maria_lídia_e_amin.jpeg

Volta às Aulas

 

Cornélio Procópio marca para o dia 16

o retorno gradual às aulas presenciais

nas escolas públicas municipais

 

Retornam estudantes do Ensino Fundamental, EJA e APAE

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio autorizou a retomada das aulas presenciais para as escolas públicas municipais a partir da segunda-feira do dia 16 de agosto. Inicialmente, retomam as atividades as turmas de 1º ao 5º ano. Já a partir do dia 30, retornam as escolas dos Prés-4 e 5.

A informação foi prestada pela secretária municipal de Educação, professora Maria Lídia Funari. Informou que a decisão foi tomada em comum acordo com o prefeito Amin Hannouche, após a realização de uma pesquisa com os pais de crianças do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e APAE.

“A partir de um prolongado estudo, planejamos o retorno presencial seguindo rigorosamente os protocolos de biossegurança. A pesquisa que fizemos foi bastante dividida com cerca de 55% dos pais não optando pelo retorno nesse momento. Mas, acreditamos que, com o transcorrer do tempo, possam se sentir mais seguros com a opção de retornar ou não”, disse a secretária.

Reorganização – Maria Lídia explicou que no momento retornam os estudantes cujos pais responderam à pesquisa já que as escolas se reorganizaram de acordo com o número de alunos. Segundo ela, tudo foi planejado levando-se em conta a área da sala; distanciamento, para se estabelecer o número de alunos que vai ocupar o espaço em todos os dias, sujeito à escala se for o caso.

“O momento agora é de pensarmos na segurança de todos, tanto dos profissionais de educação quanto dos alunos. Nada substitui o presencial, mas temos que pensar, no entanto, dentro das possibilidades que se apresentam no momento. Se os índices forem melhorando, acreditamos que logo poderemos ter uma ocupação maior nas salas”, otimizou.

Para o retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação providenciou um kit completo de prevenção contra a Covid-19. Entre as providências constam máscara reutilizável; garrafa de água individual, entre outras. Aos alunos que não optaram por retornar e os que vão fazer a escala, seguirão recebendo a entrega das atividades impressas repassadas pelas escolas com as datas marcadas. “A decisão do retorno cabe aos pais. A que eles tomarem, estaremos na Educação para apoiá-los”, concluiu Maria Lídia. (Comunicação/Prefeitura)

Lidinha: Educação está disponibilizando todos os equipamentos para segurança dos estudantes e professores

Em Cornélio Procópio, prefeitura  

intensifica trabalhos para aprontar

novo cruzeiro até o Dia de Finados

 

Neste domingo (08), quando se comemora o Dia dos Pais, a quantidade de pessoas que costumam visitar entes queridos no cemitério de Cornélio Procópio aumenta muito. Por isso, equipes do município que atendem as demandas nesta área têm reforçado os serviços de limpeza e manutenção do local para receber as visitas.

A intenção é garantir espaços limpos e preservados para a comunidade, como sempre acontece nesta data comemorativa. Por determinação do prefeito Amin Hannouche, além dos serviços corriqueiros, a proximidade do feriado  exigiu outra providência:  a construção de um novo cruzeiro onde as pessoas possam orar e acender velas para seus ente queridos com segurança.

É que o antigo cruzeiro que ao longo dos anos serviu para essa finalidade, passou a oferecer perigo. Situado sob extensa figueira, o tradicional “veleiro”, deverá ser interditado por motivo de segurança. “Por ser uma árvore muito velha, seus galhos pesados podem cair e oferecer risco às pessoas que fazem suas orações ali”, explica Sebastião Luquini (Peixeiro), administrador do cemitério.

Disse que apesar das providências que vêm sendo tomadas a tempos por sua equipe, com podas e cortes dos galhos mais resistentes, o local acabou se transformando em área de risco, principalmente quando há temporais. Assim, com a previsão do fluxo de visitantes com a proximidade do Dia de Finados, a administração optou por construir outro cruzeiro em local mais seguro.

Para Luquini, há uma corrida conta o tempo e o desafio é terminar o serviço até sexta-feira (06) quando costumeiramente o local começa a receber visitas aos túmulos de familiares. “Vamos fazer o máximo para terminar este e cuidar também do antigo que é bastante tradicional. O prefeito nos deu total liberdade e, seguindo todos os protocolos de segurança, vamos resolver o quanto antes a situação do antigo”, concluiu o administrador. (Comunicação/Prefeitura)

  

foto_canteiro.jpeg

foto_canteiroo.jpeg

Em Cornélio Procópio, mudas

plantadas pela prefeitura em

vias públicas são furtadas

Furto de Manacá-da-Serra teria ocorrido na madrugada de domingo (01) para segunda, após recente plantio.

