foto_furtos.jpeg

FOTO_furtos.jpeg

Depredação e furtos contra o patrimônio

público continuam em Cornélio Procópio

 

     As ocorrências de crimes contra o patrimônio público têm se tornado frequentes em Cornélio Procópio. Depredações seguidas de furtos vêm sendo registradas em monumentos, rede de iluminação pública, arrombamentos em ginásios de esportes e, agora, até cabo de proteção contra incêndio estão levando.

     A constatação partiu do subprefeito de Congonhas e responsável pelo programa de implantação de iluminação com LED no município, Luiz Aleixo, ao ser comunicado sobre a violação de um dispositivo instalado no Centro de Eventos, área central da cidade. O silvícola Neves, que utiliza um espaço próximo para expor seus artesanatos para venda, foi quem denunciou.

     “Quando levantamos pela manhã, a mulher (esposa) foi buscar água e vimos uma fumaça que saía do local próximo à caixa de energia e procurei a prefeitura”, relatou o kaingang integrante da Aldeia Apucaraninha, de Tamarana (PR). Em companhia de outros indígenas da aldeia, se fixou nesse ponto para venda de produtos da sua tribo.

     Segundo Aleixo, no local, situado nos fundos do Centro de Eventos, há uma bomba de incêndio. Para praticar o furto, a pessoa arrancou o cabo e, com a umidade do solo, acabou fechando um curto circuito o que provocou a fumaça citada pelo índio. “Acabamos tendo que desligar a parte elétrica e é mais um material que temos que repor em consequência de furtos”, Lamentou Luiz Aleixo.

     Os furtos contra o patrimônio público têm ocorrido com frequência no município. As praças de esportes do Jardim Bandeirantes e da Vila América são os exemplos mais recentes dessa prática. Nesses locais, além do furto de materiais de iluminação recentemente instalados pela prefeitura, danificaram portas e telhados, entre outros atos de vandalismo. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Aleixo: mais um material que o município tem que repor

 

 

foto_lagoo.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio vai abrir

licitação para revitalização do Lago São Luiz

 

Investimentos virão do Governo do Estado e somam R$ 2,5 milhões

     A Prefeitura de Cornélio Procópio anunciou para os próximos dias a abertura do processo licitatório no sentido de contratar a empresa que vai atuar na revitalização do Vale do Lago São Luiz (área central da cidade).

     A informação partiu do prefeito Amin Hannouche após receber o sinal verde da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) que vai liberar recursos de R$ 2,5 milhões para o trabalho. A tramitação contou com a participação direta do deputado Luís Cláudio Romanelli (PSD).

EDUCAÇÃO INTEGRAL

   Com as melhorias projetadas para o local, a Administração Pública pretende unir em um só espaço preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades. O objetivo é valorizar esse espaço público na zona urbana do município, tornando-o mais atrativo e agradável para a convivência dos procopenses.

     “O parque ocupa uma área de mais de 26 mil metros quadrados, quase 4 mil de área construída. Vai transformar o Lago São Luiz em um local para atividades para educação e integração ambiental, recreação e contato com a natureza, academias ao ar livre, entre outras benfeitorias. E mais uma vez, contamos com o auxílio do deputado Romanelli”, disse Amin Hannouche.

     O processo de revitalização prevê a colocação de novos elementos para atender todas as idades. Além das melhorias anunciadas pra o local , será implantado o projeto “Poliniza Paraná”, que prevê a construção de um jardim para criação de mel por abelhas sem ferrão.

     “Vamos incentivar a implantação de colmeias como ferramenta de educação ambiental, mostrando a importância e os benefícios que os insetos promovem para o ecossistema. Com isso, queremos reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, já que muitos deles se encontram ameaçados de extinção”, anunciou Romanelli. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: O Lago São Luiz é um dos mais belos recantos do centro da cidade

foto_chuva.jpeg

Em Cornélio Procópio, Chuvas da semana passada ainda geram

transtornos em bairro da cidade

 

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semagri) de Cornélio Procópio seguem orientando os trabalhos que a prefeitura vem executando em áreas prejudicadas pelas fortes chuvas que caíram na semana passada no município. Ainda é possível encontrar locais onde as águas provocaram a abertura de enormes buracos nos terrenos.

Um dos locais mais prejudicados pelo volume de águas foi o bairro Vale do Sol (zona oeste da cidade), onde um enorme buraco foi aberto pelas enxurradas ao lado da rua expondo o perigo. Materiais depositados nas ruas de forma irregular que acabam provocando situações de alagamento devido ao entupimento de bueiros, com as águas invadindo áreas mais baixas, com aconteceu nesse bairro.

“Estamos atravessando um momento de chuvas intensas e, infelizmente, algumas irregularidades por parte da população acabam afetando outros moradores.”, atribui Alexandre Simão, secretário da pasta. Apontou como exemplo entulhos e materiais de construção que deveriam estar em caçambas são deixados na rua o que contribui para o escoamento normal das enxurradas.

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) também já estiveram na área afetada e no decorrer desta semana já deverá iniciar os trabalhos nos locais mais prejudicados, como já vem fazendo em outros pontos da cidade. "Por determinação do prefeito Amin Hannouche, cada setor está envolvido no trabalho para atenuar a situação o mais rápido possível”, Concluiu Simão.

Foto: O Vale do Sol foi uma das áreas afetadas pela força das águas

foto_dengue.jpeg

Dengue

 

Cornélio Procópio intensifica ações em alerta

pelo aumento nos casos da doença

 

Já são 56 os casos confirmados em 2022. Vigilância se mobiliza para evitar proliferação do mosquito

O aumento expressivo no número de casos de dengue em Cornélio Procópio coloca o município em alerta. Os casos confirmados com a doença no município já somam 56. Ações de sanitização e visitas dos agentes de endemias ligados à Secretaria Municipal de Saúde têm se intensificado nos últimos dias para tentar frear a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus.

E os dados mostram que é preciso, de fato, tomar cuidados, principalmente após as fortes chuvas que ocorreram recentemente, como explica o diretor de Vigilância Sanitária, Elizeo Rocha. “Muito lixo que estava depositado de forma irregular acabou sendo levado para terrenos baldios favorecendo o desenvolvimento do mosquito”, disse Rocha à jornalista Daniani Souza.

O alerta, segundo ele, é para que população siga tomando os cuidados necessários, principalmente com relação à limpeza de seus quintais e o descarte de lixo de forma correta. “Em muitos casos o lixo é depositado em dias que não há coleta, ficando, muitas vezes, vários dias na frente da sua casa. Com a chuva, esse lixo acaba sendo levado para terrenos baldios, se transformando em criadouros do mosquito, entupindo bueiros e causando outros problemas”, explicou o agente.

A dengue tem se caracterizado por sintomas comuns como febre acima de 38,5º; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar, náuseas e vômitos; moleza no corpo; cansaço extremo e falta de apetite. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar um médico ou buscar atendimento através das unidades básicas de saúde (UBS). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rocha orienta sobre o descarte correto do lixo doméstico