WhatsApp_Image_2022-11-11_at_12.53.03.jpeg

 

Colégio Estadual William Madi ganha destaque estadual no “Agrinho 2022”

 

     Inaugurado este ano, o Colégio Estadual William Madi de Cornélio Procópio já se destaca ao conquistar dois prêmios em nível de estado no Concurso Agrinho 2022. A conquista ficou por conta dos estudantes, Marcos Soares Júnior, 14 anos, 9º ano do ensino fundamental, e João Vitor Raimundo da Costa, de 16 anos,1º ano do ensino médio, que tiveram suas redações classificadas entre as melhores  do concurso. A premiação aconteceu no último dia 7, no Centro de Convenções de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

     O Concurso Agrinho é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Paraná (SENAR-PR). O objetivo do programa é complementar as atividades de aprendizagem para os alunos do 1º ao 9º ano, através de temas  como Ética, Cidadania e Trabalho, Saúde, Meio Ambiente, Temas Locais, entre tantos outros. Os alunos e os professores classificados em 1º lugar, na etapa estadual, receberam um smartphone cada um. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Estudantes premiados com  as professoras Regina Michelato e Elisângela Cândido, respectivamente, diretora e vice-diretora do colégio

WhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.25.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24_2.jpegWhatsApp_Image_2022-11-11_at_11.36.24_1.jpeg

 

Escola Estadual de Cornélio Procópio usa criatividade em favor da inclusão escolar

Projeto inovador recebe visitantes de estado vizinho para conhecer
novo modelo de aprendizagem

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, acompanhou esta semana uma comitiva da prefeitura de Fartura (SP) na visita ao recém-inaugurado Colégio Estadual William Madi. Foi para conhecer o projeto inovador de salas temáticas voltadas a aproximar os alunos dos conteúdos trabalhados em salas de aula e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem.
Localizada na zona noroeste da cidade, entre os conjuntos União e Figueira, o colégio, que funcionava com outro em sistema compartilhado, ganhou sua própria estrutura com inauguração no início deste ano. Em sua grade escolar, a aplicação da inovação que, com as salas temáticas, promovem o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos com as disciplinas.
“É uma iniciativa do Governo do Estado e a nossa escola é a primeira do município a trabalhar com ela. E, a partir de publicações da prefeitura, quando o prefeito Amin veio para o lançamento, nossas salas temáticas têm chamado a atenção de outros municípios como este do Estado de São Paulo”, informou a diretora, Regina Márcia Michelato. O planejamento semanal dos professores é realizado de modo que as salas possam ser aproveitadas da melhor forma possível, havendo sempre um revezamento das turmas.
Ocupações
Nas salas, os desenhos produzidos pela equipe pedagógica versam sobre música, linguagem, educação física e as demais disciplinas, formando ambientes motivadores aos estudantes. “Como é uma escola de tempo integral, onde o aluno permanece nela por 9 horas, essas mudanças de salas acabam contribuindo para mantê-los mais ocupados. Tudo foi feito sem qualquer aplicação de dinheiro público e sim com recursos conseguidos através de nossas próprias promoções”, ressaltou.
Na escola, os alunos chegam às 7h20 e saem às 16h35, o que, de acordo com a vice-diretora Elisângela Cândido, exige uma metodologia diferenciada. “Nos colocamos no lugar deles que têm que permanecer na escola o dia todo. Assim a proposta das salas temáticas visam primeiro a organização estrutural onde as carteiras não podem ficar em fila indiana, em formato de grupo, de U, etc. e mudando de sala de acordo com a aula”, reformou.
O prefeito Amin Hannouche, que acompanhou os visitantes em companhia da vice-prefeita Angélica Olchaneski, aprovou a ideia. “Uma iniciativa fantástica que pretendemos aplicar em nossas escolas municipais”, adiantou. A comitiva paulista era formada pela coordenadora municipal de Educação, Daiane Teixeira Gabriel; supervisora de Ensino, Vanessa de Paula Nunes; assistente social Karen Susanne; arquiteta Mércia Calegari; e Jonas Ferreira, coordenador de obras de Fartura. Em seguida, o grupo visitou também o Condomínio do Idoso em fase de acabamento atrás do Conjunto João Rocha. (Comunicação/Prefeitura)

