c454888b-2427-4f62-9d75-b1e0a405e0d3.jpg

f9aa6a5c-19ef-40ab-aaa8-3d3db83cf553.jpg

Cornélio Procópio recebe doação de

 livros feita pela família de advogado

 que faleceu recentemente

 

Acervo literário deixado pelo Dr. Nelson Borges tem mais de 200 volumes e ficará exposto na Biblioteca Cidadã

     O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu com alegria a doação de uma grande quantidade de livros feita pela família do professor, escritor e advogado Nelson Borges, que faleceu recentemente aos 86 anos de idade. Figura bastante conhecida na sociedade, Borges, durante toda sua vida, sempre buscou o conhecimento, colecionando um valioso acervo literário.

     As obras doadas ao patrimônio cultural do município contêm livros de direito em diversos ramos, literatura, enciclopédias, coleções de matemática e de história geral, entre outros.  Serão utilizados na Biblioteca Cidadã, somando-se a outras obras que integram as coleções do gênero da biblioteca situada no interior da antiga rodoviária, área central da cidade.

     “Um verdadeiro presente deixado por esse colega advogado e nosso particular amigo que infelizmente nos deixou. Um profissional exemplar que, ao longo de sua vida, atuou com brilhantismo em áreas tão importantes para a sociedade. Agradecemos de coração por essa valiosa doação feita por sua família. Um material que certamente vai enriquecer ainda mais o acervo do município”, enalteceu Hannouche.

     O material foi recebido pelo diretor de Administração, Vanildo Sotero, que, em companhia do chefe de Divisão, Jhonatan Botelho, o encaminhou à biblioteca. “Uma doação importante para o município. Sabemos da importância da leitura e da pesquisa para as várias atividades  da sociedade. Com ela, o nosso acervo estará mais completo”, ressaltou Sotero. As obras já estão à disposição da comunidade para consultas.

Carreira de Sucesso

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Nelson Borges teve uma carreira profissional das mais brilhantes. Entre suas habilitações estão Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Universidade de Coimbra; Mestrado em Direito das Relações Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina; e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Concluiu também pós-doutorado pela UFPR; Professor de Direito Civil na Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI); Professor de Direito Civil no Curso de Pós-Graduação da Faculdade Dom Bosco; ex-professor de Direito Civil, dessa Faculdade de Cornélio Procópio.

Também atuou como professor Adjunto da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (UENP); da Faculdade de Direito da Universidade de Marília (UNIMAR) e da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atuou como professor universitário desde o ano de 1983, entre outras atividades. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Dr. Nelson Borges: legado literário dos mais notáveis

 

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.45.28.jpeg

Solenidade de inauguração de nova

sede da Defensoria Pública reúne

autoridades em Cornélio Procópio

     O prefeito Amin Hannouche participou, na manhã desta sexta-feira (08) da inauguração oficial  da nova sede da Defensoria Pública Estadual em Cornélio Procópio. Entre outras autoridades,  a solenidade teve as presenças do Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino , e do deputado estadual Luís Cláudio Romanelli (PSD). A nova sede da DPE fica na Avenida Santos Dumont,  ao lado do prédio do fórum.. 

     O Defensor Público-Geral ressaltou que a nova sede é mais moderna e ampla, para propiciar atendimento de mais qualidade. “Garantimos mais conforto para que nossas equipes possam desenvolver o seu trabalho. Cornélio Procópio é uma cidade que muito orgulha a Defensoria do Paraná, com altíssimo número de atendimentos em diversas áreas. É uma forma de reconhecimento e respeito à população”, afirmou.

     Ressaltou que o órgão presta atendimento em diversas áreas, notadamente nas questões que envolvem famílias, além de outros projetos. Adiantou que há planos para expandir os atendimentos para toda a região do norte pioneiro. Disse também que, no período de pandemia, o órgão teve que criar outras alternativas para atender a demanda com atendimentos virtuais. Agora, segundo ele, com o atendimento presencial, fica mais fácil. Atuam na Defensoria local, as defensoras Talita Devons Faleiros e Aline Valério Bastos. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-04-07_at_16.29.53.jpeg

Assistência Social de Cornélio

Procópio recebe nova doação para

atender famílias carentes

 

     O secretário municipal de Assistência Social de Cornélio Procópio, Ubirajara Nicolau Fraiz (Bira), anunciou hoje o recebimento de doação de alimentos para auxiliar no programa de assistência permanente da sua pasta. A doação partiu do Projeto de Extensão da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR), Equipe Rocket de Foguetemotelismo.

     Composta de diversos tipos de alimentos de primeira necessidade,  a arrecadação alcançou mais de meia tonelada e será distribuída  às pessoas do município mais afetadas pela ação da pandemia. “É outro grande auxílio recebemos e terá um efeito dos mais importantes para somar ao estoque que já mantemos para esse fim. É uma maneira de nos ajudar a atender essas famílias”, afirmou Bira.

     Disse que o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social  é uma das grandes preocupações da Prefeitura, através do prefeito Amin Hannouche, já que, com a chegada da pandemia, o número de pessoas necessitadas praticamente dobrou. Assim, além dos programas de atendimento mantidos por sua secretaria, doações como esta, fortalece ainda mais esse processo. (Comunicação/Prefeitura)

foto_furtos.jpeg

FOTO_furtos.jpeg

Depredação e furtos contra o patrimônio

público continuam em Cornélio Procópio

 

     As ocorrências de crimes contra o patrimônio público têm se tornado frequentes em Cornélio Procópio. Depredações seguidas de furtos vêm sendo registradas em monumentos, rede de iluminação pública, arrombamentos em ginásios de esportes e, agora, até cabo de proteção contra incêndio estão levando.

     A constatação partiu do subprefeito de Congonhas e responsável pelo programa de implantação de iluminação com LED no município, Luiz Aleixo, ao ser comunicado sobre a violação de um dispositivo instalado no Centro de Eventos, área central da cidade. O silvícola Neves, que utiliza um espaço próximo para expor seus artesanatos para venda, foi quem denunciou.

     “Quando levantamos pela manhã, a mulher (esposa) foi buscar água e vimos uma fumaça que saía do local próximo à caixa de energia e procurei a prefeitura”, relatou o kaingang integrante da Aldeia Apucaraninha, de Tamarana (PR). Em companhia de outros indígenas da aldeia, se fixou nesse ponto para venda de produtos da sua tribo.

     Segundo Aleixo, no local, situado nos fundos do Centro de Eventos, há uma bomba de incêndio. Para praticar o furto, a pessoa arrancou o cabo e, com a umidade do solo, acabou fechando um curto circuito o que provocou a fumaça citada pelo índio. “Acabamos tendo que desligar a parte elétrica e é mais um material que temos que repor em consequência de furtos”, Lamentou Luiz Aleixo.

     Os furtos contra o patrimônio público têm ocorrido com frequência no município. As praças de esportes do Jardim Bandeirantes e da Vila América são os exemplos mais recentes dessa prática. Nesses locais, além do furto de materiais de iluminação recentemente instalados pela prefeitura, danificaram portas e telhados, entre outros atos de vandalismo. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Aleixo: mais um material que o município tem que repor