aace856a-12c6-4418-976e-0093dacd846d.jpg

7d6795f0-62f4-4b6c-9e43-3ae973ad0d00.jpg

62be64e5-13e5-44aa-a6c5-aaad4e8af6f8.jpg

73539977-4e73-4684-bd10-d085ef423d50.jpg

4df56f13-53c4-4752-8b93-7e213a2e6ed2.jpg

# Festa da Virada no Alto do Cristo: Uma Noite de Alegria e Diversão

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através do Departamento de Cultura, promoveu uma grande festa para comemorar a virada do ano. Celebrada no Alto do Cristo, a festa tornou a noite divertida e muito descontraída, com brincadeiras da máquina de foto em 360º e um Robô que divertiu as famílias, que dançaram, sorriram e brindaram com muito agradecimento o fim de 2023 e projetaram 2024 com muita fé, conquistas e paz.

Alexandre Simões, Secretário de Cultura, falou sobre o planejamento da festa e o êxito do evento. "Ficamos satisfeitos ao ver a festa acontecendo e divertindo as pessoas", disse Simões.

A Vice-Prefeita Angélica Olchaneski ficou admirada ao ver muitas famílias na festa. “Estou feliz em ver um encontro de significado tão importante reunindo crianças e idosos dançando e esbanjando energia e alegria”, falou Angélica.

O Prefeito Amin Hannouche falou sobre a dedicação dos profissionais que fizeram a festa. “Parabéns aos servidores e principalmente à Secretaria de Cultura que não mediu esforços para tornar a noite agradável”, frisou o Prefeito.

A atração musical foi o DJ Alvaro Rocha que levantou o público e animou a virada do ano procopense. A festa no Alto do Cristo foi, sem dúvida, um evento memorável que marcou o início de 2024 com alegria e esperança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

97e0e92c-ba08-46b7-94e5-342c8daf2b5c.jpg

b3f3f4c4-4a10-4d53-80b4-2fb9e1399b90.jpg

e7b673ab-6dab-4313-8f51-7df91568d3a7.jpg

Em um dia emocionante, a vice-prefeita Angélica Olchaneski apresentou à imprensa e convidados a sala sensorial do Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio. O centro, localizado na rua Rio de Janeiro no centro da cidade, tem sido um farol de esperança e transformação para muitos.

A sala sensorial é um espaço projetado para ajudar pessoas com espectro autista a se engajarem e explorarem o ambiente de maneira controlada e segura. Angélica demonstrou como funcionam os mecanismos utilizados, proporcionando uma visão detalhada das atividades realizadas.

Além da apresentação da sala sensorial, o evento também marcou a confraternização de encerramento do ano de 2023 para alunos e familiares. Foi um momento de celebração e reflexão, destacando as conquistas do ano e a diferença que o centro tem feito na vida dos alunos e suas famílias.

Angélica expressou muita emoção e alegria ao falar sobre o projeto do centro de neurodiversidade. “Este projeto tem feito uma diferença imensa não só na vida dos nossos alunos, mas também em suas famílias”, disse ela.

O Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio continua a ser um exemplo brilhante de como a compreensão, o apoio e as terapias adequadas podem fazer uma diferença significativa na vida daqueles que são diagnosticados com espectro autista.

A sala sensorial é de suma importância para o desenvolvimento infantil, especialmente para crianças neuroatípicas. Ela desempenha um papel fundamental no bem-estar e desenvolvimento dessas crianças, proporcionando um ambiente adaptado e enriquecedor para estimulação sensorial, regulação emocional e aprimoramento das habilidades cognitivas e sociais.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância da sala sensorial:

**INTEGRAÇÃO SENSORIAL**: O processo de integração sensorial é fundamental para o desenvolvimento infantil. Trata-se da organização dos estímulos e sensações que recebemos constantemente através dos sentidos.

**DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS**: A sala sensorial busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução das crianças.

**ESTÍMULO AOS SENTIDOS PRIMÁRIOS**: As salas sensoriais estimulam os sentidos primários, como o toque, a visão, o som e o cheiro, recorrendo às capacidades sensoriais de cada um.

**SUPERAR INIBIÇÕES**: As salas sensoriais facilitam a superação de inibições, aumentam a autoestima e diminuem a ansiedade, melhorando o humor.

**AMBIENTE SEGURO E ADAPTADO**: Para crianças neuroatípicas, que podem apresentar sensibilidades sensoriais ou dificuldades de processamento, a sala sensorial oferece uma oportunidade única para explorar e interagir com o mundo sensorial de uma maneira segura e adaptada.