Na madrugada de domingo (01) para segunda-feira, foram furtadas em Cornélio Procópio algumas mudas da variedade Manacá-da-Serra que haviam sido plantadas recentemente pela prefeitura. A depredação aconteceu ao longo do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, uma das áreas do município contempladas pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) com o recente plantio de mais de 50 mudas dessa variedade.

“Estamos fazendo um levantamento em outras áreas para apurar se este é um fato isolado ou se isso também aconteceu em outros locais da cidade. É muito triste constatar uma situação dessas no momento em que a prefeitura, por determinação do prefeito Amin Hannouche, promove um dos maiores projetos de arborização na cidade e acaba acontecendo esse vandalismo”, lamenta Rubens Monteiro, responsável pelo projeto.

Segundo ele, o plantio de Manacás-da-Serra faz parte de um amplo projeto de embelezamento que integra o cronograma de atividades da secretaria para reposição e novos plantios nas vias públicas da cidade. A operação, que começou há pouco mais de 40 dias, já efetuou o plantio de aproximadamente 400 mudas de variedades ornamentais. Além da Getúlio Vargas, a Manacá foi plantado também na Minas Gerais e na 15 de Novembro nas proximidades do Monumento do Cristo Rei.

As mudas empregadas são produzidas no próprio viveiro do município, situado na região noroeste da cidade, ao lado do conjunto residencial Nova Esperança. A Semagri lembra que o Viveiro Municipal disponibiliza mudas para que a população possa fazer ela própria o plantio. Basta a pessoa se dirigir ao local e retirar a muda ornamental ou frutífera de sua preferência. Lá, recebe também a orientação sobre o tipo ideal de planta para ser cultivada de acordo com o terreno e os objetivos da pessoa. (Comunicação/Prefeitura)

foto_herois_do_frio.jpeg

foto_herois_do_frioo.jpeg

Heróis do Frio

 

Voluntários se unem à Promoção Social

e enfrentam baixas temperaturas para

amparar moradores de rua

 

Foram quatro dias desse intenso trabalho solidário

 

Pelo menos 100 moradores de rua foram abordados nos últimos dias em Cornélio Procópio durante operação montada pela prefeitura para atender a essas pessoas durante o período de frio intenso na cidade. Foram pelo menos quatro dias de intenso trabalho voluntário para levar a elas um pouco de conforto e solidariedade humana nesse período de baixíssimas temperaturas.

A iniciativa do município, através de órgãos como Secretaria de Promoção Social e Fundação de Esportes (Fecop), com apoio de cerca de 8 voluntários, desenvolveu ações que começaram na quinta-feira, dia 29 , até a madrugada desta segunda-feira (02). Neste período, foi abordada uma média de 15 a 20 pessoas por noite. O próprio prefeito Amin Hannouche, visitou o local preparado para receber os moradores de rua.

Parte das pessoas abordadas durante a operação foi conduzida para a Casa de Passagem ou para o Ginásio de Esportes 15 de Fevereiro, onde a Fecop improvisou espaços com colchões e cobertores para receber essas pessoas. E, mesmo as que se recusaram receber o atendimento nesses locais, acabaram sendo amparadas com agasalhos e alimentos nos próprios locais onde se encontravam.

“A iniciativa serviu muito para nos mostrar o quanto a nossa gente é solidária”, disse Vanildo Sotero que, em companhia de Rodrigo Marconsin (Pirulito), esteve presente durante todos os dias desta ação solidária. “Foi muito gratificante ver a espontaneidade da população, doando todo tipo de alimento. Neste período, nos chegavam pães, sopa, bolos doces e pizza, tudo doado pela comunidade”, disse Sotero que atribuiu a iniciativa ao prefeito Amin. “A ideia partiu dele que, inclusive fez questão de participar do primeiro dia”, complementou.

Recusas - Nos últimos dias em que o frio foi mais intenso na cidade, com os termômetros marcando apenas 1 grau positivo, esse trabalho voluntário, além do seu real objetivo por essa missão, serviu para revelar outra dificuldade: as recusas pontais pelo atendimento das pessoas que tentam convencê-los a passar um período no abrigo oferecido pelo município.

Não é o desejo de pelo menos metade das pessoas abordadas pela equipe. Acostumada nessas condições, a maioria só aceita mesmo a marmita ou o lanche e o cobertor que lhe são oferecidos. As razões variam de reclamações. Uns alegam dificuldade em deixar os companheiros e os costumeiros locais em algum beco ou locais públicos.

“Sou um morador de rua e agradeço o trabalho de vocês, mas quero ficar aqui mesmo”, revelou Jaime da Silva, de 48 anos, que veio de Maringá. Outro, bastante conhecido na cidade, prefere passar a noite na calçada. “É uma pessoa que todo mundo conhece. Vive em companhia de quatis e outros animais e deixa seus pertences no mato. Quando chega a noite, improvisa sua cama na calçada para passar a noite. Para nós, foi um trabalho gratificante. Estamos agradecidos a Deus”, afirmou Pirulito. (Comunicação/Prefeitura)