c135c29a-7482-4970-9152-97c66b51a6ff.jpg

Cornélio Procópio, uma cidade do norte do Paraná, acaba de criar o selo +RESPEITO +VIDA +FELIZ, que reconhece as empresas, entidades e organizações que promovem a qualidade de vida e o respeito aos idosos. A iniciativa é uma forma de celebrar o 7º lugar da cidade no ranking de longevidade do país, divulgado pelo Índice de Desenvolvimento da Longevidade (IDL) 2023.

De acordo com o IDL 2023, Cornélio Procópio se destaca por oferecer condições favoráveis às pessoas com mais de 60 anos, graças à política pública implantada pelo prefeito licenciado Amin Hannouche, que promove o suporte da prefeitura e o apoio aos mais diversos grupos da terceira idade. O selo +RESPEITO +VIDA +FELIZ é uma forma de incentivar e valorizar as iniciativas que contribuem para o bem-estar dos idosos.

A Prefeita em exercício Angélica Olchaneski comemorou a posição da cidade entre as 10 melhores do país e destacou as ações que tem realizado com leis e políticas públicas voltadas à área da saúde com o foco na prevenção. “Cuidar da saúde com responsabilidade garante uma vida mais saudável e ativa”, disse Angélica. Ela também ressaltou a importância da participação social dos idosos, que são protagonistas de diversas atividades culturais, esportivas e educacionais na cidade. “Queremos que Cornélio Procópio seja uma cidade cada vez mais acolhedora, inclusiva e feliz para todos”, disse Angélica.

OBJETIVO:

O selo +RESPEITO +VIDA +FELIZ será concedido anualmente pela prefeitura, após uma avaliação dos critérios estabelecidos pelo programa. As empresas, entidades e organizações que receberem o selo poderão utilizá-lo em suas divulgações e materiais, além de receberem um certificado de reconhecimento. O objetivo é estimular a adoção de boas práticas e a disseminação de uma cultura de respeito e valorização dos idosos. (Paulo Bueno – Comunicação)

3e8a94b4-efe8-4d42-bb3a-9023c32855a2.jpg

02fa6b9f-5d10-43ad-bd71-2ee42f7e9bee.jpg

0a9dc360-9efc-481e-9b92-7a37072aadb6.jpg

A obra de revitalização do lago São Luiz, uma das principais áreas de lazer e turismo de Cornélio Procópio, está com 60% de conclusão e deve ser entregue em 2024. O projeto, que conta com recursos de R$ 2 milhões do Governo do Estado, prevê intervenções em toda a orla do lago, com melhorias de urbanização, paisagismo, iluminação, acessibilidade e segurança.

A prefeita em exercício Angélica Olchaneski destaca que a obra vai valorizar o espaço público e oferecer mais conforto e qualidade de vida para a população de todas as idades. “O lago São Luiz é um patrimônio ambiental e cultural da nossa cidade, que merece ser cuidado e preservado. Com essa obra, vamos transformar o local em uma bela atração turística, que vai gerar renda e desenvolvimento para o município”, afirma.

Entre as novidades da obra estão a construção de um deck que vai ligar as duas margens do lago, permitindo que as pessoas possam transitar sobre a água; o plantio de espécies nativas e ornamentais; a construção de um estacionamento ao lado do CEU das Artes, que também está em fase de acabamento; e a ligação da Rua Aparecido Cassiano com a Rua do Lago, melhorando o fluxo de veículos.

A obra do lago São Luiz faz parte do Programa Estadual de Parques Urbanos, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e foi viabilizada pela gestão política do deputado Luiz Cláudio Romanelli. “Queremos incentivar a criação e a manutenção de espaços que proporcionem lazer, saúde e bem-estar para a população, além de preservar o meio ambiente e a biodiversidade”, diz.

