WhatsApp_Image_2022-08-10_at_09.59.20.jpeg

A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio segue realizando a aplicação da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idades acima de 40 anos. A medida atende Nota Técnica nº 176/2022 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), repassada ao município pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa). A nota orienta a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço (R2) para essa classe de idades. Com base nessa recomendação, a Secretaria Municipal de Saúde continua atendendo àquela faixa etária desde 11 de julho passado, como recomenda a NT, não só para atendimento a essa faixa, como também, às pessoas imunossuprimidas.

“Como vem agindo desde o início da pandemia, o município segue com muito empenho e responsabilidade os protocolos, as orientações e determinações da SESA. Assim, qualquer nova alteração, realizaremos com maior prazer e determinação pensando sempre no melhor para nossa população”, reagiu Angélica Olchaneski, secretária municipal de saúde. A Nota Técnica citada é a última recomendação do Ministério da Saúde encaminhada ao Estado e repassada ao município e autoriza a aplicação para esse grupo etário. Para aplicação em outras faixas etárias, o município aguarda por novas determinações. (Comunicação/Prefeitura)

Angélica: “Município segue orientações do MS e SESA”

foto_tg.jpeg

Cornélio Procópio prepara um grande desfile no 7 de Setembro

 

Depois do grande sucesso registrado na Prova Pedestre 15 de fevereiro, a mobilização agora na prefeitura de Cornélio Procópio está concentrada no desfile cívico de 7 de setembro. O prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski querem uma grande comemoração este ano e até já montaram uma comissão especial, sob coordenação da secretária municipal de Educação, Elaine Firmino para trabalhar na organização.

Como se sabe, Cornélio Procópio, a exemplo da maioria dos municípios brasileiros, está há dois anos sem esse tradicional desfile cívico em razão da pandemia provocada pela Covid 19. Uma festa cívica que este ano comemora exatamente 200 anos desde aquele grito histórico de Dom Pedro I. Marco que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, com o grito histórico de Independência ou morte.

Coordenada pela professora Elaine, essa comissão é formada por vários setores do serviço público municipal. E como em anos anteriores quando houve o desfile, a mobilização maior fica mesmo por conta da Secretaria de Educação, pelo envolvimento direto das escolas municipais. Outros estabelecimentos de ensino particulares e entidades já estão confirmando sua participação neste tradicional ato comemorativo. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Tiro de Guerra (imagem ilustrativa)

formação_militar_1.jpeg

formação_militar_2.jpeg

formação_militar_3.jpeg

formação_militar_4.jpeg

formação_militar_5.jpeg

formação_militar_6.jpeg

Cornélio sedia nova escola de

formação de soldados militares

 

Aula inaugural aconteceu na manhã de sexta-feira

e nova turma tem 55 integrantes

 

     A manhã de sexta (05) foi marcada pela primeira aula da turma de 55 integrantes que fazem parte do Curso de Formação de Praças (CFP) pelo 18º Batalhão de Policia Militar (BPM). Cornélio Procópio foi a cidade escolhida para sediar a escola que formará novos soldados da Polícia Militar do Paraná. A aula inaugural aconteceu no campus da Universidade Norte do Paraná (Uenp).

     Coordenada pelo Capitão Jefferson Chamorro Berbert, foi prestigiada pelo Prefeito Amin José Hannouche e pelo Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli. “Trabalhamos constantemente pelo aumento do efetivo da Polícia Militar. Sabemos da demanda de trabalho na segurança pública e sempre me orgulho de estar presente nas aulas que são iniciadas por novas turmas”, disse Romanelli.

     O prefeito Amin Hannouche não hesitou em declarar a sua vontade de que estes soldados, depois de formados, atuem no 18° BPM. “O trabalho realizado pelo nosso batalhão é exemplo para muitos outros no Paraná. Sabemos da competência da equipe que aqui atua e, por esse motivo, sempre reforçamos a necessidade de termos bons soldados aqui para que não haja desfalque no efetivo”, enfatizou.

     O curso de formação militar terá a duração de 10 meses e formará 55 novos soldados para os batalhões do Estado do Paraná. Será turma mista e com futuros soldados locais e de toda a região. A aula foi presidida pelo comandante do BPM, Tenente-Coronel Jeferson Busnelo. Também participaram, Aspirante Cubas, Major Dantas, Capitão Berleze, Lincoln, representando o Depen, Assad Amin, Presidente do Conseg. (Comunicação/Prefeitura)

palestra_autismo_1.jpeg
palestra_autismo_2.jpeg
palestra_autismo_3.jpeg
Cornélio Procópio realiza nova palestra

de conscientização sobre autismo

Promovido pela Amunop, encontro manteve o foco no

atendimento e inclusão

 

     A Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, promoveram nesta quarta-feira (03 novo ciclo de palestra sobre Autismo. Foi mais uma rodada de palestras do 1º Encontro Regional – Autismo, Conhecer para incluir, que teve a primeira etapa realizada no dia 20 de maio deste ano.

     Conduzido pelo psicólogo José Raimundo Facion, foi realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu   profissionais das educação e saúde de municípios da região. Devido à grande procura de pessoas interessadas no tema, a associação, de comum acordo com o município, optou por mais uma edição para atender aos que não participaram da primeira etapa.

     “Como esse público não participou do anterior devido à falta de espaço, vamos repetir a palestra acrescentando alguns assuntos que nos foram solicitados. São temas que vamos abordar, tanto no reconhecimento e diagnóstico diferencial do autismo; as diferenças que existem em seu mundo e inclusão”, adiantou Facion. No período da manhã, os temas foram relacionados autismo comum e com retardo mental. À tarde os temas foram voltados à inclusão.

     Como no primeiro encontro, manteve o foco no atendimento e inclusão. “Uma reunião de trabalho em que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Quanto mais temos chances de capacitar e conhecer o tema com mais profundidade, vamos conseguir também ser úteis tanto para a criança como para a família”, disse a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski. Antes dela, a secretária municipal de Educação, Elaine Firmino, deu as boas-vindas aos participantes. (Comunicação/Prefeitura)