Cmei Lia Trevisan também vai promover o seu “arraiá”

O prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski confirmaram presença na Festa Julina que a Cmei Lia Marisa de Lacerda Trevisan vai promover. Marcado para o Centro de Eventos, Rua Francisco Morato, 125 (área central da cidade), no dia 30 de julho, será o primeiro grande evento aberto ao público que instituição vai promover desde que foi inaugurada em agosto de 2018.
Muitas atrações estão sendo carinhosamente preparadas pela equipe da escola para oferecer aos visitantes, como forma de valorizar essa cultura, resgatando as comemorações dessa tradição na comunidade, com brincadeiras, comidas e bebidas típicas. A festa está marcada para começar às 16 horas. Vale à pena participar. A escola funciona na Rua Bento Ferraz de Campos, Jardim Bela Vista. (Comunicação/Prefeitura)

estudantes_no_ecocentro_1.jpeg

 

 

estudantes_no_ecocentro_4.jpeg

estudantes_no_ecocentro_3.jpeg

estudantes_no_ecocentro_2.jpeg

Visita de estudantes universitários

inaugura reforma do Ecocentro Vida

Verde em Cornélio Procópio

 

     Visita feita por estudantes da Faculdade Norte do Paraná (Uenp), unidade de Cornélio Procópio, marcou a reabertura do Ecocentro Vida Verde, localizado no interior do Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida (zona sul da cidade). Com a reforma que a prefeitura promoveu recentemente em todas as áreas do bosque, o local, alvo de depredação por vandalismo nos últimos anos, foi totalmente restaurado e será um dos grandes atrativos desta área de lazer da cidade.

     Na reabertura, na manhã desta terça-feira (07), uma das atividades da reabertura do local foi com um grupo de estudantes do último ano curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da escola. Estiveram no local para visita técnica na área de Zoologia dos Vertebrados. Além de ampla visitação ao interior do bosque a todas assistiram palestra proferida pela bióloga Renata Alfredo, do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (IPEVS).

   Trata-se de uma instituição privada que desenvolve projetos nas áreas ambientais. Um deles é o manejo de animais silvestres em cativeiro, através do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). “Recebemos animais oriundos de resgate, apreensões e entregas voluntárias, cuidamos e, sempre que possível, realizamos a soltura ou continuam aqui na instituição como ferramentas de educação ambiental”, informou a bióloga durante sua palestra aos estudantes.

     Esta, segundo ela, será a principal atividade que será desenvolvida no local em parceria com o município. São atividades de educação ambiental voltadas à fauna silvestre da região, como também, para animais oriundos de tráfico. “Será um espaço para que o público venha conhecer essas atividades de educação aqui no bosque. Hoje, estamos inaugurando este espaço e nosso atendimento será, na primeira quinzena de cada mês, das 9 ao meio-dia e, no período da tarde na segunda quinzena”, complementou.

Cidade Mais Verde

     As atividades integram o programa “Cidade Mais Verde Dr. Oscar Balarin”, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, falecido no ano passado vítima da Covid-19. “É um projeto que foi aprovado pela Câmara em homenagem a quem lutou muito pelas questões ecológicas do município. Recuperamos todas as obras deste centro ecológico e a bióloga contratada pela prefeitura estará aqui diariamente com informações para o público e, em especial para estudantes”, relatou o secretário municipal Luiz Aleixo que acompanhou todas as obras realizadas no local.

   Com a reativação do local, também será implantado um programa destinado a cuidar de canteiros, logradouros e praças públicas da cidade, através do projeto denominado de “Cidade Mais Verde”. Além de dinamizar esses locais, também existe a possibilidade de adoção, por parte das empresas, de canteiros nesses locais. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2022-06-07_at_11.57.10.jpeg

Você sabe identificar um episódio de violência contra os idosos? Conhece os canais de denúncia? Por mais incrível que pareça, a violência contra a pessoa idosa é uma realidade e precisamos combatê-la.
Junho Violeta: um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos 60+. Para denúncias ligue: 0800-141001 ou disque 100. (Comunicação/Prefeitura)

foto_banda_serafim_1.jpeg

foto_banda_serafim_2.jpeg

foto_banda_serafim_3.jpeg

foto_banda_serafim_4.jpeg

Grupo gaúcho apresenta peça

teatral para estudantes de escolas

públicas de Cornélio Procópio

     Cornélio Procópio recebeu no dia 1º último, o Grupo Pregando Peça de Santa Maria (RS), com o espetáculo de bonecos “A Banda do Serafim”. A peça trata da inclusão social, das diferenças e desafios enfrentados pelos personagens, que possuem dificuldades específicas e que as superam para realizarem seus sonhos.

     Convidado pela Secretaria Municipal de Educação, o grupo fez apresentações em três sessões, na Escola Municipal Padre Antônio Lock (Jardim Figueira),   com uma delas, assistida por alunos da Escola Municipal Professor Aníbal Campi (CAIC), convidados para o espetáculo. As crianças se divertiram e interagiram com os personagens.

     A proposta do projeto “A Banda do Serafim, para ver, ouvir e se divertir”, é tratar o tema da inclusão social sob dois aspectos: o primeiro, a partir do tema do próprio espetáculo, com questões relacionadas à inclusão, respeito às diferenças, direito ao exercício da cidadania por pessoas com deficiência, entre outros.

     “O segundo aspecto, se refere à acessibilidade do público, com adaptações de acordo com a realidade de cada local”, explicou Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto, ao lado do grupo Pregando Peça.

     Nela, o tema é abordado com leveza e criatividade por meio do espetáculo. A montagem de animação conta com bonecos como personagens e é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. (Comunicação/Prefeitura)