAL

No Centro de Eventos, as participantes e suas famílias serão recebidas para passar por um dia agradável e consciente. As mulheres poderão realizar exames preventivos, receber orientações médicas, participar de ações educativas, além de desfrutar de atividades culturais e recreativas. O atendimento vai acontecer a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, das 14h às 20h, no Centro de Eventos. Esta é uma oportunidade imperdível para cuidar da sua saúde e da sua autoestima. Além disso, durante o mês de outubro, a Prefeitura de Cornélio Procópio também vai promover ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Fique atenta à programação e participe! Outubro Rosa: um mês para celebrar a vida e a beleza das mulheres. O atendimento vai ser realizado até domingo dia 29/10 das 14h às 20h, no Centro de Eventos de Cornélio Procópio. Junte-se a nós nesta importante causa!

UTI_MOVEL.png

Uma grande conquista para a saúde de Cornélio Procópio foi anunciada pela Prefeitura. O Prefeito Amin Hannouche e a Vice-Prefeita Angélica Olchaneski receberam a autorização para comprar uma ambulância UTI 4X4. O veículo foi obtido pelo vereador Cristiano Leite Ribeiro com o apoio do deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Segundo o vereador Cristiano Leite Ribeiro, o pedido foi feito há alguns meses por produtores rurais. “O Sindirural de Cornélio Procópio me trouxe a demanda e eu vi a importância dessa solicitação, então levei ao Deputado Romanelli que reconheceu a necessidade da cidade ter uma UTI para atender tanto a área urbana quanto a rural do município”, Disse Cristiano

O veículo tem como objetivo socorrer emergências em locais de difícil acesso, como um acidente na zona rural ou mesmo em situações de calamidades climáticas. É a primeira UTI - MÓVEL 4X4 liberada pelo Governo do Estado do Paraná.

9dbf9f8c-0ac2-4992-ae5d-998ee8c89858.jpg

A cidade de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, está sofrendo com a extinção de algumas linhas de ônibus interestaduais que ligavam o município a outros estados. A medida foi tomada pela empresa Viação Garcia, que foi vendida para o Grupo Brasil Sul, como forma de contenção de despesas.

Entre as linhas extintas, estão duas importantes rotas que conectavam Cornélio Procópio à capital paulista, São Paulo. Essa situação prejudica os moradores da cidade que dependem do transporte rodoviário de passageiros para viagens a trabalho, estudo ou lazer.

Diante desse problema, a Prefeitura de Cornélio Procópio está empenhada em buscar uma solução que atenda aos procopenses. O prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski estão realizando tratativas junto da empresa, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nos últimos 20 dias.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Cornélio Procópio, Jeison Arenhart, também tem somado forças junto da Prefeitura para que a cidade volte a contar com o atendimento com transporte rodoviário de passageiros. O secretário de desenvolvimento, Celso Marin, está mantendo contato diariamente com os órgãos responsáveis para que seja dada uma solução o mais rápido possível.

A Prefeitura de Cornélio Procópio trabalha para tornar a cidade melhor a todos os procopenses.

d50dcca2-049f-4034-ab89-fcbccd396e7f.jpg

O Senac é um dos apoiadores da 1ª Festa Gastronômica de Cornélio Procópio. O evento, promovido pela Prefeitura e com apoio cultural da Coopermota, acontecerá no Espaço Cultural da cidade, nos dias 27, 28 e 29 de outubro. Um dos destaques da feita será a eleição do Prato do Ano de 2023, uma oportunidade de valorizar a culinária local e regional.

O Senac, referência em gastronomia, auxiliou na organização e normas do concurso e também participará do julgamento final. A receita inscrita deveria conter, obrigatoriamente, a tilápia como proteína e, no mínimo, um tipo de tubérculo ou raízes tuberosas oriundas da região de Cornélio Procópio. Puderam participar empresas do ramo hoteleiro, restaurantes e similares, e também pessoas físicas.

“Ficamos muito felizes com o convite da Prefeitura para apoiá-los na execução e organização do concurso do Prato do Ano de 2023. É uma forma de estimular, não só pessoas jurídicas, restaurantes, bares e lanchonetes, mas qualquer pessoa da comunidade procopense que gosta de culinária”, afirmou a gerente do Senac Cornélio Procópio, Patricia Ferraz Pedroso Bermudes.

Na primeira etapa do concurso, foram selecionadas cinco receitas. Os autores participaram de um workshop gratuito sobre segurança dos alimentos, ofertado pelo Senac nesta segunda-feira (16/10).

No dia 28/10, durante a Festa Gastronômica, os pratos dos cinco finalistas serão avaliados e o primeiro lugar, além de premiação, será escolhido referência gastronômica do município nos próximos 12 meses.