Portanto, a sala sensorial é um recurso valioso que potencializa as chances para que diferentes regiões do sistema nervoso trabalhem em conjunto, possibilitando que a criança consiga interagir com o ambiente e seus elementos de modo satisfatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

651c8c07-ae29-48e5-a4ac-0437f8531532.jpg

9d8e87de-bb92-4f2c-bee4-774de4fca05c.jpg

f075f67e-8eb0-4fe6-bb38-cfca1017cd83.jpg

Em uma importante solenidade no gabinete da Prefeitura de Cornélio Procópio, a vice-prefeita Angélica Olchaneski e o chefe de gabinete Kalil Hannouche recepcionaram uma grande comitiva encabeçada pelo médico veterinário Otamir Martins, presidente Estadual da Adapar. Com muito louvor, divulgaram que o município passa a integrar as cidades que detêm a concessão do Selo Sanitário SUSAF.

A conquista só foi possível graças à empresa Laticínios Clarice, que recebeu das mãos do presidente estadual da ADAPAR, Otamir Martins, o "Selo SUSAF" - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Clarice Rodrigues Camargo, produtora de queijo, a partir de agora, pode ofertar o produto fabricado em Cornélio Procópio a todo o Estado por ter atendido os critérios do Sistema Sanitário. Com o alcance desta guia de autorização, a empresa eleva a cidade entre os municípios que podem ofertar o Selo aos produtores.

A conquista veio através de uma iniciativa do vereador Cristiano Leite Ribeiro, que respondia como Secretário Municipal de Agricultura, e do Sindicato Rural na oportunidade representado por Felipe Leite Ribeiro( atual presidente) . De olho no mercado e na expansão da economia da cidade, cumpriram todas as etapas até que Cornélio Procópio obtivesse o Selo e a oportunidade de crescimento de centenas de produtores.

O casal Luiz Camargo e Clarisse Camargo, junto de sua filha Fabiola, foram os pioneiros em Cornélio Procópio a conquistar o selo e a oportunidade de expandir o queijo tradicional feito pela família a milhares de paranaenses. Esta conquista representa um marco importante para a economia local e para a indústria de laticínios do estado.

SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte

QUEM PODE OBTER O SUSAF/PR?

O SUSAF/PR será concedido aqueles estabelecimentos que atendam os critérios técnicos sanitários e se enquadrem em: I- Agroindústria Familiar - aquela realizada pela agricultura familiar, nos seus distintos públicos e culturas, localizadas em comunidades rurais ou próximas, que em muitas regiões pode ser popularmente entendida como produto colonial; II - Produção Artesanal - aquela realizada em pequena escala de produção, que se utiliza de micro e pequenas estruturas físicas, valendo-se, geralmente, de mão de obra intensiva, agregando aos produtos características peculiares de aspectos históricos, culturais, geográficos e de criatividade humana que lhe conferem identidade; IV - Agroindústria de Pequeno Porte - aquela caracterizada por ter produção de média escala, como regra, reunindo um conjunto de pessoas organizadas coletivamente, formal ou informalmente, em grupos, associações e/ou cooperativas, mas podendo ser propriedade individual ou familiar; Regras mais detalhadas serão publicadas pela ADAPAR, levando em consideração as regras já utilizadas em território nacional Entende-se por agricultura familiar - aquela definida pelo art. 3º da Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, compreendidos e denominados aqui de agricultores familiares, colonos, pequenos agricultores, campesinos, agricultores assentados, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais, extrativistas e indígenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4fc8e5a1-a93e-42c9-b96c-e916b4216f54.jpg

O Secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, visitou o Hospital Regional de Cornélio Procópio e elogiou a estrutura e os serviços oferecidos pela unidade médica. A visita faz parte de uma agenda que o secretário cumpriu em várias cidades da região entre os dias 19 e 21 de dezembro, com o objetivo de conhecer as demandas locais e fortalecer a política inclusiva do governador Ratinho Junior.

Guto Silva foi recebido pela vice-prefeita Angélica Olchaneski e pelo chefe de gabinete Calil Hannouche, que o acompanharam em um tour pelas instalações do hospital. O secretário ficou impressionado com a qualidade do atendimento e da infraestrutura, que inclui um centro cirúrgico, duas UTI, e um centro de imagem. Ele também conferiu o andamento da obra do Ambulatório Médico Especializado (AME), que está em fase final de construção e deve ampliar a capacidade de atendimento de saúde fornecendo especialistas de diversas áreas.

Guto Silva afirmou que Cornélio Procópio está reescrevendo sua história com a ampliação e a oferta dos serviços de saúde pública à população. Ele destacou que o Hospital Regional é um exemplo e vai promover muitos benefícios para toda a região. Ele também ressaltou que o governo estadual está comprometido em apoiar as demandas das cidades e em levar desenvolvimento para todas as áreas do Paraná.