WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.43.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44_1.jpeg

Proerd  forma mais 197 alunos

em Cornélio Procópio

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira no Centro

Cultural Galdino de Almeida

 

     A secretária municipal de Educação, professora Elaine Firmino, representou o prefeito Amin Hannouche na solenidade de formatura do Programa Educacional  de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (08)  no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu estudantes e professores de sete escolas pública municipais participantes do programa.

     Este foi o segundo ciclo de aplicação do programa deste ano letivo, atendendo aproximadamente 197 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. O objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver ações de cidadania. “Um valor de ensinamento que vão levar para a vida inteira”, destacou a Elaine Firmino em sua fala.

     Um aluno de cada escola participante recebeu premiação por seus trabalhos em suas respectivas escolas. Foram agraciados com certificados atestando sua participação, confirmando seu compromisso de resistir às pressões ao uso de drogas e à pratica da violência. As alunas Isadora de Souza Ramos, Carolina Ferreira de Souza e Isabelly Aureliano da Silva, respectivamente, das escolas Vitorino Gomes Henrique, Dr. Ivo Acyr Carazaai e Padre Antônio Lock, foram premiados com as melhores redações.

O Programa

     O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação. Atuam em sala de aula em um período letivo, com uma hora-aula em uma vez por semana, com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido em 12 lições. Está presente na rede de ensino público e particular do Paraná, desde o ano 2000 e já formou aproximadamente 1,5 milhão de alunos que se tornaram multiplicadores do programa na sociedade paranaense.

     Em Cornélio Procópio, tem como um dos educadores sociais mais antigos, o 1º sargento da Polícia Militar, Claudinei Balan. Também prestigiaram a cerimônia, a 1º Tem QOPM, Yullie Garib Prandel, subcomandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; 2º tem QOPM  Haroldo César da Silva, diretor do Colégio Militar André Seugling;  sargento Izaewl, instrutor do programa em Assaí; Rosimary Patracão, coordenadora pedagógica da Semed;  cabo Paulo, instrutor em Ibaiti e a professora Maira Moraes, chefe do Núcleo Regional de Educação, entre outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)

 

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.15.49.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.15.49_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.15.48.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.15.48_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-07_at_17.15.48_2.jpeg

 

Campo Limpo 2022

 

Concurso premia estudantes

de Cornélio Procópio

participantes do programa

 

     Promoção que já se consolidou como uma das principais em seu segmento no Estado, o Concurso de Redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo promoveu a premiação deste ano aos alunos das escolas públicas municipais de Cornélio Procópio. Este ano o tema do concurso foi “Minha Atividade na Logística Reversa”, com os trabalhos selecionados na categoria Desenho.

     A premiação aconteceu nesta sexta-feira (04), no salão do Sindicato Rural. Os trabalhos foram selecionados na categoria Desenho, premiando alunos do 4º ano das escolas municipais Professora Eunice Gatti Gomes; Vereador Damasco Adão Sottile e Professor Aníbal Campi. Na categoria Redação, alunos do 5º ano das escolas municipais Vereador Damasco Adão Sottile; Noêmia de Oliveira Bruno e Professor Aníbal Campi.

     Participaram do evento, Marcos Antônio Rodrigues, supervisor da Central INPEV/ADAN, professora Elaine Rodrigues Neves Firmino, secretária municipal de Educação e representantes da Equipe Pedagógica, diretoras das  escolas e alunos premiados e pais e representantes dos estudantes.

     ”Um evento importante para nossa rede municipal por despertar a consciência e a responsabilidade em cuidar do meio ambiente, o que pode ser constatado nos excelentes trabalhos realizados pelos alunos”, destacou a secretária de Educação. (Comunicação/Prefeitura)

aa

Prefeitura alerta: Inscrições para o Bolsa-Auxílio Covid-19 encerram-se nesta sexta-feira

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Secretaria da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso (Semucri) informa que os pedidos para o programa de Bolsa-Auxílio Covid-19 encerram-se nesta sexta feira (04). A informação foi prestada pela secretária municipal da pasta, Maria Gabrielle Druzini, indicando que este é o prazo estabelecido para a entrega dos envelopes na Secretaria Municipal de Promoção Social.

