campanha_do_agasalho_1.jpeg

campanha_do_agasalho_2.jpeg

campanha_do_agasalho_3.jpeg

campanha_do_agasalho_4.jpeg

campanha_do_agasalho_5.jpeg

campanha_do_agasalho_6.jpeg

campanha_do_agasalho_7.jpeg

campanha_do_agasalho_8.jpeg

campanha_do_agasalho_9.jpeg

Em Cornélio Procópio, campanha do

Agasalho arrecada roupas para famílias

em situação de vulnerabilidade

Doações já alcançam mais de 15 mil peças e ainda podem ser encaminhada à Secretaria de Promoção Social

     A Secretaria Municipal de Promoção Social de Cornélio Procópio, em parceria com a unidade local do Serviço Social do Comércio (Sesc), segue promovendo a Campanha do Agasalho 2022. Até agora, a arrecadação já alcançou mais de 15 mil peças que estão sendo doadas a famílias em situação de vulnerabilidade do município.

     A informação foi prestada pelo secretário da pasta, Ubirajara Nicolau Fraez (Bira). O trabalho, segundo informou, é fruto de uma força-tarefa feita pelos atiradores do Tiro de Guerra no último final de semana, reforçando a parceria que já existe entre o município e o Sesc. A distribuição é feita pela secretaria que já mantém um cadastro das famílias nessa situação.

     Com a participação direta dos atiradores do TG, foram arrecadadas em torno de mil peças. “Já estamos separando essas roupas para que sejam distribuídas”, informou Bira. Na semana passada, o órgão já havia recebido mais de 5 mil peças, arrecadadas na própria secretaria, na unidade do Sesc e Tiro de Guerra.

     A campanha, segundo ele, está praticamente no início já que ainda vai até o dia 12 de agosto, data marcada para o encerramento. Além da Campanha do Agasalho, outra paralela é feita em conjunto com a área de Assistência Social da Secretaria de Jusiça, Família e Trabalho (Sejuf), voltada à arrecadação de cobertores. Com os outros arrecadados, esse é outro item que também já está sendo doado. (Comunicação/Prefeitura)

foto_dia_do_desafio_1.jpeg

foto_dia_do_desafio_2.jpeg

foto_dia_do_desafio_3.jpeg

Cornélio Procópio confirma

participação no Dia do Desafio 2022

     Cornélio Procópio vai participar novamente, como aconteceu em anos que antecederam a pandemia, do Dia do Desafio, um evento conhecido internacionalmente, que visa incentivar a prática de atividades físicas para ter mais saúde e qualidade de vida. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (19) pelo prefeito Amin Hannouche após receber do Sistema Fecomércio, que congrega instituições como Sesc, Senac e IFPD, coordenadores da promoção no Estado.

     Marcado para o dia 25 deste mês de maio, o evento é consolidado como um dos maiores movimentos de combate ao sedentarismo em todo o mundo. “Desde nossa primeira gestão vimos participando deste evento. Entendemos a promoção como verdadeiro incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar por meio de ações da comunidade, principalmente após esse longo período de pandemia que, graças a Deus, estamos superando”, manifestou Hannouche.

     As ações para a promoção no município deverão envolver todos os setores do serviço público município, coordenadas pela Fundação de Esportes (Fecop). Durante o dia, serão promovidas atividades físicas e de lazer gratuitas à população, orientações, palestras e dicas de saúde. Nas últimas edições, em virtude da pandemia da Covid-19, não houve ações presenciais e nem confronto entre os municípios durante a promoção. (Comunicação/Prefeitura)

foto_evento_facion.jpeg

foto_evento_facion_2.jpeg

foto_evento_facion_3.jpeg

foto_evento_facion_4.jpeg

foto_evento_facion_5.jpeg

foto_evento_facion_6.jpeg

Autismo reúne mais de 280 pessoas no

Centro Cultural em Cornélio Procópio

 

