foto_novo_decreto_1.jpeg

foto_novo_decreto_2.jpeg

Covid-19

Cornélio Procópio vai seguir o

novo decreto do Governo do Estado

para enfrentamento da doença

 

Ente as principais medidas estão a volta do toque de recolher e fechamento total do comércio aos domingos

 

O prefeito Amin Hannouche informou no começo da manhã desta terça-feira (18) que Cornélio Procópio retoma medidas obrigatórias de enfrentamento de emergência de saúde pública decorrentes da pandemia da Covid-19. Vai seguir na íntegra o Decreto nº 7.672/21 do Governo do Estado, publicado nesta segunda-feira (17), que amplia as medidas restritivas.

Assim, todo tipo de comércio e de atividades não essenciais deixam de funcionar novamente aos domingos. Isso se aplica a restaurantes, academias e comércio em geral. Nos outros dias da semana poderão abrir ao público das 10h às 22h com 50% de ocupação. Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento na modalidade delivery, inclusive os supermercados que voltam a fechar no domingo.

“Infelizmente, os números voltaram a se elevar em todo o Estado. É uma situação generalizada e há a recomendação para que todos os municípios cumpram estritamente todas as determinações impostas pelo Governo do Estado para o bem da população”, disse o prefeito Amin Hannouche, após participar de videoconferência com todos os dirigentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Entre as medidas mais rígidas estão as que já haviam sido editadas em decretos municipais anteriores, como as que retomam o toque de recolher e o fechamento total do comércio aos domingos. “Infelizmente, o momento é crítico e os números voltaram a crescer de forma muito rápida. Isto faz com que tenhamos que assumir neste momento esta responsabilidade de acatar a determinação do governo estadual”, avaliou o prefeito.

Informou que o município não vai aplicar nenhuma outra medida restritiva, mas seguir à risca as que foram determinadas pelo Estado. “São medidas que o governador Ratinho Júnior e o secretário de Saúde, Beto Preto, nos orientam neste momento porque eles têm números precisos com relação a esta nova onda que está acontecendo em razão da variação das novas cepas do Coronavírus afetando a todos os paranaenses”, concluiu Amin. (Comunicação / Prefeitura)

Foto: Prefeito Amin Hannouche: “O momento é crítico e os números voltaram a crescer”.

CNl2018PRE_BUEIROS_1.jpg

“Bueiros inteligentes”

 

Prefeitura de Cornélio Procópio vai

implantar a indicação aprovada

pelo Legislativo

 

Sistema vai gerar economia e minimizar entupimentos causados pelas chuvas

A Câmara de Vereadores de Cornélio Procópio aprovou indicação que sugere à Prefeitura do Município a instalação de novo sistema de coleta de lixo em bocas de lobo e bueiros. A iniciativa, denominada de “Bueiros Inteligentes”, objetiva minimizar os impactos causados pelas chuvas, bem como evitar o acúmulo de resíduos.

De autoria dos vereadores Rafael Hannouche (PTB) e Ana Paula Ferreira Chudzik (PTB), objetiva minimizar os efeitos causados pelas chuvas, como o entupimento de bocas de lobo e bueiros, além de facilitar a limpeza e diminuir alagamentos causados pelo acúmulo desses resíduos.

O sistema, que já recebeu o sinal verde do Executivo, pode ser a solução para um dos problemas críticos da comunidade: o entupimentos dos bueiros que servem de escoamento das águas pluviais. Além de seguidas providências, a prefeitura tem gasto excessivo para manter tubulação desobstruída.

Depois de amplamente discutida, a proposta foi aprovada por unanimidade e submetida ao Executivo Municipal que já definiu pela sua implantação. Composto por um filtro em forma de caixa coletora permite a passagem de água e retém o material sólido. Com isso, evita o entupimento, além de recolher e armazenar os resíduos que, posteriormente, podem até ser separados e reciclados. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rafael Hannouche PTB e Ana Paula Ferreira Chudzik são os autores da indicação.

 

foto_morte_covid.jpeg

Covid-19 segue fazendo vítimas

fatais e a contaminação continua

alta em Cornélio Procópio

 

Número de óbitos já chega a 115. Proporção tem sido de uma baixa a cada 24 horas

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cornélio Procópio divulgou, na manhã desta segunda-feira (17), o registro de mais uma morte por Covid-19 no município. Com isso, o total de baixas provocadas pela doença já chega a 115 desde o início da pandemia. A informação veio através de uma nota da SMS, divulgada antes do Boletim Epidemiológico (BE) que é divulgado sempre no começo da tarde.

