foto_linha_ferrea.jpeg

foto_lixo_linha_ferrea.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

notifica concessionária por

descaso na via férrea

 

     Mato e lixo na linha que corta a cidade favorecem a

     proliferação de vetores nocivos à saúde, aponta o documento

 

     A Prefeitura de Cornélio Procópio enviou notificação extrajudicial à Rumo Logística para que providencie os cuidados de limpeza em sua área de domínio na zona urbana do município. Na via férrea que corta a cidade de leste a oeste num trecho de aproximadamente 15 quilômetros, sob concessão e responsabilidade da empresa, além de lixo espalhado ao lado dos trilhos, há também mato em vários pontos o que favorece a proliferação de insetos vetores de doenças.

     O documento foi enviado à diretoria administrativa da concessionária com cópia para o Ministério Público. Nele, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), aponta que a faixa de seu domínio, em toda a extensão do perímetro urbano, não tem recebido os cuidados necessários com limpeza, o que representa perigo quanto à proliferação de doença.

     No documento cita o artigo n° 196 da Constituição Federal. Nele, indica que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução de risco de doença e de outros agravos e acesso universal às ações e serviços para sua promoção, de modo a erradicar o perigo de proliferação de doenças”, destaca trecho do ofício enviado à concessionária.

     No documento, o município pede as providências necessárias, de forma periódica e sistemática, para auxiliá-lo no combate às doenças. O descaso é visível em diversos pontos da extensão da via. Ao longo desse trecho, além de lixo doméstico, há também materiais descartados como calçados velhos, peças de armários, garrafas fazias e até carcaças de TVs descartados no capim ao lado da via. (Comunicação/Prefeitura)

foto_angelica_2.jpeg

Cornélio Procópio decreta situação de

emergência por causa das fortes

chuvas da noite de sexta-feira passada

     Os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram na noite de sexta-feira passada em Cornélio Procópio levaram a administração pública municipal a decretar situação de emergência no município. O anúncio foi feito pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski no final da tarde de sexta-feira, tendo em vista os prejuízos causados em diversos pontos da cidade, com queda de muros em diversos pontos e residências invadidas pelas águas com muitas famílias tendo que abandonar suas casas. O decreto foi assinado após ampla avaliação pela Defesa Civil Municipal.

     “É um decreto que nos dá uma condição diferenciada até para aquisição de materiais que tivermos que comprar. Assim, a administração entra em um módulo administrativo exclusivo para atender a esta situação”, explicou. Condições, segundo ela, para acelerar as ações da administração para fazer frente à situação de emergência como a busca de recursos dos governos federal e estadual e a aquisição direta de materiais sem a necessidade de licitação para atender às demandas provocadas pelo forte evento climático, auxiliando as famílias prejudicadas.

Trabalhos continuam

     A Prefeitura do município, por meio das secretarias de Obras, Planejamento, Serviços Urbanos e Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando desde a última sexta-feira, quando aconteceu a mais volumosa chuva dos últimos anos no município, com o trabalho de limpeza de vias públicas e residências prejudicadas pelas águas. As equipes atuam em vários setores que foram comprometidos com a força das águas, desobstruindo bocas-de-lobo, removendo terra e outras providências.

     O Prefeito Amin Hannouche, tão logo tomou conhecimento dos danos provocados pela força das águas, determinou que as equipes atuassem no sentido de ajudar os munícipes mais afetados. Desde a madrugada de sexta-feira (25), as equipes trabalharam incessantemente para auxiliar famílias afetadas pelo fenômeno. No sábado, com suporte da Defesa Civil, um dos trabalhos se concentrou na Vila São Pedro, um dos pontos que sofreram com o impacto das águas. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Módulo exclusivo para atender a situação

foto_angelica.jpeg

foto_centro_cultural.jpeg

Secretaria de Saúde se reúne para focar em humanização no atendimento

     A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio realizou uma reunião na última sexta-feira, dia 24, com todos os servidores da pasta. Coordenada pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, teve como objetivo reiterar para que os atendimentos aos munícipes sejam humanizados, sem deixar de acolher a todos que procuram pelos seus serviços.

