foto_encontro_da_pessoa_idosa.jpeg

Encontro em Cornélio Procópio vai

discutir cuidados com a pessoa idosa

 

     Cornélio Procópio será sede este ano do IV Encontro Estadual da Pessoa Idosa. O evento será realizado de 18 a 20 de abril e este ano terá como tema “Saúde Física e Mental – Desafios Pós-pandemia”. Será voltado à geração de qualidade de vida do idoso por meios de diversas atividades, entre elas, palestras, apresentações artísticas e esporte.

     O projeto nasceu em 2017 com o apoio total da administração municipal, através do Prefeito Amin e a vice-prefeita e secretária de saúde, Angélica Olchaneski. O objetivo é de oferecer aos participantes entretenimento e a oportunidade da troca experiências em benefício dos serviços que são oferecidos à população na área de saúde. O evento conta com o apoio da Faccrei e Fecop.

     “Foram eles que nos incentivaram a realizar o evento aqui como forma de promover a prevenção à saúde, criando atividades que envolvessem nossos idoso. Entre elas, as que os tirasse do isolamento social, embora tivéssemos que por um tempo pedir esse mesmo isolamento por conta da Covid-19. Mas, a proposta sempre foi de agregar nossos grupos de atividades”, explicou Júlio César Sales (Mumu), integrante do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (Nasf).

     Implantado no município há 8 anos, o grupo tem desenvolvido trabalhos em vários locais, com atividades estendidas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas inseridas nesse segmento, promovendo a saúde integral, física e mental.

     O trabalho é desenvolvido através de profissionais atividades multifuncionais com profissionais das áreas de fisioterapia, nutricionismo e educação física. Cada uma dessas equipes desenvolve trabalhos específicos de sua área e, sempre que possível, promovendo os demais profissionais da equipe, para um atendimento amplo, funcional e resolutivo para o participante.

Programa

     De acordo com a programação montada pela organização do evento, as atividades serão iniciadas a partir das 9 horas do dia 18, como mostra o quadro abaixo:

Dia                              Horário                               Atividades

18/04                       Das 9 às 17h                        Jogos Adaptados

18/04                       Às 19h               Abertura, no Centro Cultural

19/04                       Das 8 às 17h     Jogos Adaptados - quadras do         Ruy Barbosa e Jardim Panorama.

19/04                       Às 19h                             Show de talentos da maturidade, no Centro Cultural, com apresentação do Coral       da

Catedral Cristo Rei.

20/04                       Das 8 às 10h                                 Jogos Finais

                               10h30 Encerramento da Quadra Ruy Barbosa

(Comunicação/Prefeitura)

c454888b-2427-4f62-9d75-b1e0a405e0d3.jpg

f9aa6a5c-19ef-40ab-aaa8-3d3db83cf553.jpg

Cornélio Procópio recebe doação de

 livros feita pela família de advogado

 que faleceu recentemente

 

Acervo literário deixado pelo Dr. Nelson Borges tem mais de 200 volumes e ficará exposto na Biblioteca Cidadã

     O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu com alegria a doação de uma grande quantidade de livros feita pela família do professor, escritor e advogado Nelson Borges, que faleceu recentemente aos 86 anos de idade. Figura bastante conhecida na sociedade, Borges, durante toda sua vida, sempre buscou o conhecimento, colecionando um valioso acervo literário.

     As obras doadas ao patrimônio cultural do município contêm livros de direito em diversos ramos, literatura, enciclopédias, coleções de matemática e de história geral, entre outros.  Serão utilizados na Biblioteca Cidadã, somando-se a outras obras que integram as coleções do gênero da biblioteca situada no interior da antiga rodoviária, área central da cidade.

     “Um verdadeiro presente deixado por esse colega advogado e nosso particular amigo que infelizmente nos deixou. Um profissional exemplar que, ao longo de sua vida, atuou com brilhantismo em áreas tão importantes para a sociedade. Agradecemos de coração por essa valiosa doação feita por sua família. Um material que certamente vai enriquecer ainda mais o acervo do município”, enalteceu Hannouche.

