Frigorífico do Peixe ganha

últimos retoques para iniciar suas

atividades em Cornélio Procópio

 

Mais de 80 operários trabalham para colocar a indústria em operação

     Nos próximos dias, o Frigorífico do Peixe que a cooperativa paulista Coopermota está instalando em Cornélio Procópio já deverá iniciar suas atividades industriais no município. A previsão é de diretores da empresa que nesta semana iniciou a soltura dos primeiros lotes de peixes que vão abastecer o sistema de filetagem  que será o primeiro produto da unidade instalada no Bairro de Água Limpa.

     No momento, mais de 80 pessoas, entre pedreiros, eletricistas e mecânicos trabalham interna e externamente para colocar em funcionamento todos os setores fábrica . “Há uma grande movimentação em todos os setores da área e existe uma expectativa muito grande de seus diretores para colocar a indústria em operação até o final deste mês ou começou de outubro”, informou o assessor da prefeitura Luiz Aleixo, que tem feito visitas periódicas ao local.

     Adiantou que a indústria já iniciou a fase de contratação do pessoal que vai atuar na linha de produção, ocupando mão de obra do próprio município. Algumas das pessoas já contratadas já estão passando  por treinamento e deverão atuar na linha de produção. Além dos investimentos consolidados na planta, a indústria já inicia a construção de um novo galpão que abrigará os equipamentos que vão servir  ao reaproveitamento de vísceras e outras partes do peixe na produção de ração animal.

     Neste primeiro ciclo de produção, segundo o diretor superintendente da Coopermota, Sandro Amadeu, a indústria deverá trabalhar apenas com a variedade tilápias e o file congelado dessa  diversidade para, na sequência, incluir na linha d produção outras espécies como pacu, entre outras. Além de seus produtos, quer também gerar empregos para a sociedade. “Acreditamos muito nisto e na possibilidade de crescer e gerar muita renda para a região”, declarou Amadeu.

     Construída pela prefeitura no bairro de Água Limpa, a indústria foi passada à cooperativa paulista em outubro do ano passado através de processo licitatório. A partir daí, fez todo o processo de adequação, inclusive com atualização de maquinários para recepção e transformação de peixes.

    No momento a cooperativa já está comercializando um de seus produtos – o da variedade candu – na sua loja instalada na Avenida Getúlio Vargas, na saída para Nova Fátima. Para colocar a estrutura funcionando, a cooperativa investiu na unidade em Cornélio Procópio aproximadamente R$ 7 milhões. (Comunicação/Prefeitura)

Unidade Básica de Saúde da Vila

Santa Terezinha já está funcionando  

no prédio da UAR

 

Referência na triagem da Covid-19, espaço passa a centralizar os atendimentos da UBS do bairro

     Após servir como principal base de atendimento do município na campanha contra a Covid-19, a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) de Cornélio Procópio já está atendendo como unidade básica de saúde (UBS).  O prédio que havia sido construído para Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  transformou-se em UAR e, durante mais de 2 anos, serviu como referência na triagem de casos da doença no município.

     Localizada na Vila Santa Terezinha (zona sul da cidade),  a unidade recebeu todas as atividades daquela UBS que atende diariamente cerca de 60 pessoas. “Temos lá uma boa estrutura que, após servir aos atendimentos de pacientes no longo período de pandemia para diagnósticos contra a Covid-19, passa a atender com mais conforto às famílias daquela área da cidade”, afirmou o prefeito Amin Hannouche. 

Eficiência

     Durante o período em que esteve funcionando para receber as pessoas sob suspeita da Covid-19, a UAR cumpriu com um papel dos mais importantes para a sociedade.  Foram aproximadamente 68.387 atendimentos, entre 2020 e 2022, a pessoas que lá chegaram com as características indicativas da doença neste período. 

“Trabalho exaustivo, mas gratificante”, lembra a enfermeira-chefe da UAR, Franciéllen Sales, que respondeu pela unidade enquanto serviu como base para a triagem. “Lá estivemos por 3 longos anos. Foi montada como referência para atender a população e cumpriu com o seu objetivo”,  disse a profissional de saúde com a consciência do dever cumprido.

    Também a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, teve papel dos mais importantes no período crítico da doença. Ao lado de agentes de sua pasta, voluntários  e integrantes da Defesa Civil do município, compôs  a linha de frente  na fase mais crítica do contágio.

