WhatsApp_Image_2022-06-23_at_12.12.05.jpeg

 

 

 

 

 

Prefeitura inicia atualização do Plano Diretor

Reunião entre equipe de trabalho da Prefeitura de Cornélio Procópio e a empresa Tributech, realizou uma ampla explicação sobre a atualização do Plano Diretor do Município de Cornélio Procópio. Na manhã de quinta-feira (23), o Prefeito Amin José Hannouche reuniu os secretários para que tomassem conhecimento sobre o georreferenciamento que acontecerá no município. Este estudo e atualização é um instrumento adotado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) como uma forma de padronizar a identificação de imóveis rurais. Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas e imagens.

“É através do Plano Diretor Municipal (PDM) que fica possível a administração municipal orientar a ocupação de áreas urbanas, tomando por base um lado de interesses coletivos tais como a preservação da natureza e de outro, interesses dos moradores”, explicou o Prefeito. Os trabalhos que serão desenvolvidos pela empresa contratada serão de acordo com os moldes legais exigidos pelo Paranacidade que é o responsável pela aprovação de projetos e pelo acompanhamento e monitoramento de obras e serviços nos 399 municípios do Estado do Paraná.

MEDIDAS

Para que este projeto seja efetivado com sucesso, detalhamentos de fluxo de trânsito em cruzamentos e nas principais vias da cidade serão estudados e a sincronização de semáforos e reanálise de cada ponto instalado será avaliado. Horários e estratégias para melhorar a trafegabilidade estão inclusos no estudo. “O próximo passo é a realização de audiência pública, já agendada para o dia 27 de julho, às 13:30, no Centro Cultural. É aberta a participação da comunidade para a discussão das ações do Poder Público no tocante a aquilo que norteia medidas que influenciam a vida da nossa população”, explicou o secretário de administração, Geraldo Alves. Participaram também da reunião a Vice-Prefeita, Angélica Olchaneski, secretários municipais e representantes do Departamento de Fiscalização e Tributos. (Comunicação / Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-06-22_at_14.03.54.jpeg

WhatsApp_Image_2022-06-22_at_14.03.54_1.jpeg

Cornélio Procópio

Conjunto Martha Dequech vai inaugurar arena esportiva do programa Meu Campinho

O Conjunto Habitacional Professora Martha Dequech, de Cornélio Procópio, vai inaugurar na próxima sexta-feira (24), às 13h, uma arena esportiva do programa “Meu Campinho”. Esta é a segunda unidade da arena instalada no município. A iniciativa veio através do trabalho do Deputado Estadual, Luiz Claudio Romanelli em parceria com o Município. “É uma ação positiva que vem para melhorar as opções de lazer daquela região da cidade. Esta arena é a segunda em nosso município, recentemente a primeira foi inaugurada nas instalações do Colégio da Polícia Militar e agora sua segunda edição estará disponível para a população”, disse o prefeito de Cornélio, Amin José Hannouche.

O Deputado Romanelli, afirmou que o recurso investido é proveniente do programa Paraná Mais Cidade. “Temos que sempre encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e jovens para que possam desenvolver as atividades esportivas de uma forma sadia, porque esporte é fundamental”, disse. O programa Meu Campinho está sendo implantado em quase 100 municípios do Estado, com o intuito de garantir espaços onde todos possam praticar esportes. Os campos de futebol têm grama sintética, alambrado, rede de cobertura em polietileno, estacas em concreto armado e traves com redes. Podem ser usados gratuitamente pela comunidade nos dias úteis e aos finais de semana. (Comunicação / Prefeitura)

foto_bispo.jpeg

foto_bispo_2.jpeg

foto_bispo_3.jpeg

foto_bispo_4.jpeg

No cinquentenário da Diocese de Cornélio Procópio, novo Bispo é anunciado

Dom Marcos José. Assim será a nova denominação do Monsenhor Marcos eleito novo Bispo Diocesano de Cornélio Procópio. O anúncio foi feito pelo atual Bispo Dom Manoel João Francisco que passará a partir de agosto a ser emérito na Instituição. Após oito anos diante da Diocese Dom Manoel deixa o cargo para o novo bispado, uma vez que os 75 anos é o ano considerado ideal para a substituição no cargo.

Administrador apostólico até agosto, Dom Manoel prepara a estrutura da Diocese para ser assumida pelo novo nomeado da Igreja Católica. “É uma especie de aposentadoria, ser emérito apenas diminui o ritmo de trabalho. Passarei a residir na cidade de Jataizinho e continuarei sempre realizando o meu trabalho pastoral”, declarou Dom Manoel.

O Prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, participou do anúncio da substituição do administrador. “Sempre tive um entrosamento muito bom com o Poder Público, o Prefeito Amin sempre estabeleceu um vínculo de amizade com a Diocese, sempre nos atendendo de maneira gentil e carinhosa”, disse ele. Para Hannouche é uma pena a saída de Dom Manoel, pois o considera um amigo da cidade e admira o seu trabalho. “Dom Marcos José será muito bem-vindo a nossa cidade, mas com certeza sentiremos saudades do Dom Manoel”, revelou.

Atualmente a Diocese de Cornélio Procópio conta com o trabalho de 36 padres em 25 paróquias de dez cidades circunvizinhas. Na sua fala com a imprensa, o agora Bispo Emérito agradeceu a amizade e o acolhimento da população de toda a Diocese da qual ele administrou durante seu Bispado. (Comunicação/Prefeitura)

foto_idoso_1.jpeg

foto_idoso_2.jpeg

foto_idoso_3.jpeg

CMDPI e Prefeitura realizam atividades de prevenção à violência contra o idoso

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Semucri, estão realizando atividades de conscientização e prevenção à violência contra o idoso. O início das atividades aconteceu na última segunda-feira, dia 20, no Centro Cultural e contou com a presença de um amplo público da terceira idade e autoridades. A Vice-Prefeita, Angélica Olchaneski, participou da abertura da primeira palestra que teve como tema a violência contra o idoso. De acordo com o secretário da Semucri, Rafael Haddad, outras atividades acontecerão ainda nesta semana como atividades recreativas e esportivas e uma caminhada de conscientização. “Ficamos muito felizes com o número de idosos que vieram participar já desta primeira atividade que é marcada pelo mês de junho, junho violeta que visa à prevenção da violência contra a pessoa idosa”, revelou Haddad com satisfação. A programação inclui atividades na Praça Botafogo neste dia 21, á partir das 13h30; a caminhada acontece na Avenida XV de Novembro no dia 22 a partir das 14h.

Junho Violeta

Um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos 60+. Para denúncias ligue: 0800-141001 ou disque 100. (Comunicação / Prefeitura)