A obra do lago São Luiz é uma das mais esperadas pela comunidade procopense, que há anos reivindica melhorias no local. A dona de casa Maria Aparecida da Silva, que mora próximo ao lago, diz que está ansiosa para ver o resultado final. “Agora, com essa obra, tenho certeza que vai ficar lindo e agradável, e vou poder trazer meus netos para brincar e se divertir”, conta.

 

 

 

 

 

bc1174a8-f604-4184-a99a-b0b0137e149c.jpg

A Prefeitura de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, renovou os serviços de apreensão de animais de médio e grande porte que circulam pela cidade. O objetivo é controlar os bois e cavalos que fogem dos pastos e oferecem riscos à população. Os animais de grande porte podem causar acidentes de trânsito e espalhar doenças se não tiverem os cuidados de saúde em dia.

De acordo com a com Prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, a contratação de um serviço especializado foi necessária para resolver esse problema. “Nós temos uma área rural muito grande e muitos animais que escapam das cercas e invadem as ruas. Isso gera uma situação de perigo para os motoristas e pedestres, além de prejudicar o bem-estar dos animais”, explicou o secretário.

O serviço de apreensão de animais funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os moradores que avistarem algum animal de médio ou grande porte solto pela cidade devem ligar para o número 43-9 99613 1144 e informar a localização. Uma equipe será enviada ao local para recolher o animal e levá-lo para um local adequado, onde receberá água, comida e assistência veterinária.

Os proprietários dos animais apreendidos serão notificados pela prefeitura e terão que pagar uma taxa para retirá-los. Além disso, eles poderão ser multados por deixar os animais soltos em vias públicas, de acordo com o Código de Posturas do Município. A prefeitura também orienta os donos de animais a manterem as cercas e os portões em bom estado de conservação, para evitar fugas e garantir a segurança de todos.

0366c3ae-9c21-439f-b674-baa8fe0eadce.jpg

cf3cf747-7f4e-4ffb-8ea7-fdc02ae8b526.jpg

8b63a41a-b38a-41fb-8893-f983417e3c39.jpg

167e09f7-f9e3-4cc5-b02a-53bdfc2c3ec9.jpg

2d3eab0f-e258-469b-b5c9-b5501278c76c.jpg

Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, aconteceu a formatura dos alunos do curso de Soldagem do Projeto Carretas do Conhecimento 2023, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) do Governo do Estado do Paraná. O evento foi realizado na Agência do Trabalhador de Cornélio Procópio e contou com a presença de autoridades e representantes da imprensa.

O Projeto Carretas do Conhecimento 2023 tem como objetivo oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, utilizando unidades móveis equipadas com laboratórios e salas de aula. O curso de Soldagem capacitou os alunos para atuarem no mercado de trabalho como soldadores.

Os formandos receberam o termo de conclusão de curso e a habilitação para a busca de trabalho na área de soldagem, que é uma das mais requisitadas pelas indústrias da região. Além disso, eles também receberam orientações sobre empreendedorismo, elaboração de currículo e entrevista de emprego.

O Projeto Carretas do Conhecimento 2023 é uma das principais ações do Governo do Estado para promover a qualificação profissional e a geração de emprego e renda para os paranaenses. O curso de Soldagem é um exemplo disso, pois é uma profissão que exige qualificação e que tem uma grande demanda por profissionais capacitados.

A prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, agradeceu a parceria com a SETR e elogiou o projeto. “É uma iniciativa muito importante para o nosso município, pois contribui para a formação de mão de obra qualificada e para a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho. Agradecemos ao Governo do Estado e à SETR por trazerem esse projeto para Cornélio Procópio e esperamos que ele continue beneficiando a nossa população”, declarou.

Os alunos formados no curso de Soldagem expressaram a satisfação em participar do projeto e a expectativa de conseguir um emprego na área. O Projeto Carretas do Conhecimento 2023 já formou mais de 5 mil alunos em todo o estado, em cursos como Mecânica Automotiva, Eletricista Predial, Informática Básica, Panificação, Confeitaria, Corte e Costura, entre outros. (Paulo Bueno/Comunicação)