     Um público calculado em aproximadamente 280 pessoas participou, nesta sexta-feira (20), em Cornélio Procópio,  de uma palestra sobre  autismo, promovida pela Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).  Realizada no auditório do Centro Cultural Galdino de Almeida, teve como tema “Autismo: conhecer para incluir” e reuniu, em sua maioria, professores e outros profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social

      Primeiro neste formato realizado no município, o encontro teve como objetivo preparar esses profissionais para atuarem na inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi apresentado pelo psicólogo e especialista em transtornos psicológicos na infância e adolescência, José Raimundo Facion, que abordou os principais aspectos desse distúrbio que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

     Com mais de 45 anos atuando na área e com experiência em diversos países, afirmou que o Brasil está muito à frente na experiência de inclusão escolar de crianças com TEA. “Quando entramos para os programas de inclusão escolar e de pessoas em diversas atividades, temos que ter um processo de inclusão mais sedimentada dentro das nossas escolas públicas.  É preciso que, primeiramente, conheçamos o que é o autismo”, disse na abertura de sua palestra.

     Entre os temas apresentados, estacou a importância da escola em manter um profissional  capacitado para acompanhar e orientar o estudante com o transtorno. “A nossa lei obriga que em cada sala de inclusão tenha um acompanhante pedagógico. Mas, nem sempre esse profissional é instruído e orientado. Então, as nossas falhas hoje estão justamente na forma de procedimento e na orientação e supervisão das pessoas nas escolas que lidam com crianças autistas”, disse em um trecho de sua palestra.

       A abertura foi feita pelo presidente da Amunop  e  prefeito do município, Amin Hannouche. Também contou com a presença da vice-prefeita Angélica Olchaneski, da secretária municipal de Educação, Elaine Firmino, do secretário municipal de Educação de Uraí, Rogério Maria Gonçalves, e do prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Piovan Magalhães (Bolinha), que fizeram sua saudação durante a abertura. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Facion: O primeiro passo é conhecermos o que é o autismo

foto_casa_da_cultura_1.jpeg

casa_da_cultura_2.jpeg

casa_da_cultura_3.jpeg

Planejamento

Prefeitura de Cornélio Procópio trabalha

na gestão de tecnologia da informação

para melhorar área cultural

     Um amplo projeto voltado a melhorar a interação da Secretaria Municipal da Cultura com estudantes e a sociedade está sendo trabalhado pela Prefeitura de Cornélio Procópio. O objetivo da administração pública é melhorar os serviços já prestados à comunidade na área cultural, ter mais competitividade e avançar nos processos de inovação nessa linha de atendimento.

     Na manhã desta quinta-feira (19), um novo encontro foi realizado na Casa da Cultura Nair Mariucci Azzolini, reunindo parceiros do projeto e membros da sociedade no sentido de criar um Centro de Inovação envolvendo a comunidade acadêmica do município. Busca, através de parcerias com o Sebrae e outros órgãos, criar um projeto capaz de envolver estudantes e a sociedade no processo cultural da cidade.

     “Cornélio Procópio está hoje entre as principais cidades brasileiras que avançam neste processo tecnológico. Isto é prova de que estamos no radar do Sebrae Nacional para que isso aconteça”, destacou o secretário municipal de Planejamento Econômico, Celso Marin. Segundo ele, a iniciativa é uma fórmula de discutir com a comunidade e operacionalizar tecnologias que facilitem a vida das pessoas com serviços mais eficientes e inovadores na área cultural.

     A palestra de hoje foi feita pelo agente regional de Ecossistema de Inovação e Tecnologia, Higor Salles Rocha, com a palestra “Cocriação da Casa de Cultura”, Caio Zuchinali, da organização Impact Hube, de Florianópolis (SC) e de José Romeu do Amaral Neto, agente regional do Sebrae em Cornélio Procópio. A promoção envolve, além do Sebrae, as universidades Tecnológica Federal do Paraná e Uenp e e comunidade acadêmica através dos colégios estudantis do município. Comunicação/Prefeitura.

  

contratou uma das maiores e mais influentes empresas em pesquisa e aconselhamento em Tecnologia da Informação e Comunicação