     “Foi um trabalho arriscado, mas nos deixou a grande satisfação do dever cumprido, pois nos trouxe resultados altamente positivos ao evitar que, naquele momento,  a doença  assumisse proporções mais alarmantes. Lutamos dia após dias e vencemos o medo que atemorizou toda a nossa equipe de saúde e hoje voltamos à realidade de retomar à normalidade”, complementou Angélica. (Comunicação/Prefeitura)

    

    

WhatsApp_Image_2022-09-21_at_11.25.08.jpeg

WhatsApp_Image_2022-09-21_at_11.25.08_1.jpeg

Visita Pedagógica

Professor português de Minho

visita escolas para troca de

experiência no campo educacional

 

     A Escola Municipal Gino Azzolini, localizada no Jardim Primavera, zona oeste de Cornélio Procópio, recebeu na manhã desta quarta-feira (21) visita do professor Fernando Guimarães, da Universidade Unida, de Minho, de Portugal.  Ele está no Brasil para estabelecer a troca de experiências no campo educacional e ministra curso de formação de professores pelo programa de Mestrado em Ensino (PPGN)  na unidade local da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

      Foi recebido pela diretora da escola, Nereuza de Cássia Delmônico e sua equipe; supervisora de Educação, Dayse Aparecida da Silva Dias, e pela secretária municipal da pasta, professora Elaine Firmino. “Um momento oportuno para todos nós ouvir dele experiências que são aplicadas em seu país. Ao mesmo tempo, levando daqui outras que podem ser introduzidas em programas educacionais daquele país”, relatou a secretária de Educação, durante coffe breack oferecido pela direção da escola.

     Guimarães está no Brasil para um ciclo de palestras e pesquisas em universidades. No município, visita escolas municipais para conhecer e estabelecer comparativo entre  o sistema educativo aplicado aqui e em Portugal. “Uma visita que está sendo muito proveitosa, visto que, embora haja muita similaridade entre os sistemas, há também  muita coisa diferente. Principalmente no campo da pesquisa, notadamente no campo da botânica, que é minha área de atuação em meu país”, explicou.

     No momento, Fernando  Guimarães está ministrando disciplina e cursos de formação de professores no PPGN da UENP. “Além de  enriquecer e trabalhar com  nossos mestrandos, via Universidade de Minho,  está contribuindo também para nossa formação e fez questão de conhecer as escolas daqui”, informou Roberta Negrão de Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação  e Ensino na UENP.

     Também participou de sua recepção na escola, o professor Sidney Lopes Sanchez Júnior que em breve irá para Portugal participar do Programa de Alfabetização baseado na Ciência promovido pela Universidade do Porto em parceria com MEC/CAPES, e o professor da UENP, Luiz Eduardo Araújo, professor de Empreendedorismo e Estratégia da UENP.  Além da Gino Azzolini, Guimarães, visitou também a Escola Municipal Acy Ivo Carazzai. (Comunicação/Prefeitura)

   

Com fiação furtada, escola de Cornélio Procópio teve que restringir atendimento às aulas

     A situação de furtos de fiação em escolas e ginásios de esportes em Cornélio Procópio já é recorrente. O alvo agora foi o Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC Pedro Baggio), onde funciona a Escola Municipal Aníbal Campi, no Jardim União. Sem energia, a escola teve que restringir o acesso de estudantes às aulas. Também foram prejudicadas as atividades do Posto de Saúde e do Centro Municipal de Educação Infantil que também atendem no prédio.

     O furto teria acontecido na noite de sábado para domingo e, segundo a polícia, com os praticantes entrando pelos fundos do prédio onde há uma mata, o que facilita o acesso à área do conglomerado. “Aparentemente, trata-se de pessoas que têm conhecimento da área, já que desligaram o disjuntor que recebe a energia da rede, danificando a fiação e conseguindo subtrair aparentemente uns 10 quilos de cobre”, contou o soldado Júnior, da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência.

     A secretária municipal de Educação, professora Elaine Firmino, relatou que a prefeitura teve que agir com emergência para minimizar a situação. “A escola está atendendo com um número menor de alunos e montamos equipes com caminhões da prefeitura para o fornecimento de água e restauração da energia elétrica. Situação condenável que acaba afetando a todos”, lamentou a dirigente. Ela prevê que a situação esteja normalizada até o meio da semana. (Comunicação/Prefeitura).