WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_1.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.47.33_2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-08_at_11.45.28.jpeg

Solenidade de inauguração de nova

sede da Defensoria Pública reúne

autoridades em Cornélio Procópio

     O prefeito Amin Hannouche participou, na manhã desta sexta-feira (08) da inauguração oficial  da nova sede da Defensoria Pública Estadual em Cornélio Procópio. Entre outras autoridades,  a solenidade teve as presenças do Defensor Público-Geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino , e do deputado estadual Luís Cláudio Romanelli (PSD). A nova sede da DPE fica na Avenida Santos Dumont,  ao lado do prédio do fórum.. 

     O Defensor Público-Geral ressaltou que a nova sede é mais moderna e ampla, para propiciar atendimento de mais qualidade. “Garantimos mais conforto para que nossas equipes possam desenvolver o seu trabalho. Cornélio Procópio é uma cidade que muito orgulha a Defensoria do Paraná, com altíssimo número de atendimentos em diversas áreas. É uma forma de reconhecimento e respeito à população”, afirmou.

     Ressaltou que o órgão presta atendimento em diversas áreas, notadamente nas questões que envolvem famílias, além de outros projetos. Adiantou que há planos para expandir os atendimentos para toda a região do norte pioneiro. Disse também que, no período de pandemia, o órgão teve que criar outras alternativas para atender a demanda com atendimentos virtuais. Agora, segundo ele, com o atendimento presencial, fica mais fácil. Atuam na Defensoria local, as defensoras Talita Devons Faleiros e Aline Valério Bastos. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-04-07_at_16.29.53.jpeg

Assistência Social de Cornélio

Procópio recebe nova doação para

atender famílias carentes

 

     O secretário municipal de Assistência Social de Cornélio Procópio, Ubirajara Nicolau Fraiz (Bira), anunciou hoje o recebimento de doação de alimentos para auxiliar no programa de assistência permanente da sua pasta. A doação partiu do Projeto de Extensão da unidade local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR), Equipe Rocket de Foguetemotelismo.

     Composta de diversos tipos de alimentos de primeira necessidade,  a arrecadação alcançou mais de meia tonelada e será distribuída  às pessoas do município mais afetadas pela ação da pandemia. “É outro grande auxílio recebemos e terá um efeito dos mais importantes para somar ao estoque que já mantemos para esse fim. É uma maneira de nos ajudar a atender essas famílias”, afirmou Bira.

     Disse que o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social  é uma das grandes preocupações da Prefeitura, através do prefeito Amin Hannouche, já que, com a chegada da pandemia, o número de pessoas necessitadas praticamente dobrou. Assim, além dos programas de atendimento mantidos por sua secretaria, doações como esta, fortalece ainda mais esse processo. (Comunicação/Prefeitura)

foto_furtos.jpeg

FOTO_furtos.jpeg

Depredação e furtos contra o patrimônio

público continuam em Cornélio Procópio

 

     As ocorrências de crimes contra o patrimônio público têm se tornado frequentes em Cornélio Procópio. Depredações seguidas de furtos vêm sendo registradas em monumentos, rede de iluminação pública, arrombamentos em ginásios de esportes e, agora, até cabo de proteção contra incêndio estão levando.

     A constatação partiu do subprefeito de Congonhas e responsável pelo programa de implantação de iluminação com LED no município, Luiz Aleixo, ao ser comunicado sobre a violação de um dispositivo instalado no Centro de Eventos, área central da cidade. O silvícola Neves, que utiliza um espaço próximo para expor seus artesanatos para venda, foi quem denunciou.

     “Quando levantamos pela manhã, a mulher (esposa) foi buscar água e vimos uma fumaça que saía do local próximo à caixa de energia e procurei a prefeitura”, relatou o kaingang integrante da Aldeia Apucaraninha, de Tamarana (PR). Em companhia de outros indígenas da aldeia, se fixou nesse ponto para venda de produtos da sua tribo.

     Segundo Aleixo, no local, situado nos fundos do Centro de Eventos, há uma bomba de incêndio. Para praticar o furto, a pessoa arrancou o cabo e, com a umidade do solo, acabou fechando um curto circuito o que provocou a fumaça citada pelo índio. “Acabamos tendo que desligar a parte elétrica e é mais um material que temos que repor em consequência de furtos”, Lamentou Luiz Aleixo.

     Os furtos contra o patrimônio público têm ocorrido com frequência no município. As praças de esportes do Jardim Bandeirantes e da Vila América são os exemplos mais recentes dessa prática. Nesses locais, além do furto de materiais de iluminação recentemente instalados pela prefeitura, danificaram portas e telhados, entre outros atos de vandalismo. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Aleixo: mais um material que o município tem que repor

 

 

foto_lagoo.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio vai abrir

licitação para revitalização do Lago São Luiz

 

Investimentos virão do Governo do Estado e somam R$ 2,5 milhões

     A Prefeitura de Cornélio Procópio anunciou para os próximos dias a abertura do processo licitatório no sentido de contratar a empresa que vai atuar na revitalização do Vale do Lago São Luiz (área central da cidade).

     A informação partiu do prefeito Amin Hannouche após receber o sinal verde da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) que vai liberar recursos de R$ 2,5 milhões para o trabalho. A tramitação contou com a participação direta do deputado Luís Cláudio Romanelli (PSD).

EDUCAÇÃO INTEGRAL

   Com as melhorias projetadas para o local, a Administração Pública pretende unir em um só espaço preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades. O objetivo é valorizar esse espaço público na zona urbana do município, tornando-o mais atrativo e agradável para a convivência dos procopenses.

     “O parque ocupa uma área de mais de 26 mil metros quadrados, quase 4 mil de área construída. Vai transformar o Lago São Luiz em um local para atividades para educação e integração ambiental, recreação e contato com a natureza, academias ao ar livre, entre outras benfeitorias. E mais uma vez, contamos com o auxílio do deputado Romanelli”, disse Amin Hannouche.

     O processo de revitalização prevê a colocação de novos elementos para atender todas as idades. Além das melhorias anunciadas pra o local , será implantado o projeto “Poliniza Paraná”, que prevê a construção de um jardim para criação de mel por abelhas sem ferrão.

     “Vamos incentivar a implantação de colmeias como ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância e os benefícios que os insetos promovem para o ecossistema. Com isso, queremos reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, já que muitos deles se encontram ameaçados de extinção”, anunciou Romanelli. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: O Lago São Luiz é um dos mais belos recantos do centro da cidade