WhatsApp_Image_2023-01-31_at_08.47.40.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-31_at_08.47.41_2.jpeg

 

Prefeitura inicia curso de Capacitação para equipes pedagógicas das redes de ensino

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (30), o curso de capacitação para as equipes pedagógicas das redes de ensino municipais contando com a presença da professora Palmira Tolotti, Doutora Honoris Causa em Educação e diretora de captação de recursos da AUNIPi (American Association of UM Peacekeeping Forces International Brazil).

"Nossa colaborativa Palmira Tolotti discute sobre a capacitação profissional, na qual ressalta que profissionais bem capacitados se sentem motivados em sua rotina, pois observam uma maior valorização no seu trabalho, além de se sentirem preparados para os desafios. O evento de capacitação é primordial para o aprimoramento da gestão das escolas, CMEIS e equipe pedagógica”, afirma a secretária de educação, Elaine Firmino.

O curso promove formação com certificação nos seguintes temas: Formação Continuada dos professores - ideal e realidade, o coordenador e o professor; o pensar pela escola, gestor dos sonhos; como possibilitar promover a escola que queremos, comunidade escolar x conselho escolar; articulação de resultados.

A palestra contou com a presença da Secretária de Educação, Elaine Firmino, diretores, supervisores, coordenadores e equipe pedagógica das escolas e CMEIS

(Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2023-01-26_at_15.48.57.jpeg

Prefeito Amin questiona números apresentados pelo IBGE no censo 2022

 

Foram detectados 16.919 domicílios em 2022 e um total de 45.043 moradores na cidade de Cornélio Procópio

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através de seu coordenador local, Emerson Sotero, realizou uma reunião na quinta-feira (26) para a presentar os números do censo 2022. Com um número abaixo do esperado, os dados apresentados foram questionados pelo Prefeito Amin Hannouche. “Os números apresentados pelo censo 2022 significam um retrocesso para os municípios. Não só como prefeito de Cornélio Procópio formalizarei um questionamento quanto a estes dados, mas também como presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná)”, disse Hannouche. Ainda alertou que o Instituto não considerou situações extremamente importantes como residentes flutuantes, ou seja, estudantes que vêm residir no município ou prestadores de serviço informal.

Nos dados levantados pelo IBGE o número de residentes e residências caíram, consideravelmente, no município. Além de Cornélio, Congonhas também teve queda registrada. Foram detectados 16.919 domicílios em 2022 e um total de 45.043 moradores na cidade de Cornélio Procópio. De acordo com Sotero, estes dados não são definitivos e deverão sofrer alterações até o fechamento estatístico. Participaram da reunião a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, presidente da Associação Comercial de Cornélio Procópio, Eduardo Quero, Capitão Bebertete da Polícia Militar, vereadores Rafael Hannouche, Carlos Bonfim, Anderson Araújo, Sebastião Angelino Ramos e Saulo Mendes além de membros da comunidade, Prefeitura, imprensa e sociedade em geral. (Comunicação / Prefeitura)

WhatsApp_Image_2023-01-25_at_10.09.20.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-19_at_19.02.46_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-19_at_19.02.45.jpeg

WhatsApp_Image_2023-01-19_at_19.02.43.jpeg

 

Aeroporto de Cornélio Procópio passa por remodelagem e ganha balizamento noturno

 

O Aeroporto Francisco Lacerda Júnior, de Cornélio Procópio passou recentemente por uma ampla remodelagem em sua estrutura. A pista de pouso e decolagem, que tem 1.410 metros, passou por um recape asfáltico completo, além de melhorias no pátio, na área de taxiway (local de manobra das aeronaves) e em toda a sinalização. Mais o destaque ficou pela instalação de modernas sinalizações que permitem o balizamento noturno, ou seja, o aeroporto poderá operar para pousos e decolagens também no período noturno. “Isso é possível através da instalação do PAPI, moderno instrumento de iluminação que indica com precisão a aproximação da aeronave; são equipamentos essenciais para uma boa navegação aérea”, explicou o responsável pelo aeroporto e piloto, Dado Miyamoto. Toda esta estrutura é fruto do trabalho desenvolvido pelo prefeito Amin Hannouche que, através do deputado federal, Sandro Alex e estadual, Luiz Cláudio Romanelli, conseguiu recursos do governo estadual, na ordem de R$ 4,5 milhões, para realizar esta remodelação. “Nosso aeroporto está ficando moderno com a reforma, inclusive, as operações de balizamento e iluminação passarão a ser acionadas pelo próprio comandante da aeronave, através da frequência de rádio. Uma praticidade moderna ainda utilizada por poucos aeroportos no Brasil”, finalizou Hannouche.  (Comunicação / Prefeitura)

WhatsApp_Image_2023-01-26_at_08.27.59.jpeg

 

Papa nomeia Procopense como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Brasília

 

Na manhã desta quarta-feira (25), a Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que o Papa Francisco nomeou mais um Bispo Auxiliar para cooperar com a missão do Cardeal Paulo Cezar Costa na Arquidiocese de Brasília. Trata-se do Monsenhor Denilson Geraldo, da SAC (Sociedade do Apostolado Católico), também conhecida como Padre Palotino. Monsenhor Denilson Geraldo nasceu 31/05/1969 em Cornélio Procópio e é o primeiro Monsenhor nascido em Cornélio a ser nomeado Bispo. Dom Denilson foi ordenado presbítero em 1997 e é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense e, atualmente, professor em diversas universidades no país, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. (Comunicação / Prefeitura – Arquidiocese de Brasília)