PROGRAMA_PARANÁ_CIDADÃO.jpeg

 

WhatsApp_Image_2022-09-27_at_10.41.48.jpeg

 

Cornélio Procópio receberá

o Programa Paraná Cidadão

a partir desta quarta-feira

   Feira de serviços, evento vai atender a população de graça no Centro de Eventos

     O prefeito Amin Hannouche a vice-prefeita Angélica Olchaneski  recepcionarão esta semana a equipe do Programa Paraná Cidadão voltado a desenvolver ações gratuitas para a população. Durante três dias, a partir desta quarta-feira, dia 28, a população terá atendimento gratuito como emissão de RG, CPF, Serviços da Copel, Sanepar, Detran, Polícia Militar e Civil, entre outros serviços. Atendimentos vão até sexta-feira, dia 30.

     O Paraná Cidadão é um programa do Governo do Estado administrado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em parceria com o Município.  Uma grande ação em que o governo do estado traz diversos serviços em parceria com a Prefeitura em um mesmo lugar 100% gratuito. Atendimentos em
Cornélio Procópio serão feitos no Centro de Eventos  Dr. Emílio Humberto Carazzai, área central da cidade.

     De acordo com Wagner Luís Alves, um dos coordenadores do programa, trata-se de uma grande feira de serviços em que o Governo do Estado, em parceria com o município, vai oferecer diversas ações e serviços em um só local e tudo de graça. Segundo ele, o primeiro dia será reservado apenas para crianças e adolescentes e os outros dois dias, aberto ao público em geral. (Comunicação/Prefeitura)

Em Congonhas, Dia da Árvore é

comemorado com plantio de mudas

 

     A Subprefeitura de Congonhas, em Cornélio Procópio, por meio por meio de alunos e professores do distrito, comemorou o “Dia da Árvore” com um importantíssimo projeto de conscientização da toda população: o plantio de mudas de essências florestais e de flores como objetivo evidenciar a fundamental importância da preservação ambiental e seu papel essencial para a manutenção da vida no planeta.

     A ação foi realizada na última terça-feira, dia 21,  em vários pontos do distrito, principalmente na Praça Irmã Pierina onde a Prefeitura do Município vem executando um amplo processo de revitalização. A iniciativa reuniu professores e estudantes. “Iniciativa importante que, além da conscientização de nossas crianças para a preservação ambiental, trará mais beleza para nosso distrito”, disse o subprefeito Luiz Aleixo. (Comunicação/Prefeitura)

Cornélio Procópio oferece curso

gratuito de Programador Web

 

     A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, órgão da Prefeitura do Município, anunciou a abertura de inscrições para curso de Programador Web. O curso será  ministrado aos sábados na unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

     O curso será totalmente gratuito e destinado alunos da faixa etária acima dos 18 completos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Não será necessário vestibular ou provas de seleção.

     Inscrições podem ser feitas até o dia 02 de outubro através do link https://survey.ifpr.edu.br/index.php/693355?newtest=Y&lang=pt-BR   O curso é organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com a Prefeitura e UTFPR de Cornélio Procópio. Cada aluno receberá R$ 2,50 de ajuda de custo por aula assistida.

     A região possuiu centenas de vagas para Programador Web. É uma grande oportunidade de ter uma carreira nessa área promissora. O edital completo está disponível no link: https://londrina.ifpr.edu.br/cursos-fic-cambe-cornelio-procopio/. Aos sábados (09h às 12h) em Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura).

Frigorífico do Peixe ganha

últimos retoques para iniciar suas

atividades em Cornélio Procópio

 

Mais de 80 operários trabalham para colocar a indústria em operação

     Nos próximos dias, o Frigorífico do Peixe que a cooperativa paulista Coopermota está instalando em Cornélio Procópio já deverá iniciar suas atividades industriais no município. A previsão é de diretores da empresa que nesta semana iniciou a soltura dos primeiros lotes de peixes que vão abastecer o sistema de filetagem  que será o primeiro produto da unidade instalada no Bairro de Água Limpa.

     No momento, mais de 80 pessoas, entre pedreiros, eletricistas e mecânicos trabalham interna e externamente para colocar em funcionamento todos os setores fábrica . “Há uma grande movimentação em todos os setores da área e existe uma expectativa muito grande de seus diretores para colocar a indústria em operação até o final deste mês ou começou de outubro”, informou o assessor da prefeitura Luiz Aleixo, que tem feito visitas periódicas ao local.

     Adiantou que a indústria já iniciou a fase de contratação do pessoal que vai atuar na linha de produção, ocupando mão de obra do próprio município. Algumas das pessoas já contratadas já estão passando  por treinamento e deverão atuar na linha de produção. Além dos investimentos consolidados na planta, a indústria já inicia a construção de um novo galpão que abrigará os equipamentos que vão servir  ao reaproveitamento de vísceras e outras partes do peixe na produção de ração animal.

     Neste primeiro ciclo de produção, segundo o diretor superintendente da Coopermota, Sandro Amadeu, a indústria deverá trabalhar apenas com a variedade tilápias e o file congelado dessa  diversidade para, na sequência, incluir na linha d produção outras espécies como pacu, entre outras. Além de seus produtos, quer também gerar empregos para a sociedade. “Acreditamos muito nisto e na possibilidade de crescer e gerar muita renda para a região”, declarou Amadeu.

     Construída pela prefeitura no bairro de Água Limpa, a indústria foi passada à cooperativa paulista em outubro do ano passado através de processo licitatório. A partir daí, fez todo o processo de adequação, inclusive com atualização de maquinários para recepção e transformação de peixes.

    No momento a cooperativa já está comercializando um de seus produtos – o da variedade candu – na sua loja instalada na Avenida Getúlio Vargas, na saída para Nova Fátima. Para colocar a estrutura funcionando, a cooperativa investiu na unidade em Cornélio Procópio aproximadamente R$ 7 milhões. (Comunicação/Prefeitura)