 

WhatsApp_Image_2022-11-09_at_15.52.45.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-09_at_15.52.45_2.jpeg

 

 

“Carreta da Alegria” é

atração para as crianças

de Cornélio Procópio

     De forma gratuita, o mês da criança em Cornélio Procópio está sendo comemorado agora pela garotada das escolas e centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) com muita alegria. Circulando pelas principais vias da cidade, a  “Carreta da Alegria” faz a festa com as crianças da Rede Municipal de Ensino. Multicolorida, ela circula por toda a cidade levando e trazendo crianças.

     “Muito feliz em proporcionar esse momento de lazer e descontração aos nossos pequenos e de forma totalmente gratuita. Era uma promoção que vínhamos preparando para o mês de outubro, que é o mês da criança. Como não conseguimos data para alocarmos o equipamento naquele mês, estamos promovendo agora”, disse a secretária municipal de Educação, Elaine Firmino.

Brincando nos Bairros

     Outra atração oferecida pela prefeitura do município será promovida pela Fundação de Esportes de Cornélio Procópio (Fecop). Trata-se do projeto “Brincando nos Bairros”, a ser inaugurado no feriado de 15 de Novembro. Programado para a Praça Botafogo, contará com atividades esportivas, tobogã, futebol de sabão e cama elástica, entre outros. A promoção será das 9h às 17h. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.43.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44.jpeg

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_10.40.44_1.jpeg

Proerd  forma mais 197 alunos

em Cornélio Procópio

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira no Centro

Cultural Galdino de Almeida

 

     A secretária municipal de Educação, professora Elaine Firmino, representou o prefeito Amin Hannouche na solenidade de formatura do Programa Educacional  de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Cornélio Procópio. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (08)  no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu estudantes e professores de sete escolas pública municipais participantes do programa.

     Este foi o segundo ciclo de aplicação do programa deste ano letivo, atendendo aproximadamente 197 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. O objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver ações de cidadania. “Um valor de ensinamento que vão levar para a vida inteira”, destacou a Elaine Firmino em sua fala.

     Um aluno de cada escola participante recebeu premiação por seus trabalhos em suas respectivas escolas. Foram agraciados com certificados atestando sua participação, confirmando seu compromisso de resistir às pressões ao uso de drogas e à pratica da violência. As alunas Isadora de Souza Ramos, Carolina Ferreira de Souza e Isabelly Aureliano da Silva, respectivamente, das escolas Vitorino Gomes Henrique, Dr. Ivo Acyr Carazaai e Padre Antônio Lock, foram premiados com as melhores redações.

O Programa

     O Proerd é aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação. Atuam em sala de aula em um período letivo, com uma hora-aula em uma vez por semana, com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvido em 12 lições. Está presente na rede de ensino público e particular do Paraná, desde o ano 2000 e já formou aproximadamente 1,5 milhão de alunos que se tornaram multiplicadores do programa na sociedade paranaense.

     Em Cornélio Procópio, tem como um dos educadores sociais mais antigos, o 1º sargento da Polícia Militar, Claudinei Balan. Também prestigiaram a cerimônia, a 1º Tem QOPM, Yullie Garib Prandel, subcomandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; 2º tem QOPM  Haroldo César da Silva, diretor do Colégio Militar André Seugling;  sargento Izaewl, instrutor do programa em Assaí; Rosimary Patracão, coordenadora pedagógica da Semed;  cabo Paulo, instrutor em Ibaiti e a professora Maira Moraes, chefe do Núcleo Regional de Educação, entre outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)