WhatsApp Image 2022 06 01 at 15.12.04 1

Prefeitura retoma cobrança de

taxas municipais prorrogadas

em função da pandemia

     A Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio do Departamento de Receita e Rendas, está retomando a cobrança de algumas taxas municipais que tiveram seus vencimentos prorrogados em função da pandemia provocada pela Covid-19. São as taxas de Verificação e Funcionamento Regular (TVFR) e ISS dos profissionais liberais.

     Sensibilizado com a situação econômica de comerciantes e da população face à crise causada no momento crítico da doença, o prefeito Amin Hannouche decidiu prorrogar, como aconteceu no ano passado, os prazos de vencimentos daquelas taxas. A medida havia sido tomada através de Decreto Municipal e, agora, o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado.

     Com a retomada da cobrança, a TVRF pode ser paga em duas parcelas, uma em 20 de junho e a segunda, em 20 de julho. Já para o Imposto Sobre Serviços Profissionais Liberais o pagamento pode ser pago em até 180 dias com o pagamento fixado em três parcelas. A primeira, com vencimento em 20 de junho e as restantes, 20 de julho e 20 de agosto. A não quitação incorre em multa prevista em lei.

(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Informações, na Fiscalização. Rua Paraíba esquina com Mato Grosso

WhatsApp_Image_2022-05-27_at_14.52.22.jpeg

Coopermota anuncia para setembro o início

das atividades fabris no Frigorífico do Peixe

 

Parque fabril na Água Limpa recebe os últimos retoques

para iniciar as  operações

 

     A Cooperativa de Cândido Mota (SP) - Coopermota – anunciou para o mês de setembro deste ano o início das atividades industriais do Frigorífico do Peixe em Cornélio Procópio. Construída pelo município no Bairro de Água Limpa em 2005, ainda durante a primeira  gestão do prefeito Amin Hannouche, a unidade foi cedida à exploração pela cooperativa paulista  que assumiu o empreendimento em setembro de 2021, através de processo licitatório.

     A informação foi prestada por Sandro Amadeu e Edson Fadel (Branco), respectivamente, superintendente comercial e diretor-presidente da cooperativa, durante reunião na prefeitura na manhã desta sexta-feira (27). Além do prefeito Amin Hannouche, que coordenou o encontro, participaram Jair Soares, coordenador da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Paraná, e o deputado Luís Claudio Romanelli, entre outros.

     De acordo com seus diretores, a partir de setembro, a cooperativa já deverá iniciar sua linha de produção com o abate, sendo que grande quantidade de peixes já se encontra alojada em tanques do frigorífico, localizado no bairro de Água Limpa. “Já temos toda a cadeia preparada para esse abatimento e precisamos fazê-lo e coloca-lo no mercado a partir do frigorífico aqui do município”, anunciou Amadeu.

     Informou que atualmente a cooperativa já mantém o produto no mercado com a marca Candu que é comercializada nas próprias lojas da cooperativa. Nesse início de atividade o frigorífico vai contemplar também a verticalização na parceria com produtores através do sistema de parceria. A partir disso, o produto estando pronto, vem para a unidade onde é feito o abatimento, remunera o produtor participante da cadeia e comercializa o produto.

Estrutura pronta

     Após o encontro na prefeitura, os participantes realizaram visita técnica à indústria que recebe os últimos retoques para iniciar linha de produção. “Já temos aqui mais de 30 pessoas trabalhando no frigorífico para ampliar a sua capacidade produtiva e estamos saindo daqui maravilhados com as ampliações e melhorias executadas no local. É o progresso chegando com essa grande expectativa de início de atividades da indústria já nos próximos meses”, declarou o prefeito Amin que participou da visita, acompanhado pelo deputado Romanelli, diretores da empresa e outras pessoas da comunidade.

     “Nos próximos dias, vamos ter aqui essa cadeia produtiva da piscicultura funcionando da forma com que sempre idealizamos. São obras importantes que estão sendo feitas para que essa indústria se materialize como realidade, através do forte apoio do município e dos governos federal e estadual”, disse Romanelli que acompanhou a visita à indústria. Também participaram os vereadores Cristiano Leite Ribeiro e Émerson Cardoso e Tânia Mara Lima, do Ministério da Agricultura. (Comunicação/Prefeitura)

   

  

 vacina_colégio_m_1.jpeg

Em Cornélio Procópio, aumento dos casos

de Covid-19 pode levar a administração a adotar

novas medidas de prevenção nas escolas

 

Volta do uso obrigatório da máscara na rede pública

pode ser uma das providências em face do número de

crianças contaminadas

 

     Cornélio Procópio pode voltar a obrigar o uso de máscaras nas escolas municipais e demais serviços de educação no município. A possibilidade sobre a nova medida foi manifestada pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, diante do aumento de pessoas da comunidade contaminadas pela Covid-19, notadamente crianças que não tomaram a vacina.