     “Um dos principais objetivos é para encontrar soluções, prestar suporte ao paciente, seus familiares e acompanhantes, no sentido de esclarecer dúvidas, oferecer alternativas e buscar a sua satisfação. O que não pode acontecer é deixar que as pessoas fiquem sem o atendimento”, orientou a secretária durante o encontro.

     Disse que, no momento, o trabalho estará concentrado em ações como filas de pedidos de exames de ressonância e tomografia. É que, nos últimos 2 anos, os pedidos desses exames registraram um aumento bastante expressivo do número de pessoas aguardando pelos procedimentos. E a prioridade no momento é focar nesses atendimentos.

     “O que estamos fazendo agora é um verdadeiro mutirão, como fizemos há dois anos, no sentido de zerar essa fila. A meta é colocá-la em uma situação de equilíbrio para que possamos seguir trabalhando com a demanda do mês”, indicou Angélica.

     Informou que, somente na última quinta-feira, foram liberadas pela pasta mais de 90 ressonâncias e 70 tomografias com agendamentos e horários marcados para que as pessoas se dirijam à Santa Casa. “É uma ação importante porque se trata de exames caros e nossa meta é zerar essa fila até semana que vem”, projetou. O encontro foi no Centro Cultural Galdino de Almeida. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Trabalho para conseguir uma situação de equilíbrio

foto_quadra_vila_america_1.jpeg

foto_quadra_vila_america_2.jpeg

foto_quadra_vila_america_3.jpeg

foto_quadra_vila_america_4.jpeg

Quadra de Esportes da Vila América

é alvo de vandalismo e furto

     No início da manhã desta terça-feira (22), servidores da prefeitura de Cornélio Procópio responsáveis pelas obras de melhorias da quadra de esportes da Vila América se depararam com a situação ao chegarem ao local: Arrombamento e depredação dos banheiros do ginásio ainda em fase de acabamento.

     Além de levar a telha retirada para acesso ao local, furtaram torneiras e outros objetos e ainda provocaram pichações pelas paredes. “Infelizmente, os atos de vandalismo continuam. Aqui, como já havíamos colocado a iluminação, houve o furto de toda a fiação e levaram até a caixa d’água. Com muito esforço e sacrifício, conseguimos colocar outra caixa e restaurar a iluminação. E agora, infelizmente, acontece isto”, lamentou o diretor da Fecop, Valdir Bueno.

Ato Recorrente

     A quadra da Vila América é uma das que vêm sendo reformadas pela prefeitura. E os furtos, segundo ele, têm acontecido também e outras quadras reformadas, como a do Jardim Bandeirantes, inaugurada recentemente. Inauguramos a quadra e a iluminação não durou 15 dias porque teve alguém que foi lá e retirou toda a fiação e tivemos que refazer o trabalho”, exemplificou.

     Depois de receber ampla cobertura pela atual administração, a quadra da Vila América se transformou em uma das principais praças de esportes do município. Além de sediar competições promovidas pela Fundação de Esportes (Fecop) também serve às atividades esportivas do bairro e à prática de educação física dos alunos do Colégio Militar André Seugling.

     Ao tomar conhecimento do acontecido, o prefeito Amin Hannouche lamentou que ainda existam pessoas que provocam esse tipo de ação. “Furtam, danificam e provocam prejuízo para um patrimônio que é da própria população”, lamentou o prefeito, pedindo a colaboração da comunidade para que situações como essa não se repitam.

     Depredar patrimônio público é crime e acaba atingindo toda a população. Além de trazer prejuízos ao erário, impossibilita que as pessoas possam utilizar espaços de entretenimento e bem-estar como é o caso desta quadra que sofreu as depredações.

(Comunicação/Prefeitura)

Fotos: Bueno: Furtos vêm acontecendo em outras quadras