foto_bosque_3.jpeg

foto_bosque_2.jpeg

foto_bosque_1.jpeg

foto_bosque_4.jpeg

Bosque Municipal de Cornélio Procópio

terá ação ambiental através do IPEVS

 

     Depois de promover uma ampla reforma no Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida (zona sul da cidade), a prefeitura de Cornélio Procópio dá outro importante passo na questão de preservação ambiental. Firmou convênio com o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (IPEVS) para ocupação do Ecocentro com promoções sobre ação ambiental.

     Criado em 1995 para desenvolver atividades de educação ambiental, o espaço, a partir de convênio firmado com IPEVS, será ocupado pela instituição para desenvolver atividades com estudantes. O instituto, de acordo com a bióloga Renata Alfredo, já está elaborando o plano de trabalho que será desenvolvido no local com datas e horários de funcionamento.

REVITALIZAÇÃO

     Recentemente, por determinação do prefeito Amin Hannouche, o bosque municipal passou por um processo de ampla revitalização em toda sua área. De acordo com o Hannouche, foram investidos no local mais de R$ 500 mil nas melhorias estabelecidas pela Secretaria Municipal de Planejamento.

     As intervenções no local estão o reperfilamento asfáltico total das vias que cortam a área e servem principalmente como pistas de caminhada para quem visita o local; retirada de materiais incompatíveis com a mata; faxina total com devolução de folhas e troncos para o interior da mata; substituição de telhas quebradas nas construções internas, entre outras providências. (Comunicação/Prefeitura)

 foto_3.jpeg

Cornélio Procópio segue decreto do Governo

Estadual e libera uso da máscara em locais fechados

 

     O município de Cornélio Procópio, através de decreto nº 867/2022, assinado pelo prefeito Amin Hannouche, libera a população do uso de máscara em locais fechados. A decisão segue decreto publicado nesta terça-feira (29) pelo Governo Estadual que torna facultativo o uso de máscara em ambientes fechados, dispensando a proteção facial contra a Covid-19, que deixa de ser obrigatória.

     “Estamos mais uma vez acatando a decisão do governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, que entendeu que o momento é oportuno para liberar a sua obrigatoriedade. Claro que os que preferirem seguir utilizando a máscara, têm toda a liberdade em fazê-lo, seja em ambiente fechado ou aberto. Estamos também seguindo o exemplo de outras cidades, como Londrina, por exemplo, que mantêm  as orientações do governo”, informou o prefeito.

     A decisão, de acordo com ele,  foi tomada seguindo as  orientações dos profissionais da equipe de saúde da prefeitura, contribuindo para que o município seguisse mais uma vez a medida tomada pelo governador Ratinho Júnior. “Reforço que é uma medida tomada neste momento o que não impede, caso haja a necessidade, de revermos essa posição e tomar atitude diferente se a situação da doença  voltar a se agravar”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)

foto_limpeza_1.jpeg

foto_limpeza_2.jpeg

foto_limpeza_3.jpeg

Em Cornélio Procópio, projeto “Limpeza nos Bairros”

alcança bairros da zona oeste da cidade

 

     Um verdadeiro mutirão de limpeza, envolvendo homens e máquinas integra o projeto “Limpeza nos Bairros”, promovido pela Prefeitura de Cornélio Procópio. Dele participam as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambientes e Agricultura, entre outros setores, visando promover uma melhor qualidade de vida para a população. Nele, segue também o projeto LED, operacionalizado através de indicação do vereador Rafael Hannouche (PTB)

     A ação envolve diversos tipos de trabalho entre limpeza de terrenos, poda de árvores, substituição da iluminação pública, e desentupimento de bueiros, como explica Luiz Aleixo, subprefeito de Congonhas e um dos coordenadores dessas tarefas. “Esse serviço começou na segunda-feira, no conjunto Fortunato Sibin, se estenderá por toda a semana. Na sexta-feira, já deveremos estar concluindo esse trabalho no bairro, passando para outras áreas”, detalha Aleixo.

     Segundo ele, após o Fortunato Sibin, o trabalho se estenderá a outros bairros daquela área ao longo da Rodovia PR-160, como Ayrton Senna; Vale das Margaridas; Santa Rosa; Padre Paulo Broda e Jardim Santa Rosa I e II. Além dos serviços citados, consta do cronograma de obras naquela área a substituição da iluminação pública da pista por lâmpadas de LED. O novo processo vem sendo aplicado em todas as vias urbanas do município. (Comunicação/Prefeitura)

foto_linha_ferrea.jpeg

foto_lixo_linha_ferrea.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

notifica concessionária por

descaso na via férrea

 

     Mato e lixo na linha que corta a cidade favorecem a

     proliferação de vetores nocivos à saúde, aponta o documento

 

     A Prefeitura de Cornélio Procópio enviou notificação extrajudicial à Rumo Logística para que providencie os cuidados de limpeza em sua área de domínio na zona urbana do município. Na via férrea que corta a cidade de leste a oeste num trecho de aproximadamente 15 quilômetros, sob concessão e responsabilidade da empresa, além de lixo espalhado ao lado dos trilhos, há também mato em vários pontos o que favorece a proliferação de insetos vetores de doenças.

     O documento foi enviado à diretoria administrativa da concessionária com cópia para o Ministério Público. Nele, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri), aponta que a faixa de seu domínio, em toda a extensão do perímetro urbano, não tem recebido os cuidados necessários com limpeza, o que representa perigo quanto à proliferação de doença.

     No documento cita o artigo n° 196 da Constituição Federal. Nele, indica que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução de risco de doença e de outros agravos e acesso universal às ações e serviços para sua promoção, de modo a erradicar o perigo de proliferação de doenças”, destaca trecho do ofício enviado à concessionária.

     No documento, o município pede as providências necessárias, de forma periódica e sistemática, para auxiliá-lo no combate às doenças. O descaso é visível em diversos pontos da extensão da via. Ao longo desse trecho, além de lixo doméstico, há também materiais descartados como calçados velhos, peças de armários, garrafas fazias e até carcaças de TVs descartados no capim ao lado da via. (Comunicação/Prefeitura)