Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio realiza a formatura daprimeira turma de bombeiros-mirim

 

         O Corpo de Bombeiros Militar de Cornélio Procópio promoveu a formatura da primeira turma de Bombeiros-Mirins Integrados do município. Ao todo, 18 adolescentes participaram do curso que transcorreu durante o ano com as aulas sendo ministradas aos sábados. O prefeito Amin Hannouche participou da cerimônia realizada no sábado, nas dependências do Country Club local, com os jovens passando pelo tradicional banho de mangueira, ato simbólico concedido aos bombeiros recém-formados.

     “O objetivo é focá-los nas profissões, com o apoio de segmentos envolvidos, como Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, 18º Batalhão de Polícia Militar  e o próprio Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos da sociedade, como Ministério Público e a Vara da Infância e da Juventude. É uma ação importante para darmos um sentido de formação a essas crianças, numa ação preventiva que visa focá-los numa profissão e afastá-los das drogas”, disse o coordenador do programa, tenente Haroldo César da Silva, hoje na reserva do Corpo de Bombeiros.

      O prefeito Amin Hannouche não escondeu sua alegria pelo resultado que o programa vem alcançando no município. “Tenho certeza que todos que aqui vieram estão com o coração repleto de alegria e felicidade em ver em cada em seus filhos essa etapa da vida cumprindo com seus objetivos e buscando o que há de melhor para o seu futuro. Que vocês sigam o exemplo dessas autoridades que estão nesta mesa de honra. São pessoas íntegras que representam o nosso exército e a comunidade civil. Parabéns a todos”, disse o prefeito em sua saudação. 

      Além da certificação dos jovens como bombeiros-mirins, aconteceu a promoção de um dos primeiros bombeiros-mirins, o jovem Luiz Schiavo.  Ativo e grande auxiliador do projeto, ele ascendeu à graduação de terceiro sargento. Também foram homenageadas as pessoas da sociedade com o título de “Amigos dos Bombeiros-Mirins”. São pessoas que contribuem ativamente para o desenvolvimento do projeto, fornecendo o suporte necessário às crianças e jovens inscritos no programa.

     Também prestigiaram a formatura, o coronel Luiz Roberto Costa, ex-comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar; major Calegari, subcomandante do 3° GB de Londrina; capitão João Paulo, ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio; capitão Berbert, coordenador do CFP  do18°BPM; 2°tenente Haroldo, Coordenador BMI; Assad Amin, presidente do BMI; Subtenente  Ricardo Cavalin , comandante do TG 05-sargento João Edson, do Corpo de Bombeiros; sargento Cavalcante, do Corpo de Bombeiros de Londrina  Após a cerimônia, os participantes participaram de jantar de confraternização. (Comunicação/Prefeitura)      

Eleições conjuntas em Cornélio Procópio elegem novos presidentes da Amunop, Cisnop e Codenop

     O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSD), foi reeleito presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) por unanimidade. A votação para a associação que congrega 19 municípios, aconteceu na manhã desta sexta-feira (02)  no Centro Cultural Galdino de Almeida, e  escolheu também os presidentes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop) e  do Consórcio de Desenvolvimento do Norte do Paraná (Codenop). Hannouche assume a presidência da entidade pela 6ª vez.

     Para o Cisnop, foi reeleito o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PSD). No Codenop, o prefeito de São Jerônimo da Serra, Venícius Rosa (PTB) assumiu a presidência no lugar de Paulinho Branco (PSB), de Sapopema. “É uma região que precisa de investimentos e há décadas temos a parceria com os prefeitos e prefeitas para que o Norte Pioneiro seja visto pelo Governo do Estado. Já conquistamos muitas obras importantes, mas ainda há muito que fazer”, disse o deputado Luiz Cláudio Romannelli, que também participou do encontro em Cornélio Procópio.

     O evento contou com a totalidade dos prefeitos da microrregião, com as votações para os cargos ocorrendo de forma unânime, todas com chapa única. “Isto mostra que os prefeitos e prefeitas da região estão focados nessa unidade para manter e conquistar importantes avanços para nossa região. Quando todos trabalham juntos, os resultados acontecem de maneira mais rápida”, destacou Edimar Santos após o pleito. As demandas dos atuais dirigentes estarão focadas principalmente na conclusão do Hospital Regional e na construção do Ambulatório Médico Hospitalar em Cornélio Procópio (Comunicação/Prefeitura) 

 

Coopermota inaugura unidade em Cornélio Procópio com a proposta de gerar renda e empregos no município

 

Concorrida festa marcou a inauguração oficial do Frigorífico do Peixe que a cooperativa paulista de Cândido Mota (SP) instalou em Cornélio Procópio, através de parceria firmada com o município. A cerimônia aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, 02, com a presença do prefeito Amin Hannouche, vereadores, deputado Luiz Cláudio Romanelli, representantes do Governo Federal, diretores, funcionários da cooperativa e convidados.

