foto_novo_decreto.jpeg

 

Prefeitura de Cornélio Procópio

prorroga por mais 6 dias as medidas

de prevenção contra a Covid-19

 

Vigência vai até o dia 5 e mantém controle do comércio e serviços do município

A Prefeitura de Cornélio Procópio publicou terça-feira (30) no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 291/2021 que prorroga os efeitos do Decreto nº 250/2021. O documento, assinado pelo prefeito Amin Hannouche, dispõe sobre o funcionamento das atividades comerciais e da prestação de serviço no Município. A vigência, de acordo com o novo documento, vai até o dia 05 de abril

Entre as justificativas está o elevado número de óbitos provocados pela Covid-19 no município, como também, a sequência de contaminação pela doença que vem se registrando no município, provocando colapso no sistema de saúde. O decreto também fortalece as medidas de prevenção que vinham sendo adotadas desde o início da pandemia para enfrentamento da situação.

O decreto

O Decreto nº 250/21, que vem sendo prorrogado pela administração pública municipal, trata da regulamentação quanto ao funcionamento das atividades comerciais e da prestação de serviços em função da pandemia provocada pela doença e segue impondo normas de rigidez ao isolamento social a fim de evitar o contágio.

Desde o início da pandemia, esta foi uma das piores semanas em termos de baixas, ou perdas humanas no município provocadas pela Covid-19. Somente na última segunda-feira, dia 29, oito óbitos foram registrados no município no período de apenas 24 horas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da   Secretaria Municipal de Saúde.

Também na terça-feira, outro decreto foi publicado pelo município. Este, de número 292/2021, estabelece, no âmbito da administração pública municipal direta, autarquia e fundacional, o retorno do expediente das secretarias municipais, assim como o atendimento presencial ao público.

Com sua publicação, todos os setores do serviço público voltam ao atendimento normal, assim como, retornam às suas funções os servidores que estavam trabalhando em casa através do sistema de “home office”. Tudo isso, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia. (Comunicação/ Prefeitura)

Foto: Validade do novo decreto vai até 05 de abril

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso colega de trabalho, Oscar Francisco Balarin.
Nossos sinceros sentimentos para toda a família e amigos!
O falecimento de Oscar aconteceu em decorrência de compilações da COVID-19.
Perdemos um competente servidor que sempre defendeu os interesses da coletividade.
Que Deus o receba!

Prefeitura inicia recolhimento

de carros abandonados

 

Veículos são deixados nas ruas e calçadas gerando reclamação da comunidade

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através do Departamento Municipal de Trânsito e Sistema Viário, iniciou esta semana uma nova operação: a retirada de veículos abandonados sobre as calçadas ou mesmo nas ruas com os vidros quebrados, lataria pichada e o interior cheio de água parada.

A medida atende à determinação direta do prefeito Amin Hannouche face a reclamações de pessoas da comunidade que chegam à Vigilância Sanitária, ou mesmo à administração denunciando o abandono.  A maioria deles já virou sucata e estão abandonados em vários pontos da cidade.

“É para evitar problemas como acúmulo de água, servindo de hospedeiro de insetos e outros problemas. Muitos desses veículos são utilizados por andarilhos para dormir, o que vem gerando muita reclamação na comunidade”, disse o diretor do departamento, Leonardo Miyamoto.

Informou que muitos desses veículos estão nas ruas, calçadas e em terrenos baldios sem as rodas e os vidros há mais de dois ou três anos.  Como exemplo, citou dois deles que foram deixados nas proximidades do Conjunto Fortunado Cibin e transportados até o pátio do Detran com acompanhamento da Polícia Militar.

A Prefeitura vai seguir notificando os possíveis proprietários desses veículos e pedir a sua retirada. “É mais uma medida que estamos tomando na tentativa de melhorar as condições de trânsito e de saúde na cidade”, complementou Miyamoto. A retirada é seguida de auto de apreensão com os veículos sendo removidos para o pátio do Detran. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Veículos estão sendo recolhidos para o pátio do Detran

 

Pais de estudantes com atividades

escolares atrasadas podem ser

notificados pelo Conselho Tutelar

 

Mesmo sem aula presencial os estudantes devem manter as atividades em dia para que não percam o vínculo com a escola

 

Os estudantes de Cornélio Procópio, como na maioria dos municípios brasileiros, seguem com aulas não presenciais devido à pandemia provocada pelo Coronavírus. Durante esse tempo, as atividades escolares vêm sendo disponibilizadas, tanto virtualmente, quanto entregues impressas aos alunos com o propósito de motivá-los e comprometê-los com as atividades da escola.

Há, entretanto, alguns pais de famílias que deixam de seguir essa conduta, cujos filhos não vêm cumprindo com essas tarefas.  Deixam de retirar ou entregar as atividades passadas pelas escolas.

Após tentativas sem sucesso das escolas, o Conselho é acionado para promover a busca ativa desses estudantes através da notificação, de acordo com o artigo nº 53 do Eca que trata dos direitos da criança e do adolescente. Após a terceira notificação de advertência, o responsável pode ser penalizado com multa.

“As mães ou pais devem retirar as atividades que são encomendadas pelas escolas e devolvê-las no prazo certo. O não cumprimento dessa medida, caso os pais não mantenham o contato com a escola, pode até gerar um processo administrativo. A criança não tem culpa, pois, os pais é que são responsáveis por ela, tanto na escola municipal como na estadual”, disse a conselheira tutelar Aparecida do Carmo Romano.

O Conselho notifica os pais para que retirem essas atividades na escola para que seus filhos sigam cumprindo com as tarefas, evitando que o órgão tenha que realizar uma busca ativa e a notificação de seus responsáveis. “É uma ação que, além de reverter em faltas, pode gerar até a reprovação escolar”, alerta a conselheira.

As escolas informam os dados sobre os alunos que não estão cumprindo com as atividades propostas em casa e o Conselho Tutelar faz o contato com a família da criança e adverte aos pais. Caso não obtenha sucesso, encaminha situação ao Ministério Público. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: “Situação pode gerar faltas e até reprovação”, diz a conselheira