e0c8fdae-339f-4f01-b547-e4692008b48a.jpg

Martin Luther King encantou o mundo com seu discurso, onde várias vezes repetiu “Eu tenho um sonho” e foi exatamente essa frase, dita por um aluno, que inspirou o projeto “Sonhos mudam o mundo”. Com objetivo de educar para cidadania, oportunizando aprendizagem significativa, a

socialização e a realização de ações para transformar a vida e o meio onde as crianças estão inseridas, o projeto promoveu várias estratégias que possibilitaram o debate, a reflexão, um olhar cuidadoso para o próximo e para a natureza, o incentivo à leitura e escrita e desenvolvimento da cidadania.

Impulsionados pelo sonho de um aluno em “tomar café” em uma padaria, realizamos várias outras ações, que nos levaram ao gabinete da prefeita para reivindicar e ganhar um parquinho para nossa escola, conhecer uma fazenda e uma indústria de café para perceberem e valorizarem a importância da relação campo/cidade, a arrecadação de fundos para trocar as cortinas da nossa escola, a confecção de sacolas ecológicas, sensibilizando sobre o cuidado com o meio ambiente. Além disso, o projeto também possibilitou arrecadação de alimentos para partilhar com o abrigo de idosos da cidade e trouxe para escola uma celebridade do Bake Off Brasil (2022) que presenteou a turma com um maravilhoso bolo em formato de grão de café.

Fizemos ainda um piquenique, poemas, paródias, releituras de obras e um resgate histórico sobre a importância dos negros na formação de nosso país. Educar para cidadania é bem mais que falar e ensinar sobre problemas políticos de um país, mas incentivar a criança a refletir sobre suas próprias atitudes, a respeitar o outro e a natureza, ajudar e valorizar a comunidade a qual pertence, enfim, formar pessoas que conheçam o funcionamento da sociedade e os valores de cada espaço da mesma, buscando sempre formas de melhorá-la. Sim, sonhos mudam o mundo! (Andréia Godoy)

6e3fd1df-2cdd-446d-902a-0ef6b5d93c5a.jpg

A aluna Heloisa Ribeiro Cavalcanti, do 2º ano da Escola Municipal “Deputado Nilson Baptista Ribas”, conquistou um prêmio no Projeto Agrinho, com sua redação sobre como as crianças podem cuidar do mundo.

O texto, orientado pela professora Vanessa Ferreira Neves, foi escolhido entre milhares de participantes de todo o estado. Heloisa mostrou sua visão infantil e criativa de como um grupo de crianças pode transformar o meio ambiente com atitudes positivas, como plantar árvores, reciclar lixo e economizar água.

A redação, intitulada “As crianças cuidando do mundo”, foi elogiada pelos jurados do projeto, que tem como objetivo estimular a educação ambiental nas escolas. A aluna e a professora receberam um certificado e um tablet como prêmio.

A escola também foi premiada com um kit pedagógico. Parabéns à Heloisa e à professora Vanessa pelo excelente trabalho e pela dedicação que levaram a essa conquista. Essa é uma prova de que a educação é o caminho para um mundo melhor.

2c7f87f8-100c-4764-b8a6-ef5c603b0e8c.jpg

Você já ouviu falar do Programa Agrinho? É uma iniciativa do SENAR-PR que visa promover a educação para o desenvolvimento sustentável nas escolas rurais e urbanas do Paraná. Todos os anos, o programa realiza um concurso de redação para estimular os alunos a refletirem sobre temas relevantes para a sociedade e o meio ambiente.

Este ano, o tema foi "AÇÕES QUE TRANSFORMAM O MUNDO" e a nossa escola teve uma grande vitória! A aluna Maria Fernanda Dalla Costa Domingues, do terceiro ano, foi a primeira colocada na categoria com a sua redação inspiradora sobre a importância da educação inclusiva. Ela contou como a sua professora Elaine Cristina Costa Claro a ajudou a superar as dificuldades de aprendizagem e a se sentir acolhida na escola.

A Maria Fernanda e a professora Elaine receberam os prêmios em uma cerimônia realizada no dia 31 de outubro, em Curitiba, com a presença de autoridades, educadores e representantes do SENAR-PR. Foi um momento de muita emoção e orgulho para toda a comunidade escolar!

Nós, da Escola Acyr Ivo Carazzai, estamos em festa e queremos parabenizar as nossas campeãs pelo excelente trabalho e pelo reconhecimento merecido. Vocês são um exemplo de dedicação, talento e superação!

Também queremos agradecer ao Programa Agrinho pela oportunidade de participar desse projeto tão importante para a educação do nosso estado. Esperamos continuar contribuindo com as nossas ações para transformar o mundo em um lugar melhor para todos!

Se você quiser saber mais sobre o Programa Agrinho e ler as redações vencedoras, visite o site: https://www.agrinho.com.br/

08b13ce2-ebb7-4a66-b1fb-a37a7004bf72.jpg

Nos próximos 30 dias, a cidade de Cornélio Procópio terá uma nova gestora. A vice-prefeita Angélica Olchaneski assume o cargo de Prefeita após o prefeito Amin se afastar para uma licença de saúde.

Angélica, que até então ocupava o cargo de vice-prefeita, tomou posse e passa a ser a chefe do executivo municipal. Ela estará à frente da gestão da cidade durante o período de recuperação do prefeito Amin.

Desejamos melhoras ao Prefeito Amin e que sua recuperação seja breve. Enquanto isso, a cidade está em boas mãos com a Prefeita Angélica Olchaneski.