aa

Prefeitura alerta: Inscrições para o Bolsa-Auxílio Covid-19 encerram-se nesta sexta-feira

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Secretaria da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso (Semucri) informa que os pedidos para o programa de Bolsa-Auxílio Covid-19 encerram-se nesta sexta feira (04). A informação foi prestada pela secretária municipal da pasta, Maria Gabrielle Druzini, indicando que este é o prazo estabelecido para a entrega dos envelopes na Secretaria Municipal de Promoção Social.

     O auxílio, segundo ela, é direcionado às crianças e adolescentes que perderam seus pais ou responsáveis vitimados pela doença que têm os documentos necessários à comprovação. Adiantou que a pasta possui recursos do Governo Federal da ordem de aproximadamente R$ 20 mil depositados na conta do fundo que serão divididos entre as pessoas nessa situação que fizeram suas inscrições no programa. Até o momento, a Simucri recebeu aproximadamente 15 inscrições. (Comunicação/Prefeitura)

 WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.49.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.50.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.50_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_14.54.51.jpeg

 

“Bom de Boca”,

 

Cornélio Procópio promove um dos

maiores eventos sobre a conscientização

da saúde bucal infantil

 

São vinte anos com o projeto educando através do teatro

      Os cuidados com a higiene e saúde bucal são importantes durante toda a vida.  Entretanto,  precisam de uma atenção especial durante a infância, por ser uma fase crucial no desenvolvimento de hábitos saudáveis para a educação odontológica.

     Foi nesse enfoque que um grupo de profissionais da área de saúde bucal em Cornélio Procópio reuniu em uma semana mais de 4 mil crianças em nova edição do programa “Sorriso Bom de Boca”. Durante o período de quatro dias – de 24 a 27 deste mês – alunos das escolas públicas e particulares receberam orientações sobre os cuidados permanentes  com a higiene bucal.

     A promoção tem à frente o grupo de profissionais da iniciativa privada “Empreender Sorrindo” e conta com a parceria do Lions Club, Associação Comercial e Empresarial (ACECP) e da Prefeitura do Município, através das secretarias municipais de Educação e Saúde e Colégio Major João Carlos Faria, entre outros órgãos.

     As apresentações aconteceram no Centro Cultural Galdino de Almeida, com palestras e atividades artísticas enfocando os cuidados peculiares para manter os dentes sadios.  Entre os participantes, a vice-prefeita Angélica Olchaneski; o governador do Distrito LD-6 do Lions; Luiz Guilherme Turchiari; o vereador Luiz Alberto Dib Canônico e o prefeito Amin Hannouche, entre outros convidados.

     “Trata-se de um belíssimo trabalho de conscientização que já dura duas décadas. É uma acompanhar a alegria das crianças que aqui estão assistindo e participando. Trata-se de uma promoção que tem à frente esse grupo integrado pelas profissionais Maria Cristina Reghin Vital, Karen Antunes Farinha e Lúcia Helena Chechin Peixoto. É muito importante poder contar com pessoas focadas e que atingem o seu objetivo por se dedicarem a esse trabalho maravilhoso”, disse Hannouche.

     O programa “Empreender Sorrindo” mantém como proposta difundir entre as crianças a importância da higiene bucal em diferentes estratégias, e vem sendo desenvolvido no município desde 2002. “Na verdade é um teatro versátil e, a cada ano, abre possibilidades de novos apoios para dramatizações, como foi este ano com a Escola Major (Adão Sottile), com crianças de 8° e 9° ano. São alunos que assumiram o voluntariado por livre e espontânea vontade”, destacou a integrante do grupo, Maria Cristina.

     O objetivo do teatro, segundo ela, é trabalhar a ludicidade, a magia e o encantamento como forma de levar a saúde bucal de forma leve, desmistificando a questão do medo. “Este foi o nosso grande sonho desde o princípio. E o que move esse projeto é exatamente o aspecto prevenção”, complementou. Também contou com a participação de Paula Eloísa, do “Studio Paula Elô”, professora de coreografia da UTFPR. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-10-27_at_15.01.39.jpeg

Eleitores de Cornélio Procópio
terão transporte gratuito para
votar no domingo que vem

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, assinou decreto municipal estabelecendo a gratuidade dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros no Município, no domingo do próximo dia 30, quando acontecem as eleições presidenciais, em seu segundo turno, em todo o país. O documento nº 1132/2022 foi publicado nesta quinta-feira, 27, no Boletim Oficial do Município.
“Tomamos a decisão amparados por medida do Supremo Tribunal Federal (STF) para estimular a garantia institucional do voto. Assim, durante todo o período eleitoral de domingo que vem, dia 30, das 8 às 18 horas, o eleitor terá ônibus disponibilizados pela concessionária para facilitar sua locomoção, reduzindo com isto o número de abstenções que normalmente acontecem por falta de transporte”, justificou Hannouche. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-10-26_at_09.19.56.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-26_at_09.19.57.jpeg

WhatsApp_Image_2022-10-26_at_09.19.57_1.jpeg

 

NASF de Cornélio Procópio promove gincana com estudantes para fortalecer o projeto Saúde na Escola

 

     Um grupo de alunos das escolas públicas municipais de Cornélio Procópio  participou nessa terça-feira (24) de gincana promovida pelo NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi para conscientizar os estudantes acerca da importância da prática esportiva dentro do programa Saúde na Escola, mantido através de parceria entre os ministérios da Educação e Saúde.

     De acordo com a professora Alessandra Dezotti, uma das coordenadoras da promoção, a iniciativa integra o programa do  Dia das Crianças, comemorado no último dia 12 de outubro,  dentro das atividades trabalhadas com os estudantes pelo Núcleo.  “Durante o ano, trabalhamos com eles  a nutrição, atividades físicas e saúde mental e, no final do ano, promovemos a gincana. Esta, porém, ainda é em comemoração ao dia delas”, relatou  Alessandra. O projeto se encerra no começo de dezembro.

     Realizadas no Ginásio Gattinho, as atividades desenvolvidas, segundo ela, foram de forma lúdica, como “corrida no saco”, arremesso com  bambolê e bolinhas, entre outros. O Nasf foca em cuidar e promover qualidade de vida à população por meio de ações em várias áreas, mantendo uma equipe formada por profissionais em nutrição, fisioterapia, educação física e psicologia, com atendimentos nos bairros do município.(Comunicação/Prefeitura)