Prefeitura promove ampliaçãoem Cmei do Distrito de Congonhas

Reforma integra um programa que inclui melhorias em diversos prédios que servem às atividades da educação no município

 

     Após receber melhorias em vários setores da comunidade, com intervenções em estradas rurais, construção de ponte e recuperação de ruas na zona urbana, a Prefeitura de Cornélio Procópio iniciou outra melhoria para o Distrito de Congonhas: a ampliação do prédio do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Anjo Gabriel, o que aumentará sua capacidade de atendimento. O trabalho integra um programa  de reformas estabelecido pelo prefeito Amin Hannouche contemplando reformas e ampliações em outros cmeis e escolas públicas do município.

     Com investimentos de aproximadamente R$ 243 mil, o local está recebendo uma ampliação de 76 metros quadrados, com a construção de duas novas salas, elevando a área total para 284,4 metros quadrados. Com a reforma, a escola, que atualmente atende a  35 crianças, elevará sua capacidade de atendimento  para 50 crianças, minimizando a demanda e ajudando algumas famílias a deixarem seus filhos em um local seguro e apropriado.

     A área ampliada, segundo a diretora da escola, professora Edjane Banachi, será dividida em duas salas, uma delas servirá como berçário multi-seriado, separando as crianças do Infantil O das do Infantil 1.A outra, servirá às atividades dos professores e biblioteca. “Uma reforma que trará muitos benefícios às famílias que mantêm seus filhos aqui,  suprindo a carência que existe com a falta de vagas”, comentou a diretora.  

     Outro benefício do local será aplicado graças à indicação do vereador Rafael Hannouche que prevê a troca dos aparelhos do parque infantil  que existe no local por modelos mais modernos.  Além da substituição por outros mais modernos, receberá piso com grama sintética. O processo, de acordo com indicação do vereador, deverá ser levado também a outras escolas e cmeis do município. (Comunicação/Prefeitura)

1.jpg

2.jpg

Visita ao aeroporto e show com dupla sertaneja emocionam alunos da APAE de Cornélio Procópio

 

     Foi para comemorar A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  - Superar barreiras para garantir inclusão.. Da visita ao Aeroporto Municipal para assistir decolagem e pouso de aeronaves, os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cornélio Procópio) ganharam um presente especial: show artístico no melhor estilo sertanejo com a dupla Lincoln e Augusto.

     “Muito gratificante para nós ver a alegria estampada no rosto deles. Isso não tem preço”, declarou Lincoln., um dos integrantes da dupla.  Segundo a diretora da escola, Simone Moraes, é uma semana comemorada por todas as APAEs com programações diversificadas, principalmente com música e passeio. A programação, segundo ela, começou no dia 21 com missa de ação de graças na Catedral Cristo Rei, seguindo-se atividades na própria escola e a visita ao aeroporto.

     No aeroporto, além de assistir ao show, os alunos, acompanhados do diretor do aeroporto, Dado Miyamoto, tiveram a oportunidade de conhecer o interior de uma das aeronaves pousada na pista. As atividades prosseguem até o fim desta semana com shows musicais, danças e brinquedos na própria escola., encerrando a programação na sexta-feira com um passeio na Estância Marlene, (Comunicação/Prefeitura)

3.jpg

 

índice.jpg

Reunião na prefeituradiscute plano de arborização para Cornélio Procópio

 

       Reunião coordenada pela vice-prefeita Angélica Olchaneski, serviu para discutir o aspecto do plano de arborização do município. O encontro, realizado na sala de reuniões da prefeitura, contou com a presença de técnicos e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, como também  de faculdades  e outros órgãos locais e do  Promotor de Justiça, Dr. Erinton Dalmaso.

     De acordo com a Angélica, o encontro já visa colocar em  prática o que trata o Plano Diretor nestes aspecto, com adequação de plantas para alguns dos bairros do município. Na reunião, segundo ela, já ficou definido que esse trabalho será iniciado pelas avenidas principais. “Nossa meta é deixar a cidade bem arborizada e com aspecto mais receptivo, já que árvore, além da sombra que proporciona, tem outras características que também são importantes para a comunidade”, adiantou a vice-prefeita.

     O trabalho deverá começar pela Avenida Barão do Rio Branco, onde será lançado o projeto-piloto e se estender por toda a cidade. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Alexandre Simão, alguma espécies  que  já se encontro com o seu desenvolvimento vegetativo em fase final serão retiradas e substituídas por novas variedades mais adequadas.

     O plantio será feito principalmente nas calçadas das ruas e canteiros, inclusive em locais que ainda não têm nenhuma espécie plantada. “Temos aqui no município aprovado há bastante tempo um Plano de Arborização Urbana e o interesse agora do Ministério Público e demais órgãos para, através de um trabalho conjunto e em longo prazo, deixar a cidade mais verde”, destacou o promotor de justiça. Do encontro, também participaram representantes  das faculdades UENP, UNOPAR, FACCREI e do SESC. (Comunicação/Prefeitura)

 

1.jpeg

2.jpeg

Em Cornélio Procópio, Audiência pública discute diretrizes para Plano Diretor do Município

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico promoveu nesta terça-feira (23) a 1ª audiência pública para revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro foi no Centro Cultural Galdino de Almeida, com apresentação da empresa Tributech Consultoria e Assessoria, de Maringá. As discussões têm como objetivo promover um debate entre a sociedade e administração municipal sobre as políticas públicas urbanas, socioeconômicas e outras melhorias para a cidade. O Plano Diretor abrange diversas áreas, bem como infraestrutura, moradia, desenvolvimento econômico, meio ambiente, patrimônio histórico e cultural.

 “Tratamos aqui hoje da abertura das discussões sobre o plano, um marco importante porque vai reger todo o planejamento estabelecido para o município para os próximos 10 anos. O encontro de hoje foi para traçarmos um plano de como serão feitas as audiências públicas. Daqui para frente, teremos no mínimo outros 10 encontros para se definir como se dará a atualização das leis do município que regem o desenvolvimento físico-territorial”, adiantou Rafael Eloy, um dos consultores da empresa. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin, a participação da população nas discussões é fundamental, contribuindo para ajudar na tomada de decisões que proporcionarão melhorias para o município. “É importante que as pessoas participem e contribuam para isso, já que o plano vai alterar sua estrutura e mudanças em todas as áreas nos próximos anos”, explicou Marin.

São encontros em que, segundo ele, as pessoas da comunidade  que têm interesse em participar possam também apresentar sugestões. “Trata-se de um plano diretor que já está realizado há mais de 12 anos e tem que ser concluído. Temos um trabalho grande pela frente e partir deste encontro de hoje, teremos novas audiências para que a comunidade posse se manifestar e apresentar sugestões”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rafael Eloy: Marco importante no planejamento do município