     O material foi recebido pelo diretor de Administração, Vanildo Sotero, que, em companhia do chefe de Divisão, Jhonatan Botelho, o encaminhou à biblioteca. “Uma doação importante para o município. Sabemos da importância da leitura e da pesquisa para as várias atividades  da sociedade. Com ela, o nosso acervo estará mais completo”, ressaltou Sotero. As obras já estão à disposição da comunidade para consultas.

Carreira de Sucesso

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Nelson Borges teve uma carreira profissional das mais brilhantes. Entre suas habilitações estão Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Universidade de Coimbra; Mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina; e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Concluiu também pós-doutorado pela UFPR; Professor de Direito Civil na Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI); Professor de Direito Civil no Curso de Pós-Graduação da Faculdade Dom Bosco; ex-professor de Direito Civil, dessa Faculdade de Cornélio Procópio.

Também atuou como professor Adjunto da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (UENP); da Faculdade de Direito da Universidade de Marília (UNIMAR) e da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atuou como professor universitário desde o ano de 1983, entre outras atividades. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Dr. Nelson Borges: legado literário dos mais notáveis

 

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.45.28.jpeg

Solenidade de inauguração de nova

sede da Defensoria Pública reúne

autoridades em Cornélio Procópio

     O prefeito Amin Hannouche participou, na manhã desta sexta-feira (08) da inauguração oficial  da nova sede da Defensoria Pública Estadual em Cornélio Procópio. Entre outras autoridades,  a solenidade teve as presenças do Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino , e do deputado estadual Luís Cláudio Romanelli (PSD). A nova sede da DPE fica na Avenida Santos Dumont,  ao lado do prédio do fórum.. 

     O Defensor Público-Geral ressaltou que a nova sede é mais moderna e ampla, para propiciar atendimento de mais qualidade. “Garantimos mais conforto para que nossas equipes possam desenvolver o seu trabalho. Cornélio Procópio é uma cidade que muito orgulha a Defensoria do Paraná, com altíssimo número de atendimentos em diversas áreas. É uma forma de reconhecimento e respeito à população”, afirmou.

     Ressaltou que o órgão presta atendimento em diversas áreas, notadamente nas questões que envolvem famílias, além de outros projetos. Adiantou que há planos para expandir os atendimentos para toda a região do norte pioneiro. Disse também que, no período de pandemia, o órgão teve que criar outras alternativas para atender a demanda com atendimentos virtuais. Agora, segundo ele, com o atendimento presencial, fica mais fácil. Atuam na Defensoria local, as defensoras Talita Devons Faleiros e Aline Valério Bastos. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-04-07_at_16.29.53.jpeg

Assistência Social de Cornélio

Procópio recebe nova doação para

atender famílias carentes

 

     O secretário municipal de Assistência Social de Cornélio Procópio, Ubirajara Nicolau Fraiz (Bira), anunciou hoje o recebimento de doação de alimentos para auxiliar no programa de assistência permanente da sua pasta. A doação partiu do Projeto de Extensão da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR), Equipe Rocket de Foguetemotelismo.

     Composta de diversos tipos de alimentos de primeira necessidade,  a arrecadação alcançou mais de meia tonelada e será distribuída  às pessoas do município mais afetadas pela ação da pandemia. “É outro grande auxílio recebemos e terá um efeito dos mais importantes para somar ao estoque que já mantemos para esse fim. É uma maneira de nos ajudar a atender essas famílias”, afirmou Bira.

     Disse que o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social  é uma das grandes preocupações da Prefeitura, através do prefeito Amin Hannouche, já que, com a chegada da pandemia, o número de pessoas necessitadas praticamente dobrou. Assim, além dos programas de atendimento mantidos por sua secretaria, doações como esta, fortalece ainda mais esse processo. (Comunicação/Prefeitura)