fad429a7-621c-42c6-a1a2-ea279aeb5fff.jpg

d73b0a0d-9894-4748-9ef2-959c00974e57.jpg

Em mais um dia de trabalho árduo, a equipe do Mutirão Contra a Dengue continuou suas atividades no Jd. Primavera. Entre as várias ações de limpeza realizadas, destaca-se a demolição de uma casa abandonada. No local, além de lixo e sucatas, foram encontrados ratos, cachorros, gatos e galinhas.

A equipe da Vigilância Sanitária identificou o Tipo 3 da Dengue no local. Esta mutação do vírus está relacionada aos casos mais severos da doença, o que reforça a importância das ações de limpeza e controle.

O mutirão de limpeza contra a dengue vai estender o atendimento e o recolhimento de produtos inservíveis no Jd. Primavera até sexta-feira, percorrendo todas as ruas do bairro.

A Secretaria de Saúde informou que em breve será divulgado o cronograma das próximas regiões que receberão o mutirão. A população aguarda ansiosamente por estas informações, ciente da importância dessas ações para a saúde pública.

A luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos. A participação da comunidade, aliada ao trabalho das equipes de saúde, é fundamental para vencer essa batalha. (Paulo Bueno/DECOM)

18e081eb-df1f-4845-9fbe-3b2a5590f16f.jpg

e2cb429a-3e42-4cce-8c98-9bcbbf53fce9.jpg

c1dcc45d-cf1e-4d81-890a-9e86832884ca.jpg

O Jd. Primavera foi o bairro escolhido para receber o mutirão de limpeza que visa combater a dengue na cidade de Cornélio Procópio. A ação, coordenada pela vice-prefeita e Secretária de Saúde Angélica Olchaneski, começou nesta segunda-feira e já encontrou uma situação preocupante: uma casa onde morava um acumulador compulsivo, que guardava lixo e sucatas em condições insalubres.

Segundo a Secretaria de Saúde, o monitoramento sanitário detectou que a residência apresentava risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de outros problemas de saúde pública. A família que vivia no local foi encaminhada para atendimento médico, a Vigilância Sanitária realizou a inspeção e a equipe de Obras iniciou a retirada de todo o material acumulado.

A vice-prefeita Angélica Olchaneski acompanhou o trabalho e destacou a importância do mutirão para controlar a epidemia de dengue em Cornélio Procópio. Ela também pediu a colaboração da população para manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de água parada, que favorece a reprodução do mosquito.

O mutirão de limpeza contra a dengue vai continuar no Jd. Primavera até sexta-feira, percorrendo todas as ruas do bairro. A Secretaria de Saúde informou que o cronograma das próximas regiões que receberão o mutirão será divulgado em breve.

 

70bd2ddf-6031-432b-a464-cf9864c1019e.jpg

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Fundação de Esportes a FECOP, está promovendo a 45ª edição da Copa Osvaldo Bernardes, um dos maiores campeonatos de futebol amador do Norte do Paraná. A competição reúne atletas amadores de alto nível e tem como objetivo aumentar o nível da Copa.

A composição dos participantes é feita através de um ranking onde os campeões de torneios e campeonatos recebem o convite com direito a fazer parte da competição, outro meio utilizado é feito por convite a equipes de cidades vizinhas que estão em evidência e responsáveis por conquistar títulos importantes.

Valdir Bueno, diretor da FECOP, comentou sobre o nível da competição e o respeito que os atletas estão demonstrando. A Copa faz parte dos eventos alusivos ao aniversário de Cornélio Procópio que neste ano de 2024 completa 86 anos. Para o Prefeito Amin Hannouche é de extrema importância manter vivo o torneio e o espírito do saudoso Osvaldo Bernardes em um ambiente que ele deu pontapé inicial.

Para a vice-prefeita Angélica Olchaneski o legado deixado pelo carinho Osvaldão promove a cidade entre as demais como uma referência esportiva. Angélica também comentou sobre o quanto o trabalho da FECOP é importante para Cornélio Procópio.

A grande final da Copa está marcada para o dia 15 de fevereiro no estádio Ubirajara Medeiros.

ab34838e-b690-4256-a20c-5f06064ceb2e.jpg

44dca7fe-ab46-4c9a-9e8d-8b27a4abec9c.jpg

Previsão é que corrida, que já é tradição na cidade, bata recorde de participantes no dia 24 de fevereiro

A 46ª edição da “Prova Pedestre XV de Fevereiro”, em comemoração ao aniversário do município de Cornélio Procópio que este ano completará 86 anos, terá suas inscrições encerradas no dia 17 de fevereiro. Todos os interessados em competir na prova, que terá um percurso de cinco e dez quilômetros, devem acessar o site do Sesc ou ir até a entidade realizar sua inscrição. A corrida, que já é tradicional na cidade, é uma promoção da Prefeitura em parceria com o Sesc e terá início na Praça Brasil, a partir das 17h.

Além da prova principal, acontecem também no dia 24 de fevereiro, a “Quinzinha” e a caminhada pelo circuito. Para se inscrever, os atletas deverão apresentar um laudo médico, atestando que possuem condições físicas e cardíacas para participarem da prova que exige esforço físico. “É importante que os participantes tenham esse atestado para que não haja risco para ele mesmo durante a corrida que exige um esforço considerável do atleta”, esclareceu o diretor do Sesc, Bruno de Arruda. A expectativa, segundo a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, é que o número de participantes e de público prestigiando o evento seja superior ao do ano passado.

Inclusão – Nesta edição, a prova de pedestrianismo irá também contar com a participação de pessoas que apresentam necessidades especiais. “Será uma modalidade inclusiva que iremos agregar ao evento que comemora o aniversário do Município, então as pessoas que tem necessidades poderão participar também da corrida”, explicou Arruda. Para Angélica, esta é uma iniciativa que vai de encontro com os princípios do esporte e da diversidade. “Na administração pública, hoje comandada pelo Amin e eu, preza por ações que tragam cada vez mais inclusão social dos cidadãos como um todo e que possibilitam oportunidades igualitárias, a exemplo deste evento que vai além do esporte, proporciona lazer a milhares de pessoas”, concluiu. (Comunicação / Prefeitura)