     O auxílio, segundo ela, é direcionado às crianças e adolescentes que perderam seus pais ou responsáveis vitimados pela doença que têm os documentos necessários à comprovação. Adiantou que a pasta possui recursos do Governo Federal da ordem de aproximadamente R$ 20 mil depositados na conta do fundo que serão divididos entre as pessoas nessa situação que fizeram suas inscrições no programa. Até o momento, a Simucri recebeu aproximadamente 15 inscrições. (Comunicação/Prefeitura)

 WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.49.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.50.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.50_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.51.jpeg

 

“Bom de Boca”,

 

Cornélio Procópio promove um dos

maiores eventos sobre a conscientização

da saúde bucal infantil

 

São vinte anos com o projeto educando através do teatro

      Os cuidados com a higiene e saúde bucal são importantes durante toda a vida.  Entretanto,  precisam de uma atenção especial durante a infância, por ser uma fase crucial no desenvolvimento de hábitos saudáveis para a educação odontológica.

     Foi nesse enfoque que um grupo de profissionais da área de saúde bucal em Cornélio Procópio reuniu em uma semana mais de 4 mil crianças em nova edição do programa “Sorriso Bom de Boca”. Durante o período de quatro dias – de 24 a 27 deste mês – alunos das escolas públicas e particulares receberam orientações sobre os cuidados permanentes  com a higiene bucal.

     A promoção tem à frente o grupo de profissionais da iniciativa privada “Empreender Sorrindo” e conta com a parceria do Lions Club, Associação Comercial e Empresarial (ACECP) e da Prefeitura do Município, através das secretarias municipais de Educação e Saúde e Colégio Major João Carlos Faria, entre outros órgãos.

     As apresentações aconteceram no Centro Cultural Galdino de Almeida, com palestras e atividades artísticas enfocando os cuidados peculiares para manter os dentes sadios.  Entre os participantes, a vice-prefeita Angélica Olchaneski; o governador do Distrito LD-6 do Lions; Luiz Guilherme Turchiari; o vereador Luiz Alberto Dib Canônico e o prefeito Amin Hannouche, entre outros convidados.

     “Trata-se de um belíssimo trabalho de conscientização que já dura duas décadas. É uma acompanhar a alegria das crianças que aqui estão assistindo e participando. Trata-se de uma promoção que tem à frente esse grupo integrado pelas profissionais Maria Cristina Reghin Vital, Karen Antunes Farinha e Lúcia Helena Chechin Peixoto. É muito importante poder contar com pessoas focadas e que atingem o seu objetivo por se dedicarem a esse trabalho maravilhoso”, disse Hannouche.

     O programa “Empreender Sorrindo” mantém como proposta difundir entre as crianças a importância da higiene bucal em diferentes estratégias, e vem sendo desenvolvido no município desde 2002. “Na verdade é um teatro versátil e, a cada ano, abre possibilidades de novos apoios para dramatizações, como foi este ano com a Escola Major (Adão Sottile), com crianças de 8° e 9° ano. São alunos que assumiram o voluntariado por livre e espontânea vontade”, destacou a integrante do grupo, Maria Cristina.

     O objetivo do teatro, segundo ela, é trabalhar a ludicidade, a magia e o encantamento como forma de levar a saúde bucal de forma leve, desmistificando a questão do medo. “Este foi o nosso grande sonho desde o princípio. E o que move esse projeto é exatamente o aspecto prevenção”, complementou. Também contou com a participação de Paula Eloísa, do “Studio Paula Elô”, professora de coreografia da UTFPR. (Comunicação/Prefeitura)