Academia de capoeira de Cornélio Procópio recebe R$ 200 mil como incentivo

     Solenidade realizada no final da tarde de sexta-feira (16) consolidou repasse de R$ 200 mil à Academia de Capoeira Maculelê, de Cornélio Procópio. O prefeito Amin Hannouche prestigiou a cerimônia realizada na sede da escola, na Avenida São Paulo, com a presença do secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni. Ele veio para formalizar o recurso destinado à compra de materiais de limpeza, instrumentos e contratação de psicólogo para atender atletas infantis, entre outras demandas.

     O recurso é do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), vinculado aos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e por eles gerido, criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados especificamente para esta área. A destinação do recurso, segundo Carboni, deveu-se ao comprometimento que a entidade mantém no atendimento com as crianças.

     “Prova de um trabalho sério que eles mantêm com as crianças e adolescentes, levando a capoeira como meio de integração social para a educação e cidadania”, manifestou o secretário da Sejuf, que veio especialmente para anunciar o recurso. A escola, segundo ele, terá prazo de 24 meses para aplicar o auxílio que vai melhorar o atendimento de sua clientela.

     O prefeito Amin Hannouche aproveitou para enaltecer o trabalho da instituição. “Não temos a menor dúvida que ela fará uma boa utilização desses recursos que são extremamente disputados. A academia preparou a documentação de forma correta, foi avaliada como entidade séria, conseguiu a liberação e temos a certeza que fará a destinação correta para seguir conquistando outros recursos”, disse Hannouche.

     A Associação Maculelê ensina capoeira para adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade, atende a 60 alunos, em trabalho compartilhado com a escola de ballet Musicart. Também participaram da recepção, o dirigente da academia, Mestre Babu, sua esposa Ana Adélia Mussi e a Mestra Sarah Janani, presidente da escola em Londrina, entre outros convidados. (Comunicação/Prefeitura) 

Em Cornélio Procópio, obras do Condomínio do Idoso estão fase final e devem estar prontas até o final do mês

   Construção já alcança 97% com os trabalhos  se concentrando na limpeza e retirada de materiais

      As obras do Residencial Zulmira Alves Badaró (Condomínio do Idoso) de Cornélio Procópio, construídas em área atrás do Conjunto João Rocha, devem estar finalizadas nos próximos dias. A previsão é de Luiz Aleixo, subprefeito de Congonhas, que acompanha os trabalhos no local executados pela empreiteira  Pizolato Engenharia.

     Na sua avaliação, as obras já alcançam 97% com os trabalhos se concentrando agora na retirada de materiais e limpeza. Lembrou que a área era um terreno alagado e de onde a prefeitura executou todo o trabalho de infraestrutura  na área de onde foram retirados mais de 2 mil caminhões de terra na preparação do terreno para receber as obras.

     Lembrou que Cornélio Procópio é um dos poucos municípios paranaenses até agora contemplados com o programa. Deveu-se a um trabalho pessoal desenvolvido pelo prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski. “Tão logo o Governo do Estado lançou o programa, o município iniciou as tratativas e acabou conquistando essa obra para a comunidade”, lembrou.

     É uma parceria entre o governo estadual, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Prefeitura de Cornélio Procópio. São 40 casas exclusivas para moradores de baixa renda com idades acima de 60 anos. Lançado no dia 21 de janeiro de 2021, é uma obra social que muda o conceito de atendimento para a terceira idade carente de Cornélio Procópio.

     As casas têm 42 metros quadrados e foram construídas em duplas, conjugadas. São de alvenaria, inclusive a laje, levando em consideração as necessidades climáticas da cidade. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa, projetados para abrigar um idoso ou um casal. Ao fundo, a prefeitura construiu um lago para que os moradores possam compartilhar atividades de lazer. (Comunicação/Prefeitura)

 

IFPR anuncia seleção de bolsistaspara Programador de Web através da unidade de Cornélio Procópio

      A direção geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Londrina divulgou edital sobre a seleção de bolsistas para o cargo de professor do Curso FIC e Programador WEB. O presente Processo Seletivo Simplificado destina-se a selecionar profissionais não servidores do quadro efetivo do IFPR para atuarem no desenvolvimento do curso  de Programador Web pelo IFPR na UTFPR que será implementado pelo Campus Londrina via Acordo de Cooperação Técnica no município Cornélio Procópio.

     Vaga para Professor área computação: Formação em Curso Superior em Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistema de Informação ou Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Mínimo 0 1 (um) ano de experiência Vaga para Professor em Letras/Português: Formação em Curso Superior em Letras/Português. Mínimo 01 (um) ano de experiência. Informações completas estão contidas no Edital n° 154, de 13 de setembro de 2022 do SEI/IFPR. (Comunicação/Prefeitura)

Turismo de Cornélio Procópio recebe visitantes de Londrina

     Equipe do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura de Cornélio Procópio recebeu sexta feira, dia  02,  representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Londrina.  Foi uma visita técnica ao Museu de História Natural “Mozart de Oliveira Valin” com o objetivo de conhecer e explorar o acervo para uma futura implantação naquela Londrina.

     Rogério Alves Carneiro, diretor de Turismo do Município, recebeu e acompanhou os visitantes na visita ao museu, reconhecido como um que  uma das atrações atração turísticas da cidade, com mais trezentas  espécies de animais taxidermizados, distribuídos em cinco biomas: Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Exótico, com vegetação e substrato correspondente a cada região.

     Os visitantes tiveram também a oportunidade de conhecer também  a exposição de arqueologia, antropologia indígena, osteologia comparativa, embriologia, artes plumárias, artefatos e trançados dos silvícolas amazônidas, existentes no Museu. Na cidade, visitaram também outros pontos turísticos como o monumento Cristo Rei e o Bosque Municipal.

     O grupo foi integrado por Lidiani Damiani, gerente de Educação Ambiental; Marisa Pissinati, geógrafa; Jonas Pugina, gerente de Parques e Biodiversidade, e Daniele da Costa, professora de Geografia.  Christiane Lucas Teixeira de Souza, funcionária da Secretaria Municipal de Cultura, também participou da recepção ao grupo. (Comunicação/Prefeitura)