WhatsApp_Image_2022-12-19_at_09.29.46.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-19_at_09.30.04.jpeg

 

Inaugurado condomínio do idoso de Cornélio Procópio

 

A construção do empreendimento recebeu R$ 4,1 milhões de investimento por meio do programa Casa Fácil Paraná com contrapartida da Prefeitura

O novo Condomínio Residencial Zulmira Machado Badaró foi inaugurado na última quinta-feira (15) em Cornélio Procópio. Conta com 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal. É o quarto do programa construído através do Programa Casa Fácil Paraná, os outros três estão em Foz do Iguaçu, Prudentópolis e Jaguariaíva. O presidente da Cohapar, Jorge Lange, este programa tem uma grande função social na sociedade. “Para os idosos é quase impossível adquirir uma casa própria em função do tempo de financiamento e pela dificuldade de renda. Esse condomínio é pensado para promover lazer, segurança, convivência, saúde e dignidade da pessoa idosa de baixa renda. Nossa população está envelhecendo, então o programa tem esse olhar para o futuro”, disse.

Para o prefeito Amin Hannouche foi um momento de muita satisfação: “Temos salão de festas com churrasqueiras e banheiro, academia ao ar livre, praça de convivência, duas salas de atendimento para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e horta comunitária. O diferencial deste empreendimento é o lago com pista de caminhada. Tivemos todo um trabalho de drenagem e contenção para que local ficasse adequado, além do trabalho de paisagismo que está em andamento; importante parceria entre o Município e o Governo do Paraná”, ressaltou.

Os moradores do condomínio foram escolhidos entre as pessoas acima de 60 anos inscritas no cadastro de pretendentes da Cohapar, com renda de um a seis salários mínimos. Os contratos preveem a utilização das moradias por tempo indeterminado com o pagamento de uma taxa mensal de 15% de um salário mínimo, atualmente em R$ 181,80, cuja arrecadação será utilizada para manutenção do empreendimento. A cessão dos imóveis neste modelo visa garantir o caráter permanente do programa, pois após a desocupação das unidades elas são redirecionadas para outros idosos na fila de espera da Cohapar, de acordo com os critérios de atendimento.

Participaram do evento o Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli, a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, os vereadores Helvécio Alves Badaró, Rafael Hannouche, Carlos Bonfim e Fernando Peppes; o coordenador da Cohapar local, Michael Faleiros e chefes de núcleos regionais, além de membros da empresa construtora Pizzalato Engenharia. O Padre Francelino realizou uma benção especial nas novas moradias. (Comunicação / Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.30.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.30_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.31.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.31_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.31_2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.31_3.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_14.44.31_4.jpeg

Rafael Hannouche é eleito presidente da Câmara de Cornélio Procópio

 

Escolha aconteceu na última sessão do Legislativo, dia 13

 

     O vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cornélio Procópio, obtendo 10 dos 13 votos. A escolha foi realizada na noite desta terça-feira (13) em sessão realizada no auditório do Sindicato Rural e elegeu como vice-presidente o vereador Carlos Bonfim.

     Hannouche, que é filho do prefeito Amin Hannouche, cumpre o segundo  mandato legislativo, comandando os trabalhos da casa  pelos próximos 2 anos em lugar de Helvécio Badaró que teve sua gestão encerrada. Em seu discurso, o novo presidente prometeu seguir com a mesma  harmonia que existe entre os componentes da casa sem exceção.

     “Não vejo inimizade com ninguém aqui e quero que todos tenham o mesmo direito porque todos são vereadores eleitos pela população”, propôs. Adiantou que uma de suas metas é a construção de novo prédio para sediar o legislativo que hoje realiza suas sessões em local compartilhado com o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.

