Prefeitura propõe consorciamento da Educação

Projeto de lei que prevê a inclusão da Secretaria Municipal de Educação no Consórcio Estadual foi apresentado para a apreciação dos vereadores de Cornélio Procópio. Para explanação e esclarecimentos sobre o assunto, incluindo a apresentação de benefícios dos consorciados, o membro do Conselho Estadual de Educação, Professor Jacir Bombonato Machado, esteve reunido com os vereadores e educadores da rede de ensino municipal para esta conversa. O prefeito Amin Hannouche vê a possibilidade do ingresso da educação no Corsórcio como um benefício que pode desburocratizar processos administrativos da pasta: “Através do Consórcio teremos maior facilidade em realizarmos processos como compra de equipamentos e acesso a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná)”, disse o prefeito. O projeto deverá ir para votação em plenário nas próximas sessões. (comunicação / Prefeitura)

Amparo

CERCEG de Cornélio Procópio

recebe doação de 1 tonelada

de alimentos para cães e gatos

 

Doação será utilizada integralmente pelo abrigo dos animais

 

Aproximadamente 1000 quilos de alimentos para fortalecer o trabalho que a Prefeitura de Cornélio Procópio desenvolve para atender cães e gatos recolhidos nas ruas da cidade. Esta foi a doação que o município recebeu esta semana para favorecer o suprimento aos animais mantidos através do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (Cerceg), implantado pela prefeitura em meados do ano passado.

A doação foi feita pela Magnus, um dos mais tradicionais fabricantes de alimentos para animais do país. O carregamento veio acondicionado em 40 fardos de 25 quilos cada um e será integralmente utilizado na manutenção do Cerceg.  Atendeu a um pedido feito encaminhado ao fabricante pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB), autor do projeto que criou o abrigo no município.

“Foi uma ajuda impressionante e demonstra a parceria que construímos com os representantes desta empresa.  Uma ajuda como esta é imprescindível. Assim como as pessoas que são assistidas nas ruas, os animais também necessitam desse amparo e uma ajuda como essa nos estimula ainda mais e nos ajuda a seguir com nossa meta”, disse o vereador.

“É importante ressaltarmos que o alimento será utilizado exclusivamente no centro. Infelizmente,  algumas pessoas obtiveram informações sem procedência e algumas nos procuraram por entenderem que a ração seria distribuída entre cuidadores de animais. Na verdade, a doação foi ao Cerceg ”, esclareceu o prefeito Amin Hannouche, sobre falsos comentários publicados esta semana.  Ele também participou do recebimento do alimento animal doado ao município.

O Cerceg é uma unidade para tratamento especializado de animais de pequeno porte que há muito vinha sendo pedido para a população. A unidade funciona na zona oeste da cidade, proximidades da pedreira municipal. No local, além de alimento, os animais abandonados ou doentes recebem tratamento veterinário. Funciona com recursos do município e doações da comunidade. (Comunicação/Prefeitura)

d28cabf5 e589 49d0 b6f8 e979a241f6fa

Programa Compra Direta destina

R$ 170 mil para agricultura familiar

de Cornélio Procópio

 

Programa mantido pela Seab ampara famílias vulneráveis e estimula pequenos produtores

 

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, proposta 2021,  foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (13) em Cornélio Procópio. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central da cidade), com a participação do prefeito Amin Hannouche, do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e da coordenadora estadual do programa, Maria Pavani, entre outras autoridades.

Mantido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), atua com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no município.   Adquire alimentos de cooperativas e associações que coordenam ações de pequenos produtores rurais e atende diretamente a rede assistencial e entidades em geral.

“O dinheiro vem dos governos federal e estadual e o município faz a compra diretamente dos produtores. Produtos de excelente qualidade são adquiridos  distribuídos às entidades que tanto necessitam. É uma ajuda direta, em especial, neste momento de pandemia em que as pessoas e as entidades passam por muita dificuldade”, disse o prefeito Amin Hannouche durante a abertura da cerimônia de lançamento.

Avaliação Positiva - Em Cornélio Procópio, é coordenado pelo Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. “Temos uma avaliação altamente positiva do programa na região onde atende  32 municípios. Desde o ano passado, quando entrou como Compra Direta Emergencial em razão da pandemia, o governo passou a atender as famílias mais vulneráveis e conseguiu atingir a agricultura familiar para escoamento dos produtos”, disse o chefe do NR da Seab, Eduardo Itimura, durante o encontro.

O Compra Direta adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e é destinado às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, famílias atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública municipal (merenda escolar). Na região, o programa recebe produtos de 47  famílias de agricultores sendo eles produtos convencionais e orgânicos. Este ano, o programa no município atende a 12 entidades e foi contemplado com R$ 170 mil.

O deputado Romanelli  também falou no encontro.  Disse que o Compra Direta presta grande contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar do estado que é quem fornece os produtos, por meio de associações e cooperativas, e atende uma grande rede de assistência social. “É o típico caso de ganha-ganha. Fortalece o pequeno agricultor e coloca comida na mesa de quem precisa”, afirmou. O vereador Cristiano Leite Ribeiro (PSD) também participou do encontro. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-08-12_at_11.44.25.jpeg

Cornélio Procópio discute a

programação das comemorações

natalinas de 2021

 

Programa deste ano vai de 6 de novembro a 6 de janeiro de 2021

 

Nesta quarta-feira (12), o prefeito Amin Hannouche manteve uma reunião na com assessores, representantes do comércio e de outros segmentos da sociedade para discutir a programação das comemorações natalinas deste ano no município.  Um cronograma provisório foi proposto pelo chefe do executivo com algumas sugestões sendo levantadas e debatidas.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o programa era montado nos dias que antecediam as comemorações, este ano, devido à situação criada pela enfermidade epidêmica, a sugestão foi a de montar um programa adaptado à situação que se estabeleceu e manter vivas as celebrações dentro dos protocolos de prevenção impostos pela Covid-19.

“Estamos saindo, ou para sair, de uma pandemia mundial que tomou conta de todo o segmento produtivo e as pessoas esperam que tenhamos um natal diferente. Assim, este ano, optamos por antecipar esta reunião para ir discutindo sobre o programa e os enfeites natalinos que em anos anteriores eram discutidos somente em dezembro”, justificou Hannouche.

A intenção, segundo ele, é iniciar as comemorações no dia 6 de novembro e terminar no dia 6 de janeiro de 2022. “Estamos nos organizando de uma forma mais eficiente e antecipada para que possamos ter também um resultado antecipado. Com isto, as pessoas de outras cidades que costumeiramente vêm à cidade para fazer suas compras, encontrarão uma cidade bonita e arrumada”, projetou o prefeito.

Do encontro realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, também participaram  a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (Acecp), Eduardo César Quero, e o presidente da Confederação das Associações do Norte Pioneiro, Fabiano Inoue. (Comunicação/Prefeitura)