     Nesta quarta-feira, face ao aumento dos internamentos provocados pela doença, uma deles, inclusive, em UTI, a gestora manifestou a preocupação do Poder Público Municipal diante da situação atual. “Temos observado que a demanda tem aumentado muito na Unidade Respiratória (UAR) e também que muitas das pessoas positivadas são crianças, o que aumenta nossa preocupação”, afirmou.

    Disse que a situação é preocupante porque, embora o índice de vacinação no município seja satisfatório, muitas das crianças ainda não receberam o imunizante, segundo ela, por insegurança dos próprios pais. “São crianças que estão suscetíveis e abertas a contrair a doença. Algumas delas têm positivado, havendo escolas em que tivemos aproximadamente 20 crianças acometidas pela doença ao mesmo tempo”, explicou.

     Em sua opinião, o uso da máscara deveria ser mantido em todas as áreas de ensino, sejam públicas ou privadas. “Se analisarmos a situação, veremos que as crianças permaneceram muito tempo fechadas nos ambientes sem ir para as escolas. Assim, devido ao excesso de proteção e agora, de uma hora pra outra, todo mundo fica descoberto, com o seu sistema imunológico enfraquecido fica mais suscetível inclusive a outras doenças como temos visto agora”, exemplificou.

     Informou que a Secretaria Municipal de Saúde já está estudando a elaboração de um documento para avaliação do prefeito Amin Hannouche para adoção de novas restrições nos ambientes escolares. Em vez, de facultado, como vem ocorrendo em alguns setores, a volta do uso obrigatório de máscaras, entre as medidas que podem ser reeditadas.

     “Temos notado que muitos municípios da região que têm pessoas que frequentam escolas aqui, ainda mantêm números expressivos de Covid com muitos desses alunos frequentando nossas universidades. Assim, temos que fazer uma releitura dessa situação na tentativa de evitar uma propagação ainda maior da doença”, concluiu a secretária. (Comunicação/Prefeitura)

Angélica: Possibilidade de novas medidas contra a Covid-19

     

convite_gatinho.jpeg

Prefeito Amin Hannouche marcou para o dia 27

inauguração das reformas no Ginásio Gatinho

 

Com investimentos de mais de R$ 600 mil, melhorias.

transformam o espaço em referência no município

 

     O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, marcou para sexta-feira próxima, dia 27, a entrega da ampla reforma que o município promoveu no Ginásio de Esportes João Batista Paiva Gatti, conhecido na comunidade como “Gatinho”. Localizado na Rua Bento Ferraz de Campos S/N, Jardim Bela Vista (zona leste da cidade), o espaço recebeu uma das maiores reformas promovidas pela atual administração municipal, com investimentos de mais R$ 600 mil, liberados graças à participação direta do Deputado Toninho Wandscheer.

     “É mais uma obra que tem a sua marca através da intermediação para a liberação dos recursos. Com isso conseguimos promover essa ampla reforma em todos os setores internos e externos e finalmente reintegrá-lo às atividades de nosso esporte. Trata-se da maior reforma entre as que vimos executando nas praças desportivas do município. Com a entrega, ficará à disposição da nossa comunidade não só para práticas desse segmento, como também, para outras atividades sociais”, manifestou o prefeito Amin.

     As intervenções foram feitas interna e externamente e atingiram praticamente a totalidade da estrutura do ginásio. A cobertura recebeu telhas metálicas nos anexos da frente e do fundo; substituição de rufos,  calhas e fixadores;  fechamento metálico no fundo do palco e substituição do piso por material injetado em polipropileno com manta de amortecimento, o transformando em piso oficial.

    Outras melhorias foram executadas nos vestiários, banheiros públicos e alojamentos, adaptação de banheiros e acessibilidade para pessoas de necessidades especiais; calçamento externo; substituição da iluminação por refletores em LED; revisão hidráulica; instalação de chuveiros; instalação de corrimãos e parapeitos e pintura geral, entre outras melhorias. A solenidade de entrega será a partir das 19 horas, com a presença do deputado Romanelli, entre outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)