610f7dff-eee4-4431-aa7a-caf064439d75.jpg

05cd5314-5ac7-44fc-8277-78b1f1a000c8.jpg

bf8b2826-8f88-4f30-8fe8-5e81b298d390.jpg

A prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, visitou na manhã desta segunda -feira (6) a Escola Municipal Professor Ângelo Mazzarotto, onde conversou com alunos, professores e funcionários e parabenizou pessoalmente a professora Andréia Godoy Ruiz, que foi uma das vencedoras do concurso estadual Agrinho 2023. O concurso, que é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tem como objetivo valorizar as práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do meio rural e urbano. O tema deste ano foi “Sonhos que transformam o mundo”. A professora Andréia Godoy Ruiz, que leciona para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, foi premiada na categoria Ensino Fundamental - com o projeto “Sonhos mudam o mundo”, que abordou a questão da sustentabilidade em diferentes aspectos, como ambiental, social, econômico e cultural. Jornalista Paulo Bueno

8abc3179-4cdf-4a42-9cdf-ccd094591650.jpg

c1823ab5-8f8d-4b98-8bd4-2d57c036d23f.jpg

09bf72f0-016c-4a7e-8a91-2865a04f13bd.jpg

e4dce772-9f1d-4404-89c6-d6798bd5da3a.jpg

O Hospital Regional de Cornélio Procópio está passando por um período emocionante de crescimento e desenvolvimento. A capacitação de aproximadamente 200 pessoas pela equipe da Santa Casa de São Bernardo do Campo é um passo significativo para garantir que o hospital possa atender efetivamente a região, que englobará mais de 1 milhão de pessoas no futuro.

Com um investimento de quase R$ 100 milhões em terreno, construção e equipamentos, e possíveis propostas de investimentos adicionais pela Santa Casa de São Bernardo do Campo, o hospital está se preparando para ser um pilar importante na comunidade.

A meta de iniciar as operações em 6 de dezembro mostra o compromisso e a dedicação da equipe, que está trabalhando dia e noite para garantir que o hospital esteja pronto para atender à comunidade.

A prefeita Angélica Olchaneski descreveu corretamente este momento como histórico, pois marca um novo capítulo na história de Cornélio Procópio. “É realmente inspirador ver esses esforços para melhorar o atendimento à saúde na região. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto importante!”.

PARCERIA

O Hospital Regional de Cornélio Procópio é um exemplo de como a parceria entre o setor público e o privado pode trazer benefícios para a população. O Prefeito Amin Hannouche idealizou o projeto na tentativa de oferecer um atendimento humanizado e eficiente para os pacientes do município. As dificuldades encontradas em Cornélio Procópio também se estendiam pelas cidades da região, com isso o Hospital Regional tornou-se realidade. O prazo de inauguração, previsto para 6 de dezembro, demonstra o empenho e a responsabilidade dos gestores da Santa Casa de São Bernardo do Campo que não mede esforços para cumprir as metas estabelecidas.

RECONHECIMENTO

A prefeita Angélica Olchaneski reconheceu o valor deste projeto para o desenvolvimento de Cornélio Procópio, que se tornará um polo regional de saúde. É admirável ver como essa iniciativa pode transformar a realidade da saúde na região

646868e4-e4d0-4ac5-b5c9-910a3881db03.jpg

18a9e512-0b46-4b2c-afb6-aa3abc0a96a6.jpg

01f0f911-434c-40c9-bbab-d9b921694f6c.jpg

O Centro de Eventos de Cornélio Procópio foi palco de uma grande celebração de amizade e paixão pelas duas rodas no último final de semana. O 2º Encontro de Motociclistas e Triciclistas Lagartiando MG reuniu motociclistas de diversos cantos do país, incluindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os participantes promoveram uma grande festa regada a muito rock and roll e flash black. O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio e, em um ato solidário, foram arrecadados alimentos na entrada da festa. Os produtos adquiridos serão doados ao CRAS do município e repassados a famílias carentes.

O encontro foi um sucesso e promoveu a cidade de Cornélio Procópio entre os apaixonados pelas duas rodas. A Prefeita Angélica Olchaneski enviou aos participantes votos de apoio e incentivo para a promoção de eventos culturais e ainda antecipou o apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio para o evento de 2024.

Este evento demonstrou o poder da comunidade motociclista e triciclista, e a importância de eventos como este para promover a cultura, a solidariedade e o amor pelas duas rodas. Estamos ansiosos pelo próximo encontro!

f8018124-d497-4e54-9654-f7ace51ed93b.jpg

7e55fce8-cef2-49c8-be7f-ef41d4401c59.jpg

2b90e96b-3355-4f22-ad1f-8af3917265c7.jpg

Projeto apresentado pela Universidade Norte do Paraná(UENP) vai mudar e estimular a vida dos moradores do Condomínio do Idoso em Cornélio Procópio. Nesta quarta-feira, 01, foi apresentado aos moradores do condomínio do Idoso a iniciativa que envolve a Universidade, a Prefeitura e o Governo do Estado em uma parceria que promove a cultura, a educação, a saúde e a sustentabilidade para os idosos que residem no vilarejo.

O Condomínio do Idoso é um programa do governo do estado que oferece moradia digna e gratuita para pessoas com mais de 60 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Cornélio Procópio foi o quarto município do Paraná a inaugurar um condomínio desses, que conta com 40 apartamentos, uma área de convivência, um salão de festas e uma academia ao ar livre.

Mas não basta ter um lugar para morar, é preciso ter qualidade de vida. E é aí que entra o projeto UENP, coordenado pela diretora da UENP CP, Vanderleia da Silva Oliveira. O projeto é uma extensão universitária que visa levar atividades culturais, educativas, ambientais e de saúde para os moradores do condomínio, estimulando a integração, a participação e o envelhecimento saudável.

O projeto conta com a colaboração de professores e bolsistas de diferentes cursos da UENP, como Ciências Biológicas, Letras, Enfermagem e Segurança Digital. Cada área desenvolve ações específicas, como:

- Sustentabilidade e Educação Ambiental: o professor Poleto e seu bolsista vão cuidar do lago e da horta do condomínio, ensinando os moradores sobre os cuidados com o meio ambiente e a produção de alimentos orgânicos.

- Leitura: a professora Ana Paula e sua bolsista Duda estão organizando rodas de leitura, rodas de viola e saraus literários, incentivando os moradores a lerem, escreverem e compartilharem suas histórias e experiências.

- Segurança Digital: a professora Ivone e seu bolsista vão orientar os moradores sobre os riscos e as oportunidades da internet, ensinando-os a usar as redes sociais, os aplicativos e os serviços online com segurança e responsabilidade.

- Saúde: as professoras Edna e Miriam e sua bolsista Daniela planejam projetos na área de envelhecimento, como avaliação física, prevenção de quedas, orientação nutricional, controle de pressão arterial e glicemia, entre outros.

A prefeita em exercício Angélica Olchaneski esteve presente na apresentação do projeto e elogiou a UENP pela proposta apresentada, que vai tornar a vida de todos os moradores do condomínio muito melhor. Ela também destacou o aumento da população idosa no município e a importância de políticas públicas que visem o bem-estar dos idosos.

O projeto UENP é um exemplo de como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento social da nossa região, levando conhecimento, cultura e cidadania para quem mais precisa.