      A abertura da unidade no município vai aumentar a participação do norte pioneiro dessa atividade no mercado nacional. Também, passa a ofertar mão de obra e renda no município, inserindo a atividade no mercado piscicultor nacional, aumentando a participação de renda na balança comercial. Também foi entregue uma UBP ( Unidade Básica de Produção) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

     “Os investimentos que a cooperativa está fazendo aqui trará um benefício muito grande aos produtores e à comunidade como um todo”, projetou o prefeito Amin Hannouche durante a cerimônia. Entre as pessoas que contribuíram para a instalação da indústria citou o trabalho exercido por autoridades locais e estaduais, em especial o deputado Romanelli,  e  o vereador Sebastião Angelino Ramos e a ex-vereadora  Neuza Matias Catarino (Fiô), através da ex-deputada federal Selma Schons.

Empreendedorismo

     O deputado Romanelli, que foi um dos grandes articulares desta ação, também manifestou sua alegria pelo início das atividades desse empreendimento, “Estou muito feliz. A Coopermota é um grande exemplo de empreendedorismo, não só em  Cornélio Procópio, como em outros municípios do Norte Pioneiro, buscando transformar o associativismo e o cooperativismo em práticas rentáveis aos nossos agricultores”, manifestou o deputado.

     O diretor-presidente da Coopermota foi outro que não escondeu sua alegria em ver o empreendimento ser entregue  no município. “É um momento muito importante para a cooperativa. Estamos muito felizes em estar aqui neste momento inaugurando este empreendimento com o qual sonhamos e projetamos ainda lá atrás. Por traz de tudo isto tem muitas pessoas que trabalharam e nos apoiaram. É um momento muito importante para todos nós da Coopermota”, exaltou em sua fala Émerson Walmir Fadel (Branco).

     Da solenidade também participaram, Jair Soares, assistente técnico do Ministério da Agricultura; vice-prefeita Angélica Olchaneski; Fernando Itimura, chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura; presidente da Câmara, Helvécio Badaró;  vereadores Cristiano Leite Ribeiro; Émerson Cardoso; Sebastião Angelino Ramos; João Carlos dos Santos; Saulo Mendes e Carlos Bonfim, entre outros convidados , diretores e funcionários da empresa. (Comunicação/Prefeitura)

    

WhatsApp_Image_2022-11-30_at_15.41.13_1.jpeg

 

Professor da Rede Municipal de

Ensino de Cornélio Procópio participa

de curso de capacitação em Portugal

 

O  procopense Sidney Lopes Sanches Júnior está em Portugal onde faz Curso de Capacitação Baseada na Ciência. Professor da Rede Municipal de Ensino, baseado na Escola Municipal Gino Azzolini, Já está em Portugal onde  participa de curso para capacitação de professores. Em agosto passado, em companhia da diretora da escola, Nereusa de Cássia Delmônico, foi recebido pelo prefeito Amin Hannouche e pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche, tão logo soube de sua classificação.

Ele conseguiu a vaga participando de processo seletivo promovido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Foi selecionado dentre os 100 professores brasileiros para o curso, promovido pela Universidade e Instituto Politécnico do Porto.

“O curso Alfabetização Baseada na Ciência está em uma etapa muito importante para formação dos professores alfabetizadores que estão lá participando desse projeto promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a CAPES, Universidade do Porto- UP, e Instituto Politécnico do Porto – IPP”, informou.

De acordo com ele, há aulas teóricas sobre abordagem fônica para promoção do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Lá, com os demais participantes,  tem realizado visitas nas escolas para conhecer a eficácia nos contextos escolares.

 “Aqui, as práticas pedagógicas explícitas sobre alfabetização fônica são orientadas pelo Centro de Investigação e Intervenção em Leitura (CIIL) auxiliando na elaboração dos projetos de intervenção e formação que serão aplicadas nos municípios dos professores participantes do curso”, explicou. Em Cornélio Procópio, Sidney também é professor da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Sanches enaltece a importância do curso para a formação de alfabetizadores