De acordo com os boletins divulgados na semana passada, a partir de quinta-feira, os óbitos provocados pela doença têm acontecido numa proporção de uma vítima a cada 24 horas. O último boletim havia sido divulgado ainda na quinta-feira indicando um total de 111 vítimas fatais até aquele dia. Mas, de sábado à segunda-feira, foram registrados 4 óbitos no município.

Os quatro últimos registros foram divulgados através de notas da SMS. Uma delas, registrada no começo da madrugada desta segunda-feira, é do ex-funcionário do campus local da Universidade Estadual Norte do Paraná (Uenp), Edson Augusto de Souza, de 60 anos. Outra vítima é Ângelo Magalhães, de 50 anos, que morreu no sábado.

A secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, classificou como pesado o último fim de semana na cidade. E o que também chamou sua atenção foram os registros de mortes de pessoas abaixo de 60 anos. “Isso nos leva a crer que isto já resultado das novas cepas que já estão no município, visto que as pessoas com idades acima disto já estão imunizadas”, avaliou.

Disse que isto faz com que o município agilize a campanha de vacinação para atingir faixas etárias menores. “Estamos vivendo um momento totalmente diferente e lutando para que as pessoas permaneçam bem. O sistema de saúde está lotado com ocupação total dos leitos de UTI e enfermaria e temos que seguir trabalhando para evitar uma propagação maior da doença”, declarou a secretária. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ângelo Magalhães é uma das vítimas. Morreu no sábado

matéria_hospital_1.jpeg

matéria_hospital_2.jpeg

matéria_hospital_3.jpeg

matéria_hospital_4.jpeg

Governo do Estado vai garantir

recursos R$ 20 milhões para

conclusão do Hospital Regional

de Cornélio Procópio

 

Recursos serão destinados à compra de equipamentos e estruturação da unidade que vai atender a mais de 20 municípios

 

Em fase final de acabamento, as obras do Hospital Regional de Cornélio Procópio, (zona oeste da cidade) devem ser retomadas em breve. Um aporte de recursos no valor de R$ 20 milhões deverá ser feito pelo Governo do Estado para a compra da mobília e dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade hospitalar que vai atender a mais de 20 municípios dessa microrregião do Estado.

A garantia foi manifestada na tarde desta sexta-feira (14) pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, durante entrevista coletiva no gabinete do presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito do município, Amin Hannouche, momentos antes de um encontro com dirigentes municipais da microrregião. O anúncio oficial, segundo ele, será feito pelo governador Ratinho Júnior durante visita que fará ao município para conhecer a estrutura da obra.

“Nos próximos dias, ele estará aqui pessoalmente para anunciar o convênio que vai permitir a compra dos equipamentos. Depois de finalizado, teremos o “cardápio”, o “enxoval”, para colocar o hospital em andamento, talvez já para o ano que vem, assim que as obras estiverem acabadas”, previu o secretário durante a entrevista. Disse que já vem conversando com os prefeitos da região para que o hospital saia do papel e entre para a realidade o mais rápido possível.

Lembrou que esta semana uma equipe contratada pelo governo esteve no município para visitar as obras. “A discussão está tomando o rumo que deve tomar e, em conjunto com os municípios, vamos montar o perfil do hospital. Ele não vem para competir e sim para complementar e trazer soluções para aquelas lacunas de atendimento que existem. Esse diagnóstico será fundamental para trabalharmos nos próximos dias”, explicou. Disse que os primeiros contatos com o governador já haviam sido feitos recentemente por Hannouche e o deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Após a coletiva em seu gabinete, Amin Hannouche coordenou a reunião da associação no Centro Cultural com a presença da maioria dos prefeitos da região. Falou da alegria que contar com o auxílio do governo e a participação decisiva do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). “Eu tenho agradecido a ele em todos os dias de minha vida. Faço isso em meu nome e de toda a comunidade da Amunop. Ele lutou muito junto ao governo e ao Legislativo para que isso acontecesse”, disse Hannouche.

O deputado Romannelli também participou da reunião. O encontro em Cornélio Procópio com a presença de Beto Preto, segundo ele, foi fruto de um entendimento que houve semana passada em Curitiba quando acompanhou o prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski em uma audiência com o governador no Palácio Iguaçu. “Entendemos que esse hospital da Amunop mudará a história do atendimento hospitalar da nossa região”, projetou o deputado. Devanil Reginaldo da Silva, o deputado Cobra Repórter (PSD), também participou do encontro em Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Otimista, Beto Preto prevê o funcionamento do hospital já para o ano que vem