     Na sessão de terça-feira também foram eleitos os vereadores Helvécio Badaró e Anderson Araújo, respectivamente, para os cargos de vice-presidente e secretário. A Câmara entra em recesso e ó reiniciará os trabalhos no dia 7 de fevereiro de 2023. (Comunicação/Prefeitura)

       

 WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.57.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.56_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-14_at_10.57.55.jpeg

“Turma do Chaves”, encerra atividades  do ano no NASF em Cornélio Procópio

 

Encontro serviu para levar conscientização às crianças sobre saúde na escola e em casa

 

     Com encontro realizado no anfiteatro da Fecop, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde  de Cornélio Procópio encerrou as atividades de 2022 referentes ao programa “Saúde na Escola”. Realizado terça-feira (13,  contou com a participação da vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, e  teve peça teatral baseada na conhecida série “A Turma do Chaves”.

     “Um ano bem produtivo”, destacou a coordenadora do núcleo, Alessandra Dezotti Navarro,  sobre o trabalho iniciado em março e desenvolvido ao longo do período. Entre os assuntos tratados neste ano, está o da dengue, escolhido para encerrar o programa do ano. Outros trabalhos envolveram outras atividades físicas;  obesidade infantil; nutrição, entre outros temas, envolvendo estudantes de escolas municipais com orientações básicas de prevenção à saúde

     “Levar entretenimento a eles também faz parte do trabalho de conscientização e esse grupo que nos faz o teatro da dengue é do conjunto Fortunato Sibin formado por idosos. Tudo começou com uma brincadeira, utilizando apenas uma musiquinha do Chaves para dançar. À medida que fomos trabalhando, outros temas acabaram sendo incluídos no programa, tudo de forma lúdica”, explicou a coordenadora.

Fortalecimento

     Já a  secretária de Saúde informou ser um programa que sua pasta desenvolve com a Educação. “Uma iniciativa que a saúde fala sobre doença para trabalhar com  capacitação, orientação e prevenção, como aconteceu com esse teatro envolvendo a figura  do Chaves. É brincando que as crianças aprendem como tratar, por exemplo, com o mosquito da dengue, o que deve ser feito, enfim, uma nova visão que passamos para as crianças. O que aprendem na escola, levam para casa”, exemplificou Angélica.

     O programa, segundo ela, vem sendo aplicado há alguns anos e, a cada período, sua secretaria desenvolve características diferentes. Este ano, foram focados novos objetivos, mas mantendo sempre como alvos prioritários a higiene pessoal, dengue e alimentação com qualidade, de forma a agregar ao conhecimento e à personalidade das crianças, costumes saudáveis para que se tornem adultos preparados.    (Comunicação/Prefeitura)

         

WhatsApp_Image_2022-12-13_at_11.13.09.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-13_at_11.13.09_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-12-13_at_11.18.52.jpeg

 

Prefeitura de Cornélio Procópio marcou para quinta-feira a inauguração do Condomínio do Idoso

 

Destinada a um público especial, obra é uma das mais importantes da atual administração em seu segmento.

     O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, marcou para esta quinta-feira, dia 15, a entrega oficial do Condomínio do Idoso que recebeu o nome de Zulmira Machado Badaró. Construído de frente para a Rua Rosa Bonilha Garcia de Oliveira, no Jardim Henrique Vitorelli (zona leste da cidade), através de parceria com o Governo do Estado, é uma das mais importantes obras da atual gestão administrativa na área de habitação.

     “Uma obra que acompanhamos com muito carinho sua construção desde o início, especialmente por atender um público especial que são os nossos idosos. Será um ambiente que irá proporcionar a eles uma convivência com pessoas de sua faixa etária e, por isso, o considero como uma das obras de maior alcance social de nossas administrações”, afirmou Hannouche. A cerimônia de inauguração está marcada para às 15 horas.

     Destinado para idosos com renda mensal de um a seis salários mínimos tem 40 imóveis adaptados de 40 metros quadrados, compostos por um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Para atender os idosos, o empreendimento contará com ambulatório, praça de convivência, biblioteca, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas, quiosques de jogos, além de um lago e paisagismo.

     A utilização dos espaços funciona em sistema de locação com o pagamento de um aluguel mensal equivalente a 15% de um salário mínimo nacional. O complexo será fechado com grades e terá portão e guarita. A administração será da prefeitura que ficará responsável por ofertar atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento dos moradores.

     Há três particularidades para atender o público composto pelo público específico que são os idosos: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas. (Comunicação/Prefeitura)